A externalização com um fornecedor de alcance global como a EDICOM

A externalização dos recursos tecnológicos e atividades que não fazem parte da atividade central da empresa procura a redução de gastos através da subcontratação de serviços externos a profissionais dedicados que assumem certas responsabilidades em nome da empresa contratante.

A externalização num fornecedor de alcance global como a EDICOM dos recursos tecnológicos associados à sua plataforma de comunicações B2B e B2G, do processo de onboarding dos seus partners comerciais e a delegação dos procedimentos de gestão requeridos para a sua manutenção, assegura um rendimento excelente da sua plataforma.

Maximize os benefícios de qualquer uma das soluções da suite da EDICOM como o EDI, a Fatura Eletrónica ou o VAT Compliance, externalizando a sua gestão nos nossos técnicos especializados.

Técnicos dedicados

Técnicos dedicados

Onboarding, manutenção, administração e configuração de forma contínua. A sua empresa conta com grupos de administradores para um apoio contínuo aos seus interlocutores, e gestão da sua manutenção na plataforma.

Tecnologia na nuvem

Tecnologia na nuvem

O hardware, o software e as atividades de manutenção realizam-se num DPC (Data Processing Center) gerido pela EDICOM, a que o utilizador acede utilizando diferentes serviços de conetividade.

Garantia do nível de serviço

Garantia do nível de serviço

Acesso ininterrupto e tempos mínimos de resposta perante dúvidas e incidências conforme o SLA (Service Level Agreement) da EDICOM que, entre outros aspetos, assegura uma disponibilidade do serviço de 99,9%.

 

Vantagens da externalização do seu projeto na EDICOM

Otimizar a gestão

Focalizar-se nas competências críticas em vez de o fazer em operações de rotina de sistemas ou no onboarding dos seus partners comerciais.

Escalabilidade da sua plataforma

Aumentar o rendimento através da rápida adequação dos seus sistemas às exigências de comunicações da sua atividade.

Redução de despesas

Reduzir os períodos de formação e custos de pessoal qualificado, assim como da infraestrutura tecnológica necessária para suportar a solução B2B e B2G.

Acelerar a transformação digital

Acelerar a evolução para as novas tecnologias enquanto contém os custos e mitiga os riscos.

Pessoal qualificado

Dispor de técnicos especializados e com formação contínua centrada nas mudanças tecnológicas que têm implicações diretas na atualização da sua plataforma tecnológica.

Segurança e confidencialidade

Os dados geridos pela nossa plataforma são submetidos a controlos rigorosos baseados nas mais exigentes certificações internacionais de segurança da informação.

 

 

Gestão delegada da sua plataforma de comunicações

Um técnico especializado da EDICOM atua como seu operador dedicado, resolve todos os alarmes produzidos na sua plataforma, notificando pontualmente o cliente sobre as incidências e as medidas adotadas para manter a sua solução sempre atualizada e operacional.

Funcionamento do serviço

  • Administração e monitorização do sistema.

  • Controlo do nível de disponibilidade dos dados.

  • Resolução de incidências.

  • Faturação eletrónica (gestão de certificados, parametrização da plataforma, testes com os interlocutores).

  • Gestão da conectividade com Redes de Valor Acrescentado (Value Added Network).

  • Intercâmbio de informação precisa com interlocutores internos e externos.

  • Manutenção global da instalação.

Gestão de interlocutores

  • Atualização da carteira de interlocutores da sua plataforma.

  • Incorporação de clientes de Faturação Eletrónica (carregamento de certificados, configuração da agenda, testes de comunicação e formatos, etc.).

  • Adaptação da plataforma.

  • Revisão das interfaces e especificação das alterações a realizar para fomentar melhorias. (Tal não inclui o desenvolvimento de modificações e novas interfaces).

  • Realização de testes de intercâmbio de mensagens até à implementação de novos intercâmbios de mensagens EDI (novos interlocutores, novas mensagens).

Monitorização

  • Controlar da vigência das ligações com os seus interlocutores EDI.

  • Análise dos documentos com atrasos excessivos no processo de transferência.

  • Análise de possíveis incidências por atrasos excessivos no processo de receção de documentos.

  • Confirmação da correta receção no destino de todos os documentos enviados.

  • Confirmação do correto tratamento de todos os documentos recebidos para assegurar a sua integração no ERP do cliente.

Onboarding EDI de fornecedores

Incorpore no seu projeto de comunicações B2B o maior número de interlocutores no menor tempo possível.

Externalize na EDICOM as gestões necessárias para informar e qualificar a sua comunidade de partners sobre o seu processo de integração EDI.

Na EDICOM adotamos um papel ativo, facultando à sua rede de partners todos os detalhes necessários sobre formatos ou protocolos de comunicação, e prestamos apoio em todas as tarefas realizadas para obter uma integração imediata na sua solução de intercâmbio eletrónico de dados.

Rapidez de incorporação

Conte com o maior número de partners a intercambiar mensagens EDI consigo no menor tempo possível.

Mínima dedicação de pessoal

Usufrua da equipa especializada da EDICOM e dedique os seus funcionários ao funcionamento da sua atividade comercial.

Aumento de rentabilidade do EDI

Economize custos e tempos graças à incorporação rápida de muitos fornecedores nas suas comunicações EDI.

Ferramentas colaborativas

EDICOMOnboardingWebTool é a solução desenvolvida pela EDICOM para implementar um fluxo permanente de comunicações com o promotor do projeto de onboarding, para acelerar ao máximo a incorporação de fornecedores e outros interlocutores na sua plataforma de Intercâmbio Eletrónico de Dados.

Planificação

Planificação

Organização do projeto, segmentação dos partners, fases e definição de ações.

Estado tecnológico

Estado tecnológico

Obtenção de informação sobre o estado tecnológico dos partners.

Relatórios

Relatórios

Relatórios periódicos e acesso detalhado às gestões realizadas com a sua comunidade de interlocutores através da EDICOMOnboardingWebTool: Relatórios sobre a evolução de cada partner

Partners com solução

Partners com solução

Realização de testes de integração com a sua plataforma, apoio aos partners durante a fase de teste.

Partners sem solução

Partners sem solução

Informação sobre o projeto, entrega de documentação e possibilidades de integração na sua plataforma.

Implementação

Implementação

Implementação dos interlocutores integrados na plataforma após a realização dos testes de conectividade.

Manutenção de fluxos de integração

Trata-se de um serviço crítico para assegurar a escalabilidade da sua plataforma de integração de dados ao longo do tempo.

Este serviço pressupõe que a EDICOM adote um papel ativo, antecipando-se à mudanças e evoluções que devem ser implementadas na sua solução sempre que se produzirem mudanças ou evoluções nos documentos que deve intercambiar com os seus interlocutores.

 

O que entendemos por fluxo de integração?

Um fluxo de integração compreende todos os documentos que fazem parte de uma transação chave.

Por exemplo, poderia emitir através da nossa plataforma diferentes tipos e versões de faturas (EDIFACT, X12, UBL, FacturaE, FatturaPA, CFDI, etc.).

Ou seja, teria emitido várias mensagens, mas todas associadas a um único fluxo de integração.

O das faturas.

 

Amanhã pode ser necessário aplicar uma alteração na fatura regulada no México porque surge uma nova versão do esquema XML.

Ou um cliente pode decidir modificar a guia EDI, exigindo o relatório de um novo dado no esquema EDIFACT que lhe faz chegar.

A EDICOM assumirá a responsabilidade de vigiar essas mudanças, aplicando-as imediatamente na sua solução sempre que se produzir uma alteração.

Assim, asseguramos que a sua plataforma de integração de dados está permanentemente atualizada.

Este serviço é uma garantia para que os seus documentos chave cheguem sempre aos seus destinatários.

É a maior garantia para o funcionamento ininterrupto do seu negócio.

Não.

Utilizámos o exemplo das faturas porque é muito claro, mas o serviço de manutenção de fluxos de integração tem impacto em mais transações.

Por exemplo, sobre as ordens de compra.

Se é crítico poder enviar uma fatura, é igualmente importante ter a garantia de que irá receber a tempo e horas as ordens de compra que diferentes clientes lhe fazem chegar em vários formatos que, tal como as faturas, devem evoluir e adaptar-se a novos requisitos.

A EDICOM classifica os fluxos de integração como críticos ou opcionais.

Os fluxos “críticos” incluídos no seu projeto de comunicações estarão por defeito cobertos por este serviço.

Adicionalmente, pode solicitar a inclusão do Serviço de Manutenção de Fluxos de Integração noutros processos, não qualificados como críticos mas que para si podem ter grande relevância.

  • Desenvolvimento de propostas de integração de dados adaptadas às características dos ERP mais utilizados: SAP-Idoc, estruturas de texto simples, XML, etc.
  • Conceção dos fluxos para a construção de estruturas de dados multipadrão, e/ou a integração dos documentos recebidos no back office do cliente.
  • Testes de envio, receção e integração antes da entrada em produção para verificar a correta integração dos documentos no sistema de gestão interno do cliente.
  • Manutenção de fluxos para adaptá-los às modificações que possa sofrer uma estrutura de dados, ou o ajuste às mudanças que possam ser implementadas pelos principais recetores nos seus guias EDI.

Integral Partner Management (IPM)

Através do IPM (Integral Partner Management), disponibilizamos uma equipa de gestão que irá interagir com os seus clientes e fornecedores, prestando-lhes o apoio necessário para a resolução de incidências, realização de testes ou configuração de novos protocolos de comunicações. A equipa atuará como se do seu próprio Grupo Administrador EDI se tratasse, e para que possa esquecer totalmente a gestão que implica a sua solução de comunicações.

Telefone dedicado

Telefone dedicado

Fornecimento de linha de telefone própria para o atendimento exclusivo da comunidade de partners.

Apoio a incidências

Apoio a incidências

Apoio permanente a partners para a resolução de incidências no intercâmbio de mensagens (mensagens mal configuradas, falhas em comunicações, ausência de campos obrigatórios, etc.)

Ligação de novos partners

Ligação de novos partners

Gestão constante de qualquer tarefa e teste para formalizar a integração com novos interlocutores.

Formatos e padrões de receção

Formatos e padrões de receção

Comunicação das especificações sobre formatos e particularidades das mensagens aos interlocutores.

Guias EDI de utilizador

Guias EDI de utilizador

Manutenção e difusão dos Guias EDI para a geração de mensagens segundo as suas necessidades.

Gestão das comunicações

Gestão das comunicações

Atenção aos protocolos de comunicação (redes, ligações ponto a ponto, web services, ...).

Testes de envio e receção

Testes de envio e receção

Realização de testes de envio e receção de mensagens. Relatórios sobre o êxito ou fracasso dos testes.

Erros e incidências

Erros e incidências

Apoio na resolução de incidências: (mensagens mal configuradas, falhas de comunicação, etc.)

Integração de novas mensagens

Integração de novas mensagens

Informação sobre os novos documentos e realização de testes com os sócios envolvidos.

Plataforma tecnológica Global

A EDICOM desenvolve complexos projetos de integração de dados com alcance internacional com base em 3 pilares fundamentais:

  • Máxima especialização: Dedicamo-nos à integração de dados e focamo-nos exclusivamente nisso.
  • Infraestrutura tecnológica de alto rendimento desenvolvida in-house e em permanente revisão para a adequar às evoluções técnicas de cada momento.
  • Gestão ativa do conhecimento para antecipar evoluções e adaptar todo o nosso serviço aos requisitos do mercado, clientes ou, simplesmente, à normativa alterada em matéria fiscal de qualquer país onde opera a sua empresa.

Com esta filosofia de trabalho, as empresas que confiam nas nossas soluções eletrónicas podem centralizar o fluxo das suas transações fiscais, comerciais ou logísticas sob a égide de uma única plataforma tecnológica global gerida em modo SaaS que é otimizada em linha com o desenvolvimento próprio da empresa pelos técnicos da EDICOM, responsáveis pela gestão.

  • Consultores especializados por indústria e país atenderão as suas consultas.

  • Externalização de processos associados à sua plataforma de comércio eletrónico B2B.

  • Apoio em 7 idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, português, alemão e holandês.

Asseguramos a qualidade do serviço

A EDICOM assegura por contrato o cumprimento com elevados padrões de qualidade na prestação dos seus serviços e a disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana das soluções tecnológicas que os nossos clientes têm em funcionamento.

O alcance do nosso nível de serviço desenvolve-se no nosso SLA (Service Level Agreement) e baseia-se no cumprimento de três variáveis principais:

  • Disponibilidade de acesso à plataforma da EDICOM 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Tempo máximo na resolução de incidências segundo a sua criticidade.

  • Atualização constante das versões de software dos produtos contratados.

A quem dirigimos os nossos serviços de gestão?

Qualquer cliente que tenha contratado alguma das nossas soluções avançadas de integração de dados pode beneficiar dos nossos Serviços Geridos.

Quer a sua empresa gira milhões de intercâmbios de mensagens ou processe umas centenas, os Serviços Geridos da EDICOM são escalados para se adequarem à complexidade da sua plataforma de comunicações B2B2G. Veremos, em seguida, alguns exemplos de gestão segundo o tipo de solução.

Fatura eletrónica

  • Vigilância para uma conetividade permanente com os pontos de receção de faturas de cada administração.

  • Gestão alta e baixa de interlocutores das suas comunicações B2B ou B2G.

  • Carregamento e manutenção dos certificados eletrónicos necessários para a aplicação da assinatura eletrónica.

  • Análise das evoluções de versões no esquema de fatura eletrónica por parte das administrações.

  • Gestão de incidências por erros no ficheiro da fatura.

VAT Compliance

  • Vigilância das comunicações junto da Administração Tributária de cada país.

  • Análise das evoluções de versões no esquema de declaração de impostos por parte das administrações.

  • Gestão de erros após a validação do ficheiro de dados.

  • Carregamento e manutenção dos certificados eletrónicos necessários para a aplicação da assinatura eletrónica ou validação cronológica obrigatória pela administração.

  • Confirmação de entrega do ficheiro à administração tributária.

Integration Platform as a Service

  • Conceção dos indicadores-chave necessários para monitorizar a sua plataforma.

  • Gestão e tratamento de “alertas de sistema” (quedas de conectores, processos de integração com erros, workflows interrompidos).

  • Configuração e supervisão dos alertas personalizados (vigilância sobre processos-chave, cadência na transmissão de mensagens, volumes, etc.).

  • Análise permanente da plataforma e entrega de reporting com medidas de otimização.

  • Administração e manutenção do repositório de API de conectores com aplicações próprias ou de terceiros.

Serviços de desenvolvimento

Deseja levar a sua solução de comunicações para um nível superior? Juntamente com os serviços geridos para administrar a sua plataforma de intercâmbio eletrónico de dados, oferecemos o nosso portfolio de soluções de desenvolvimento para acelerar a integração das suas soluções EDI com 100% dos seus interlocutores.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

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