Portal EDI para fornecedores

O portal EDI para o envio de documentos eletrónicos para 100% dos seus interlocutores EDI, incluindo para aqueles que não dispõem de uma solução de intercâmbio eletrónico de dados.

Integre 100% dos seus fornecedores através de EDI

O portal de fornecedores EDICOM é uma solução web EDI integrada com o seu sistema de gestão para o envio automático de ordens de compra para os seus fornecedores, e a receção das faturas em formato eletrónico.

1

Publicação de ordens de compra

100% das ordens de compra geradas no seu sistema de gestão são processadas pela plataforma EDICOM. A solução do Portal EDI reconhece as que têm como destino fornecedores sem solução EDI e procede automaticamente à sua publicação no portal, informando o fornecedor da disponibilidade de novos pedidos.

2

Acesso do fornecedor ao portal

O fornecedor, após receber o aviso da disponibilidade de novos pedidos, acede ao portal a partir de onde pode consultar, transferir e imprimir as suas ordens de compra. O acesso ao portal EDI e a gestão destes pedidos gera notificações que são recebidas pelo cliente, permitindo-lhe um controlo permanente do estado de tramitação dos seus pedidos.

3

Integração das faturas

Uma vez tratado o pedido, o fornecedor acede novamente ao portal EDI e, a partir da ordem de compra, procede à emissão da fatura através de ecrãs de introdução de dados. Este registo tem em consideração os dados do pedido original, simplificando a sua emissão e facilitando a posterior cassação com a ordem para a sua integração automática na aplicação de contas a pagar.

Vantagens Portal EDI para fornecedores

Perguntas frequentes

Se, atualmente, confia numa solução EDI para integrar os seus principais fornecedores, já terá comprovado as vantagens desta tecnologia e certamente gostaria de a alargar aos fornecedores de menor volume aos quais não é possível exigir a adoção destes sistemas.

O Portal de Fornecedores é um ambiente web EDI que a empresa promotora do projeto assume economicamente. Em caso algum os fornecedores que intercambiam mensagens através do portal assumem o custo, a implementação ou a utilização enquanto utilizadores do portal.

É totalmente seguro, já que todo o fluxo de comunicações e os processos de integração se realizam através de redes privadas de intercâmbio eletrónico de dados como a EDICOMNet e protocolos seguros adaptados à natureza dessas transações.

Normalmente aquelas que, participando na cadeia de abastecimento do promotor do portal, não contam com uma solução adaptada ao projeto EDI definido nem estão na disposição de a adotar a curto ou médio prazo. Normalmente, trata-se de fornecedores de dimensão pequena ou média com quem o promotor mantém um volume de intercâmbio de documentos reduzido, sendo possível além disso alargar o seu uso a prestadores de serviços e credores.

Embora estejam pensados para fluxos de intercâmbio de dados básicos (ordens de compra e faturas), os portais permitem implementar workflows com maior quantidade de documentos, se o projeto o requerer. O promotor pode utilizar este canal para informar os seus fornecedores de stocks e dados logísticos sobre o produto disponível nos seus pontos de venda ou armazéns (INVRPT), ou emitir avisos de receção de mercadoria sempre que esta chegar ao seu destino (RECADV).

Dentro das mensagens que integram o fluxo de que o projeto precisa, é possível implementar as que forem necessárias como, por exemplo, o aviso de expedição (DESADV) para informar o cliente de que uma mercadoria sai do armazém do fabricante, ou o catálogo de produtos (PRICAT) com informação sobre os mesmos, detalhes, preços, etc., entre outras.

Sim. Os portais de fornecedores permitem catalogar os diferentes fornecedores em função das suas características para, assim, configurar diferentes fluxos de documentos adaptados às particularidades do seu projeto, envolvendo-os na emissão e tratamento de mais ou menos mensagens, consoante o tipo de relação com o promotor do portal.

Portal de certificações EDI

Tem como objetivo facilitar a inclusão de novos fluxos EDI entre partners, concedendo um espaço de autonomia onde os utilizadores poderão verificar a qualidade das mensagens EDI a trocar.

No portal, os partners também encontrarão a documentação e os guias com toda a informação necessária para realizar os testes. A externalização da fase de testes repercutir-se-á na empresa promotora do portal numa maior otimização dos recursos humanos e de tempo.

Precisa de integrar os seus clientes sem solução EDI?

Além do Portal de Fornecedores EDI, contamos com outras soluções específicas para integrar a sua comunidade de clientes sem solução de Intercâmbio Eletrónico de Dados, simplificando assim o fluxo de intercâmbio de documentos EDI com os clientes que carecem de tecnologia específica para o envio de ordens de compra e a receção de faturas.

Com as soluções de portal EDI da EDICOM pode realizar uma gestão 100% eletrónica e automática com todos os interlocutores.

EDI Academy e-books

Guia útil para aprender o mais importante sobre EDI. Este conteúdo apresentado através de 3 e-books dirige-se a profissionais do setor tecnológico que pretendem iniciar-se no conhecimento sobre os sistemas de intercâmbio eletrónico de dados EDI.

EDI ACADEMY VOL. I

EDI ACADEMY VOL. I

Neste primeiro e-Books o enfoque foi dado na parte didática e informativa do EDI.

EDI ACADEMY VOL. II

EDI ACADEMY VOL. II

Apresentamos as características e vantagens de dois componentes fundamentais para a implementação de uma plataforma de transferência eletrônica de dados.

EDI ACADEMY VOL. III

EDI ACADEMY VOL. III

Falaremos sobre os diferentes tipos de soluções que permitem que você aproveite os benefícios da tecnologia EDI possibilitando que você se conecte com qualquer parceiro de negócio.

EDICOM News

Novas mensagens EDI a ter em conta na supply chain

Otimize a supply chain da sua empresa através das mensagens EDI definidas na Bussines Requeriments Specification (BRS).

O Business@Mail estreia um novo design e funções avançadas

A plataforma de comunicação que automatiza o envio e entrega de documentos eletrónicos de forma segura.

O que significa paperless? Muito mais do que o fim do papel

Paperless tornou-se uma condição sine qua non na garantia da sobrevivência das empresas. Analisamos os motivos.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.