Integridade dos documentos com uma Autoridade de Validação Cronológica

A EDICOM oferece serviços de Time Stamping enquanto Autoridade de Certificação e Prestador de Serviços de Confiança Certificado

Trust Services Provider

O que é o Time Stamping Certificado?

Com a Validação Cronológica (Timestamping) é possível demonstrar a existência de uma série de dados e que não foram alterados num instante específico no tempo.

As aplicações da validação cronológica eletrónica são diversas, sendo utilizada em processos de digitalização certificada de faturas, armazenamento de todo o tipo de documentos eletrónicos e qualquer processo em que seja crucial “certificar” que determinados dados eletrónicos existiam num determinado momento em que foram apresentados à Autoridade de Validação Cronológica.

Um Prestador de Serviços de Confiança Eletrónica Certificado como a EDICOM atua como terceiro de confiança, atestando a existência desses dados eletrónicos num data e hora concretos. Trata-se de um mecanismo aplicável a uma variedade de documentos eletrónicos como faturas, pedidos, transações comerciais e registos contabilísticos e financeiros.

 

O regulamento eIDAS estabelece que uma Validação Cronológica Eletrónica certificada deve cumprir os seguintes requisitos:

Vínculo

Vínculo

Vincular a data e a hora aos dados de forma a impedir razoavelmente a possibilidade de alteração dos dados sem que tal seja detetado.

Norma internacional

Norma internacional

Basear-se numa fonte de informação temporal vinculada ao Tempo Universal Coordenado (UTC).

Legalidade eIDAS

Legalidade eIDAS

Estar assinada com uma assinatura eletrónica avançada ou possuir um selo eletrónico avançado do Prestador de Serviços de Confiança Certificado.

Procedimento de aplicação de uma validação cronológica eletrónica

1

A aplicação do cliente deve obter o “resumo”, “pegada” ou HASH do documento, e realizar um pedido de validação cronológica segundo o protocolo RFC3161. Se o cliente não dispuser de um ambiente na plataforma B2B da EDICOM, pode realizar o pedindo remetendo o documento através de comunicações Web Service.

2

Recebida a mensagem (com o HASH do documento) no serviço, aplica-se a validação cronológica. Para tal, o serviço dispõe de uma fonte de tempo sincronizada com a Escala de Tempo Universal (UTC).

3

Adiciona-se a assinatura da EDICOM na qualidade de Autoridade de Certificação, assim como o seu certificado.

4

A validação cronológica assinada é devolvida ao cliente. Nesse ponto, a EDICOM oferece o seu serviço de proteção de documentos para o armazenamento de originais em plataformas de alta disponibilidade.

Aplique uma camada legal às suas transações

Através de uma Validação Cronológica Eletrónica, o Prestador de Serviços de Confiança Certificado acredita que certos dados existem desde uma data e hora específicas.

Benefícios da Validação Cronológica

As aplicações da validação cronológica eletrónica são diversas, sendo utilizada em processos de digitalização certificada de faturas, armazenamento de todo o tipo de documentos eletrónicos e qualquer processo em que seja crucial “certificar” que determinados dados eletrónicos existiam num determinado momento em que foram apresentados à Autoridade de Validação Cronológica.

Plataforma na nuvem para enviar e assinar documentos

Simplifique a assinatura eletrónica de documentos com uma solução em conformidade com os requisitos de segurança e integridade da normativa eIDAS. A assinatura eletrónica assegura a autenticidade da fonte, ou seja, a identidade do proprietário do documento. A EDICOM está certificada como Prestador de Serviços de Confiança e acreditada para oferecer o serviço de assinatura eletrónica certificada.

Solução de Armazenamento Eletrónico de Longa Duração

O EDICOMLta (EDICOM Long Term Archiving) é o sistema de Armazenamento Eletrónico Certificado de Longa Duração que a EDICOM oferece como Prestador de Serviços de Confiança Certificado.

O nosso sistema foi concebido de acordo com o Regulamento eIDAS, a máxima regulação no âmbito de armazenamento eletrónico na Europa. O serviço aplica a todos os documentos e dados arquivados diversos métodos de identificação, assinatura digital e validação cronológica eletrónica de acordo com a normativa eIDAS para assegurar a integridade e a autenticidade dos ficheiros ao longo do tempo.

EDICOM News

Singapura: projeto InvoiceNow de fatura eletrónica através do Peppol

A autoridade fiscal de Singapura (IRAS) publicou um calendário para a adoção voluntária da fatura eletrónica B2B

A Malásia introduz a faturação eletrónica: modelo CTC com validação prévia

Modelo de faturação eletrónica CTC obrigatório na Malásia a partir de agosto de 2024

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrónica: projeto FATOORAH

O projeto de faturação eletrónica na Arábia Saudita denomina-se FATOORAH e aplica-se no âmbito das relações B2B, B2C e B2G

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

general.form.error.email

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.