Serviços de confiança com acreditação eIDAS

Segurança, confidencialidade e integridade para todas as suas transações eletrónicas

Trust Services Provider

EDICOMLta

Arquivamento eletrónico certificado e de longa duração oferecido pela EDICOM na qualidade de Prestador de serviços de confiança.

EDICOMSignADoc

Efetue a gestão dos seus fluxos de aprovação de documentos com assinatura eletrónica.

EDICOM SecureDelivery

Envie as suas comunicações eletrónicas sensíveis com garantia de entrega no destino.

Segurança, confidencialidade e integridade dos seus documentos digitais

A transformação digital e o avanço para modelos 100% eletrónicos nas relações empresariais tornam necessário proteger a integridade, confidencialidade e autenticidade dos documentos intercambiados e armazenados. Para tal, a segurança é um dos elementos chave desta nova cultura digital e a certificação digital a sua máxima garantia.

O Regulamento da União Europeia n.º 910/2014 sobre os serviços de identificação eletrónica e os serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado europeu (Regulamento eIDAS) proporciona um quadro regulamentar previsível que permite operações eletrónicas seguras e eficientes entre empresas, cidadãos e autoridades públicas.

 

O que são os Serviços de Confiança?

Conforme o estabelecido no regulamento eIDAS, os Serviços permitem:

Criação, verificação e validação de assinaturas eletrónicas, selos eletrónicos ou validação cronológica eletrónica, serviços de entrega eletrónica certificada e respetivos certificados.

Criação, verificação e validação de certificados para a autenticação de websites.

Preservação de assinaturas eletrónicas, selos ou certificados relacionados com estes serviços.

O que é um prestador de Serviços de Confiança?

Um prestador de Serviços de Confiança utiliza serviços de certificação eletrónica como, por exemplo, a assinatura eletrónica, para assegurar a integridade a longo prazo de um documento eletrónico. Um dos aspetos mais relevantes da normativa eIDAS é a regulação dos denominados prestadores de Serviços de Confiança.

Esta figura é a do fornecedor tecnológico que conta com as certificações requeridas e a capacidade técnica para dotar as transações eletrónicas dos mecanismos de confiança mencionados na secção anterior: assinatura eletrónica, validação cronológica, etc.

EDICOM, Prestador de Serviços de Confiança eIDAS

Emissão de certificado de assinatura/selo eletrónico qualificado

A assinatura eletrónica é o equivalente legal e funcional da assinatura manuscrita. A assinatura obtida a partir de certificados qualificados emitidos por um prestador de serviços de confiança eIDAS outorga plena validade jurídica ao documento assinado, assegurando integridade e autenticidade com maiores garantias e segurança do que a assinatura manuscrita.

Validação de assinatura/selo eletrónico qualificado

A EDICOM conta com a acreditação eIDAS para oferecer serviços de validação de assinaturas e certificados para determinar a sua validade e vigência.

Conservação de selos eletrónicos qualificados

A preservação de selos eletrónicos qualificados outorga garantias adicionais aos dados conservados após a aplicação dos processos de assinatura que, com os documentos originais, asseguram confiança ao processo de conservação ao longo do tempo.

Geração de validação cronológica eletrónica qualificada

A Validação cronológica eletrónica permite demonstrar a existência de uma série de dados, e que estes permanecem inalteráveis desde o momento exato da sua obtenção. Este mecanismo aplica-se inserindo um registo sobre o documento baseado numa unidade de Tempo Universal Coordenado, gerando assim os comprovativos que permitem demonstrar a existência dos dados desde esse momento específico.

Serviço de entrega eletrónica qualificado

Os serviços de entrega eletrónica qualificados foram concebidos para gerar os comprovativos que permitem corroborar que um documento ou mensagem eletrónica foi entregue a um destinatário num determinado momento. Trata-se de um mecanismo pensado para registar o envio e a correta receção desses dados.

Os nossos serviços de confiança em todo o mundo

As certificações internacionais permitem dotar as nossas soluções de ferramentas que asseguram o intercâmbio de mensagens eletrónicas de forma segura, íntegra e confidencial.

Graças ao trabalho dos nossos técnicos, temos obtido as mais altas certificações em matéria de serviços de confiança e proporcionamos a empresas, comunidades e pessoas físicas os mecanismos de identificação telemática segura de que lhes permitem realizar atividades onde a assinatura eletrónica substitui a manuscrita com idênticas garantias jurídicas.

 

Autoridade de certificação na Europa

Autoridade de certificação na Europa

Expedimos certificados qualificados que se ajustam ao Regulamento europeu eIDAS 910/2014, aptos para operar em todos os países da União Europeia. Também nos encarregamos de obter o correspondente reconhecimento oficial nos locais fora da União em que uma empresa opera comercialmente.

Além da emissão de certificados reconhecidos, outros serviços qualificados prestados são a assinatura eletrónica qualificada, a validação cronológica e o armazenamento certificado

Prestador de serviços de confiança eIDAS

Prestador de serviços de confiança eIDAS

O objetivo é eliminar as barreiras e outorgar validade à identificação e sistemas de assinatura eletrónica para que tanto as pessoas singulares como as coletivas possam utilizar a sua identificação eletrónica em qualquer país da União Europeia.

Os serviços prestados compreendem a expedição de certificados eletrónicos qualificados de assinatura e selo eletrónico, a expedição de validação cronológica eletrónica qualificada e a conservação destes selos.

Prestador de serviços de confiança no México

Prestador de serviços de confiança no México

A certificação ACEDICOMMX permite-nos expedir certificados em conformidade com as disposições estabelecidas no Código de Comércio em matéria de Assinatura Eletrónica. Também atuamos como Prestador de Serviços de Certificação graças à acreditação por parte da Secretaria de Economia

Autoridade de certificação na Colômbia

Autoridade de certificação na Colômbia

A EDICOM emite certificados na Colômbia e presta serviços em conformidade com as legislações nacionais correspondentes. Os serviços permitem aos utilizadores realizar atividades usando uma assinatura eletrónica válida. Para tal, prestamos serviços de emissão de certificados, validação cronológica e conservação de documentos eletrónicos.

Aumente a segurança dos seus processos e comunicações

O regulamento eIDAS proporciona um quadro legal entre os diferentes países que assegura a interoperabilidade dos mecanismos de identificação eletrónica em todos os estados-membros da UE.

Ficaremos encantados por ajudar.

Soluções que oferecem integridade e autenticidade aos seus processos comerciais

Serviço de armazenamento eletrónico

O EDICOMLta (EDICOM Long Term Archiving) é o sistema de arquivamento eletrónico certificado e de longa duração oferecido pela EDICOM na qualidade de prestador qualificado de serviços de confiança. O nosso sistema foi concebido de acordo com o Regulamento eIDAS, a máxima regulação em matéria de armazenamento digital na Europa. Está igualmente habilitado para aplicar processos de conservação de acordo com outros procedimentos, como a norma ISO 14641.

Aprovação de documentos com assinatura eletrónica

A EDICOM SignADoc é uma solução completa para administrar todos os seus fluxos de aprovação de documentos, quer sejam de caráter interno, quer tenham de ser aceites por interlocutores externos, como clientes ou fornecedores. A solução habilita os serviços de emissão de certificados e assinatura do prestador de serviços qualificados EDICOM, outorgando maiores garantias jurídicas aos comprovativos de aceitação ou rejeição de documentos caso estes sejam gerados através de processos de assinatura eletrónica.

Comunicações eletrónicas sensíveis com garantia de entrega no destino

 EDICOM SecureDelivery é o serviço de entrega eletrónica certificada que, de acordo com os requisitos do regulamento 910/2014 do Parlamento Europeu, gera comprovativos relacionados com a gestão dos dados transmitidos, incluindo o comprovativo do envio e da receção da informação, em conformidade com o artigo 3.36 do Regulamento eIDAS.

Validação cronológica para assegurar a integridade

Com a Validação Cronológica é possível demonstrar que um conjunto de informação se encontra em determinado lugar e que não foi alterado após um determinado momento específico. Uma Autoridade de Validação Cronológica, como a EDICOM, atua como terceiro de confiança, atestando a existência de determinados dados eletrónicos em determinada data e hora.

EDICOM News

Que países trocam faturas eletrónicas através do Peppol

Descubra que países beneficiam das vantagens oferecidas pela infraestrutura PEPPOL para a troca de faturas eletrónicas.

Como é a fatura eletrónica no Paraguai

Conheça o funcionamento do Sistema Integrado de Faturação Eletrónica Nacional SIFEN do Paraguai.

A implementação do GOVEIN19 está a revelar-se um êxito em toda a Europa

A EDICOM implementa com êxito o projeto GOVEIN19 para o desenvolvimento da faturação eletrónica em hospitais europeus.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.