
A fatura eletrónica em França
Características da faturação eletrónica em França
A fatura eletrónica tem validade em França desde 1990, antecipando-se, assim, às diretivas europeias. O método de faturação mais alargado é através de EDI, com procedimentos adicionais. Desde 2020, tanto administrações públicas como os seus fornecedores são obrigados a faturar de forma eletrónica. Além disso, está previsto que se alargue a sua obrigatoriedade ao âmbito B2B de forma progressiva entre 2024 e 2026.


Obrigatoriedade
Todos os fornecedores das Administrações Públicas devem emitir faturas eletrónicas. Atualmente, no âmbito B2B, o seu uso não é obrigatório e a sua emissão está condicionada pelo consentimento do seu destinatário. As faturas eletrónicas B2B serão obrigatórias entre 2024 e 2026 em função do tamanho e do setor da empresa.

Formato da fatura
INVOICE UBL V2 UN/CEFACT CII. No caso das faturas dirigidas à administração pública a partir de 2017, admitem-se dois tipos de ficheiros XML: INVOICE UBL V2 Y UN/ CEFACT CII (CCTS/NDR v3.0).

Assinatura digital
Em França, o uso da assinatura eletrónica é obrigatório para os formatos PDF híbridos e voluntário no formato de faturação eletrónica EDI.

Armazenamento
6/10 anos. Embora a obrigação legal seja de conservar as faturas durante 6 anos, é habitual que emissor e recetor conservem os documentos originais durante, pelo menos, 10 anos pelas diferentes interpretações possíveis sobre as especificações que estabelecem os diferentes códigos franceses.

Links de interesse

Precisa de saber mais sobre a fatura eletrónica em França?
Contacte um dos nossos especialistas em facturação electrónica.
A enviar
Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.
Obrigado por enviar os seus dados!
Preguntas Frecuentes
O que é o Chorus Pro?
Chorus Pro é o portal criado pela Autoridade Tributária francesa (AIFE) para a receção de faturas eletrónicas do governo. Por um lado, atua como um HUB encarregue de concentrar as faturas dos fornecedores e de as distribuir para a Administração Pública correspondente para a sua tramitação. Por outro lado, também oferece funcionalidades próprias de um portal web gratuito de emissão, carregamento e consulta de estados das faturas eletrónicas, dirigido às microempresas que não contam com uma solução tecnológica de automatização e integração de dados EDI.
Que empresas são obrigadas a faturar eletronicamente em França?
Atualmente, todos os fornecedores públicos e, a partir do próximo ano, tem início um cronograma de adesão obrigatório para todas as empresas sujeitas ao Imposto sobre o Valor Acrescentado.
Os requisitos técnicos e legais para a faturação eletrónica são diferentes em cada país.
Se deseja conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de qualquer país em particular, simplesmente clique no mapa ou escolha um país na lista pendente.