Portal EDI para fornecedores

O portal EDI para o envio de documentos eletrónicos para 100% dos seus interlocutores EDI, incluindo para aqueles que não dispõem de uma solução de intercâmbio eletrónico de dados.

Integre 100% dos seus fornecedores através de EDI

O portal de fornecedores EDICOM é uma solução web EDI integrada com o seu sistema de gestão para o envio automático de ordens de compra para os seus fornecedores, e a receção das faturas em formato eletrónico.

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Publicação de ordens de compra

100% das ordens de compra geradas no seu sistema de gestão são processadas pela plataforma EDICOM. A solução do Portal EDI reconhece as que têm como destino fornecedores sem solução EDI e procede automaticamente à sua publicação no portal, informando o fornecedor da disponibilidade de novos pedidos.

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Acesso do fornecedor ao portal

O fornecedor, após receber o aviso da disponibilidade de novos pedidos, acede ao portal a partir de onde pode consultar, transferir e imprimir as suas ordens de compra. O acesso ao portal EDI e a gestão destes pedidos gera notificações que são recebidas pelo cliente, permitindo-lhe um controlo permanente do estado de tramitação dos seus pedidos.

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Integração das faturas

Uma vez tratado o pedido, o fornecedor acede novamente ao portal EDI e, a partir da ordem de compra, procede à emissão da fatura através de ecrãs de introdução de dados. Este registo tem em consideração os dados do pedido original, simplificando a sua emissão e facilitando a posterior cassação com a ordem para a sua integração automática na aplicação de contas a pagar.

Vantagens Portal EDI para fornecedores

Perguntas frequentes

Se, atualmente, confia numa solução EDI para integrar os seus principais fornecedores, já terá comprovado as vantagens desta tecnologia e certamente gostaria de a alargar aos fornecedores de menor volume aos quais não é possível exigir a adoção destes sistemas.

O Portal de Fornecedores é um ambiente web EDI que a empresa promotora do projeto assume economicamente. Em caso algum os fornecedores que intercambiam mensagens através do portal assumem o custo, a implementação ou a utilização enquanto utilizadores do portal.

É totalmente seguro, já que todo o fluxo de comunicações e os processos de integração se realizam através de redes privadas de intercâmbio eletrónico de dados como a EDICOMNet e protocolos seguros adaptados à natureza dessas transações.

Normalmente aquelas que, participando na cadeia de abastecimento do promotor do portal, não contam com uma solução adaptada ao projeto EDI definido nem estão na disposição de a adotar a curto ou médio prazo. Normalmente, trata-se de fornecedores de dimensão pequena ou média com quem o promotor mantém um volume de intercâmbio de documentos reduzido, sendo possível além disso alargar o seu uso a prestadores de serviços e credores.

Embora estejam pensados para fluxos de intercâmbio de dados básicos (ordens de compra e faturas), os portais permitem implementar workflows com maior quantidade de documentos, se o projeto o requerer. O promotor pode utilizar este canal para informar os seus fornecedores de stocks e dados logísticos sobre o produto disponível nos seus pontos de venda ou armazéns (INVRPT), ou emitir avisos de receção de mercadoria sempre que esta chegar ao seu destino (RECADV).

Dentro das mensagens que integram o fluxo de que o projeto precisa, é possível implementar as que forem necessárias como, por exemplo, o aviso de expedição (DESADV) para informar o cliente de que uma mercadoria sai do armazém do fabricante, ou o catálogo de produtos (PRICAT) com informação sobre os mesmos, detalhes, preços, etc., entre outras.

Sim. Os portais de fornecedores permitem catalogar os diferentes fornecedores em função das suas características para, assim, configurar diferentes fluxos de documentos adaptados às particularidades do seu projeto, envolvendo-os na emissão e tratamento de mais ou menos mensagens, consoante o tipo de relação com o promotor do portal.

Portal de certificações EDI

Tem como objetivo facilitar a inclusão de novos fluxos EDI entre partners, concedendo um espaço de autonomia onde os utilizadores poderão verificar a qualidade das mensagens EDI a trocar.

No portal, os partners também encontrarão a documentação e os guias com toda a informação necessária para realizar os testes. A externalização da fase de testes repercutir-se-á na empresa promotora do portal numa maior otimização dos recursos humanos e de tempo.

Precisa de integrar os seus clientes sem solução EDI?

Além do Portal de Fornecedores EDI, contamos com outras soluções específicas para integrar a sua comunidade de clientes sem solução de Intercâmbio Eletrónico de Dados, simplificando assim o fluxo de intercâmbio de documentos EDI com os clientes que carecem de tecnologia específica para o envio de ordens de compra e a receção de faturas.

Com as soluções de portal EDI da EDICOM pode realizar uma gestão 100% eletrónica e automática com todos os interlocutores.

EDI Academy e-books

Guia útil para aprender o mais importante sobre EDI. Este conteúdo apresentado através de 3 e-books dirige-se a profissionais do setor tecnológico que pretendem iniciar-se no conhecimento sobre os sistemas de intercâmbio eletrónico de dados EDI.

EDI ACADEMY VOL. I

EDI ACADEMY VOL. I

Neste primeiro e-Books o enfoque foi dado na parte didática e informativa do EDI.

EDI ACADEMY VOL. II

EDI ACADEMY VOL. II

Apresentamos as características e vantagens de dois componentes fundamentais para a implementação de uma plataforma de transferência eletrônica de dados.

EDI ACADEMY VOL. III

EDI ACADEMY VOL. III

Falaremos sobre os diferentes tipos de soluções que permitem que você aproveite os benefícios da tecnologia EDI possibilitando que você se conecte com qualquer parceiro de negócio.

Vigilância, monitorização e gestão da sua plataforma EDI SaaS

Externalize completamente a gestão da sua plataforma EDI com um fornecedor internacional com mais de 25 anos de experiência.

A externalização num fornecedor de alcance global como a EDICOM dos recursos tecnológicos associados à sua plataforma de comunicações EDI B2B, e a delegação dos procedimentos de gestão necessários para a sua manutenção, asseguram uma constante atualização e um funcionamento ideal das comunicações comerciais, logísticas e fiscais com os seus partners públicos ou privados.

Certified EDI Service

Serviço EDI certificado

Asseguramos a máxima qualidade na prestação dos nossos serviços SaaS através de certificações internacionais que avalizam a qualidade e os protocolos com que prestamos os nossos serviços.

ISO 27001 | ISO 20000 | ISAE 3402

EDI Cloud Computing Platform

EDI Cloud Computing Platform

A EDICOM disponibiliza uma infraestrutura tecnológica de máxima segurança, permanentemente monitorizada (24x7) e atendida por profissionais de dedicação exclusiva que asseguram que a sua solução está sempre disponível.

International Support Center

International Support Center

Um técnico da EDICOM atua como operador da sua Plataforma EDI SaaS, administrando todos os seus parâmetros de gestão como um utilizador avançado do seu sistema de comunicações EDI.

Coberturas principais do serviço EDI SaaS da EDICOM

Através dos nossos serviços para a gestão delegada da sua plataforma EDI, um técnico especializado da EDICOM atua como seu operador dedicado, resolve todos os alarmes produzidos, notificando pontualmente o cliente sobre as incidências e as medidas adotadas para manter a sua solução sempre atualizada e operacional.

 

  • Administração e monitorização do sistema.

  • Controlo do nível de disponibilidade dos dados.

  • Resolução de incidências.

  • Faturação eletrónica. (Gestão de certificados, parametrização da plataforma, testes com os interlocutores).

  • Gestão da conectividade com Redes de Valor Acrescentado externas (gateways).

  • Fornecimento de informação precisa aos interlocutores internos e externos.

  • Manutenção global da instalação.

  • Atualização da carteira de interlocutores da sua plataforma.

  • Incorporação de clientes na Faturação Eletrónica (carregamento de certificados, configuração da caderneta de endereços, teste de comunicação e formato, etc.).

  • Adaptação da plataforma.

  • Revisão das interfaces e especificação das alterações a realizar para fomentar melhorias. (não inclui o desenvolvimento de modificações e novas interfaces).

  • Realização dos testes de intercâmbio de mensagens até à implementação de novos intercâmbios de mensagens EDI (novos interlocutores, novas mensagens).

  • Vigilância da vigência das conexões com os seus interlocutores EDI.

  • Análise dos documentos com demora excessiva no processo de transferência.

  • Análise de possíveis incidências por demora excessiva no processo de receção de documentos.

  • Confirmação da correta receção no destino de todos os documentos enviados.

  • Confirmação do correto tratamento de todos os documentos recebidos para assegurar a sua integração no ERP do cliente.

  • A EDICOM submete o seu software e serviços EDI a rigorosas auditorias de segurança de forma permanente.

  • A metodologia para a auditoria baseia-se no padrão internacional OWASP (Open Web Application Security Project).

  • Com o objetivo de localizar debilidades de segurança realizam análises de vulnerabilidades e testes de intrusão internos e externos na infraestrutura, serviços e aplicações web da EDICOM.

  • Estas atividades são realizadas por uma equipa de auditores independentes.

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