Características da faturação eletrónica na Arábia Saudita

A implementação do sistema de faturação eletrónica começou a 4 de dezembro e a Autoridade do Zakat, Impostos e Alfândegas (ZATCA) declarou que o implementará em duas fases.

 

Fase 1. Tem início a 4 de dezembro de 2021: Durante este período, o contribuinte só é obrigado a gerar faturas eletrónicas com um sistema compatível que permita a inclusão dos campos obrigatórios na fatura eletrónica, armazená-los e gerar uma cópia eletrónica para o cliente. Nesta fase, já não serão aceites as faturas manuais.

 

Fase 2. Fase de integração: Esta fase será realizada gradualmente. A ZATCA informará com, pelo menos, seis meses de antecedência a data de integração. 

Armazenamento

Armazenamento

As faturas devem ser arquivadas eletronicamente juntamente com os seus dados associados durante 6 anos.  

Formato da fatura

Formato da fatura

Fase 1: Só poderão ser emitidas faturas eletrónicas, mas não há um formato específico.
Fase 2: UBL- XML ou PDF com XML incorporado

Controlo fiscal

Control fiscal

Fase 1: Não há nenhum tipo de controlo fiscal. 
Fase 2: Para que as faturas sejam válidas, devem incluir um código único denominado Universally Unique Identifier (UUID) gerado e assinado pelo portal da ZATCA. 

Formato de impressão

Formato de impressão

Fase 1: As faturas eletrónicas B2C têm de incluir código QR, e voluntário para as faturas B2B2G. 
Fase 2: As faturas eletrónicas B2B2G impressas devem incluir o código QR, que o utilizador final pode utilizar para verificar a autenticidade das faturas.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Tax and Custom Authority – ZATCA

Assinatura digital

Assinatura digital

Fase 1: Não é obrigatória
Fase 2: Só é obrigatória no âmbito B2C. 

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