Faturação eletrónica

Portugal define o modelo obrigatório da fatura eletrónica B2G

fatura eletronica portugal

Já se conhecem os requisitos técnicos e características do modelo da fatura eletrónica que deverá ser implementado no setor público português, tendo como ínicio de obrigatoriedade a 18 de Abril de 2020.

Os requisitos técnicos foram dados a conhecer pelo eSPAP (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública), nomeado como orgão responsável pela implementação dos processos de faturação eletrónica, através da Portaria n.º 289/2019, de 5 de Setembro, publicada pelos Ministros das Finanças e das Insfraestruturas e Habitação.

Conforme as directrizes impostas por la Diretiva Europeia 2014/55/UE sobre a utilização da fatura eletrónica no âmbito B2G, o eSPAP definiu principalmente os seguintes requisitos:

  • Formato
    • UBL 2.1. “CIUS-PT”
    • CEFACT “CIUS-PT” (en proceso) 
  • Conexão
    •  AS2
    •  Web Services

As entidades públicas terão a possibilidade de optar pela contratação da plataforma de faturação eletrónica que melhor se adapte às suas necessidades, exceto todas as Entidades Públicas com gestão direta do Governo e Institutos Públicos que têm como obrigatoriedade a utilização da plataforma desenvolvida pelo eSPAP. 

A obrigatoriedade da adoção da fatura em formato eletrónico em Portugal foi determinado pelo Decreto Lei nº 111-B/2017, que presupõe à transposição da Directiva 2014/55/UE sobre a adoção da faturação electrónica na contratação pública, exigindo para todos os estados estados-membros.
Posto isto, a 28 de Dezembro de 2018 com a publicação do Decreto Lei nº 123/2018, que altera o Decreto Lei nº 111-B/2017, foi definido o modelo de Governação adotado em Portugal e definidas as datas de cumprimentos desta nova legislação. 

Plataforma de EDICOM para faturação electrónica em Portugal

A plataforma de faturação eletrónica da EDICOM já está preparada para facilitar a emissão e receção de faturas em formato eletrónico, de acordo com os standard’s estabelecidos pelo eSPAP, tanto para admnistrações públicas como para fornecedores.
Recordamos que a solução da EDICOM, está certificada pela Autoridade Tributária Portuguesa como software de faturação, conforme o n.º1 do artigo 5º da Portaria nº363/2010 de 23 de Junho.

Conheça mais sobre a nossa solução de Faturação Eletrónica em Portugal, contactando um dos nossos assessores.
 

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrónica: projeto FATOORAH

O projeto de faturação eletrónica na Arábia Saudita denomina-se FATOORAH e aplica-se no âmbito das relações B2B, B2C e B2G

A Malásia vai introduzir a faturação eletrónica: modelo CTC com validação prévia

A IRBM anunciou a criação de uma plataforma para onde devem ser enviadas todas as faturas eletrónicas para validação

Estado da fatura eletrónica B2B em França

Analisamos as características do novo modelo de faturação eletrónica e e-reporting de França.