Cumprimento global com a nossa plataforma de faturação eletrónica

Simplificamos a adaptação dos seus sistemas de informação aos requisitos sobre fatura eletrónica vigentes em todos os países onde a sua empresa opera.

Fatura eletrónica e cumprimento fiscal a partir de uma única plataforma de comunicações

A EDICOM mantém um observatório permanente sobre os diferentes modelos de faturação eletrónica a nível internacional. Selecione o país onde pretende operar e forneceremos os critérios técnicos e legais que deve ter em conta para emitir faturas eletrónicas.

Clique num país para obter mais informações.

Aceda ao nosso calendário digital de faturação eletrónica e VAT Compliance

Mantenha-se a par e prepare a sua empresa para 2024/2025!

 

Conheça as datas importantes sobre a entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica em todo o mundo. Atualizado pelos nossos especialistas, poderá saber a qualquer momento quais são as mudanças e as novidades mais importantes.

Perfil pessoal, alertas de notificação configuráveis sobre deadlines de uma região ou de determinado país, contacto direto com especialistas de cada país ou região, recursos concretos para cada país…

Evolução da fatura eletrónica nas diferentes regiões do mundo

A faturação eletrónica evoluiu de forma diferente nas diferentes regiões do mundo, impulsionada por uma combinação de regulações normativas, requisitos de cumprimento fiscal e esforços por melhorar a eficiência empresarial. Apesar das variações regionais, a tendência geral é rumo a uma maior adoção e standardização para facilitar os processos de faturação eletrónica em todo o mundo.

 

Fatura eletrónica na Europa

Na União Europeia, a Diretiva 2014/55, publicada a 16 de abril de 2014, estabelece um padrão europeu para a faturação eletrónica que assegura a interoperabilidade entre os diferentes estados-membros e, por conseguinte, facilita a contratação pública e o comércio eletrónico transfronteiriço.

Atualmente, a maioria dos estados-membros implementou a faturação eletrónica B2G de forma obrigatória. Outros estão em vias de o fazer.

Nos últimos anos, começaram a proliferar os modelos obrigatórios de faturação eletrónica B2B, cujo objetivo é digitalizar as transações entre empresas.

Fatura eletrónica na América Latina e América do Norte

A América Latina é a região mais avançada na implementação da fatura eletrónica. Lá, este sistema tornou-se numa ferramenta para melhorar o controlo fiscal e mitigar os elevados índices de evasão fiscal. Em países com a dimensão do México, o Brasil ou Chile, o documento eletrónico já é utilizado em 100% das operações comerciais.

Relativamente aos Estados Unidos, a Business Payments Coalition, juntamente com a Reserva Federal, está a testar um sistema standardizado de intercâmbio eletrónico de documentos B2B. A Digital Business Networks Alliance é a entidade jurídica encarregue de supervisionar a nova rede de intercâmbio eletrónico. Baseia-se no intercâmbio de faturas eletrónicas através de um modelo de rede de quatro esquinas, em que os documentos eletrónicos são enviados e recebidos através de pontos de acesso que ligam aos utilizadores da rede.

Fatura eletrónica na Ásia-Pacífico

A adoção da faturação eletrónica na região Ásia-Pacífico varia segundo os países. Alguns países da APAC, como Singapura e a Austrália, registaram progressos significativos na adoção da faturação eletrónica através da implementação de quadros e iniciativas nacionais para promover o seu uso.

Outros países, como a Malásia, irão implementar a faturação eletrónica B2B obrigatória a partir de agosto de 2024, de forma escalonada.

Entre os modelos mais utilizados pelos países asiáticos, o Peppol está a ganhar terreno. O Peppol pode ser utilizado para o intercâmbio de documentos eletrónicos no Japão, em Singapura, na Austrália e na Nova Zelândia.

Fatura eletrónica no Médio Oriente e no Norte de África

Nos últimos anos, foram lançadas várias iniciativas e projetos na região MENA para promover a adoção da faturação eletrónica e agilizar os processos de faturação. Estas iniciativas são impulsionadas tanto pelos esforços dos governos para modernizar os sistemas fiscais como pelas necessidades das empresas de melhorar a sua eficiência operativa.

O Egito e o Reino da Arábia Saudita são os países mais avançados na implementação da faturação eletrónica. Outros países, como os Emirados Árabes Unidos, o Omã e o Barém, estão a seguir o caminho da Arábia Saudita e já estão a trabalhar nas suas regulações e quadros de faturação eletrónica.

Fatura eletrónica em África

Nos últimos anos, a grande maioria dos países africanos iniciou projetos para a transição digital das suas administrações. Não existe uma legislação continental que normalize o uso da faturação eletrónica no continente.

No entanto, há um modelo de implementação predominante em toda a África, o sistema de Dispositivos Fiscais Virtuais (DFV). Os Dispositivos Fiscais Virtuais são sistemas eletrónicos conectados às administrações fiscais para o envio de faturas eletrónicas. Uganda, Zâmbia, Tanzânia, Chade, Ruanda ou Benim são alguns dos países que optaram pelo uso dos DFV.

Envie e receba todas as suas faturas sem problemas. Quer saber como?

Gira facilmente todas as suas necessidades de faturação eletrónica a partir de uma única ferramenta. A nossa plataforma simplifica todo o processo de emissão, envio, receção e armazenamento de qualquer documento de caráter fiscal.

Despeça-se dos processos manuais e mude para uma gestão de documentos mais ágil.

 

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio É preciso entrar na empresa Deve introduzir um número de telefone É necessário introduzir uma descrição Terá de introduzir a sua posição Aceite as condições

Porquê a plataforma de cumprimento global da EDICOM?

Simplifique as suas obrigações de cumprimento tributário e de faturação eletrónica a partir de uma única solução tecnológica através do envio de faturas e relatórios para qualquer administração pública ou organismo governamental, assim como para os seus partners comerciais.

Totalmente gerida

Totalmente gerida

A faturação eletrónica externalizada permite delegar à nossa equipa de especialistas todas as funções relacionadas com a manutenção e administração da sua solução.

Alto rendimento

Alto rendimento e SLA

A nossa plataforma gere mais de 800 milhões de transações eletrónicas por ano. Garantia apoiada pelo Service Level Agreement da EDICOM para os tempos de resposta e resolução de incidências.

Conformidade e escalabilidade

Conformidade e escalabilidade

A plataforma da EDICOM adapta-se às legislações de mais de 80 países e facilita a incorporação de novos requisitos técnicos nos países.

Segurança e confidencialidade

Segurança e confidencialidade

Aplicamos rigorosos controlos para garantir a segurança e a confidencialidade da informação, em total cumprimento das certificações internacionais mais estritas.

PEPPOL Access Point

Peppol Access Point

O EDICOM Peppol Access Point simplifica a ligação a toda a rede Peppol. Permite um acesso transparente e direto aos restantes pontos de acesso da rede.

Serviços de confiança qualificados

Serviços de confiança qualificados

Somos um fornecedor de serviços de confiança na Europa, no México e na Colômbia para a assinatura ou identificação eletrónica, assim como para o armazenamento e entrega certificada de documentos eletrónicos.

Serviços geridos: Administramos a sua plataforma de faturação eletrónica

Administrar uma plataforma de faturação eletrónica pode chegar a supor uma dedicação importante, dependendo do volume e da complexidade da solução. A gestão de erros, a configuração de novos clientes ou a realização de testes envolvem tarefas adicionais que devem ser realizadas.

Por isso, na EDICOM, habilitamos serviços geridos para que não tenha de se preocupar com essas tarefas. Os nossos técnicos especializados encarregam-se de monitorizar e administrar a sua instalação, resolvendo qualquer incidência para que a sua empresa não pare.

Para que possa centrar-se no que realmente importa. O seu negócio.

Como aborda a EDICOM um projeto de faturação eletrónica internacional?

Dispomos de uma equipa de especialistas, tanto a nível geográfico como do tipo de solução, para oferecer a cada cliente a proposta que melhor se ajusta às suas necessidades. O conhecimento sobre faturação eletrónica global e a experiência na gestão deste tipo de projetos tornam a EDICOM o sócio tecnológico ideal.

 

1

Análise das necessidades

Analisamos consigo os países em que opera e a magnitude do projeto segundo as necessidades da sua empresa.

2

Requisitos internacionais

Um especialista da EDICOM explica os requisitos exigidos pelas autoridades tributárias de cada um dos países em que tem atividade.

3

Proposta de integração

Trabalhamos de forma conjunta para preparar uma proposta de integração de dados que seja capaz de extrair uma só estrutura de dados do sistema de gestão e a EDICOM gera qualquer formato de fatura eletrónica exigido por qualquer país.

4

Implementação da plataforma

A EDICOM realiza a integração entre os sistemas de gestão da sua empresa e a plataforma de faturação eletrónica internacional, além de parametrizar e configurar os ambientes de utilizador.

5

Testes e provas

Realizam-se as verificações necessárias antes da entrada em produção para confirmar que o intercâmbio eletrónico de dados se realiza de forma adequada e em conformidade com os requisitos definidos.

6

Entrada em produção

Ativa-se o ambiente de produção e começa-se a emitir as faturas eletrónicas cumprindo as normativas dos países definidos no projeto.

Otimize os seus processos de contas a pagar e contas por cobrar

Utilize a tecnologia EDI para transformar os seus processos financeiros. A automatização de contas a pagar e contas por cobrar pode ajudar a obter informação valiosa para melhorar a sua atividade.

Porquê automatizar as contas a pagar?

  • Melhora a eficiência, acelera os tempos de processamento e reduz os erros, assegurando que os seus registos financeiros são mais precisos e fiáveis.

  • Reduz significativamente os custos associados ao processamento manual, minimizando o risco de comissões por atraso nos pagamentos, pagamentos duplicados e erros dispendiosos.

  • Pode gerir as faturas e os pagamentos com maior rapidez, reduzindo os tempos de resposta, o que se traduz numa melhoria das relações com os fornecedores.

  • Cumprimento dos requisitos normativos, como as leis fiscais e as normativas de auditoria, e melhoria da segurança da informação.

Porquê automatizar as contas por cobrar?

  • Acelera o ciclo de conversão de dinheiro, agilizando o processo de fatura à cobrança.

  • Elimina tarefas manuais que consomem tempo, como a impressão e o envio de faturas, a introdução de dados e os ajustes.

  • Proporciona aos seus clientes uma experiência cómoda e sem problemas.

  • Minimiza os erros, automatizando a criação de faturas, assegurando a introdução de dados precisos e mantendo uma base de dados centralizada para facilitar o acesso e a recuperação da informação.

Integre 100% dos seus processos com o nosso portal web para fornecedores

Automatize a receção de todas as suas faturas eletrónicas. Envie ordens de compra e integre faturas de fornecedores que não dispõem de uma solução de intercâmbio eletrónico de dados.

Envio de documentos eletrónicos para 100% dos seus partners comerciais

Integre a emissão de documentos (faturas, ordens de compra, recibos de vencimento, etc.) para clientes, funcionários e qualquer outro sócio comercial com os seus sistemas de gestão.

Os nossos especialistas falam sobre a fatura eletrónica nos diferentes países do mundo

Descubra diferentes enfoques, normativas e melhores práticas sobre a fatura eletrónica em vários países do mundo. Estes vídeos facultam informação valiosa para que possa conhecer as últimas tendências e estratégias no âmbito da faturação eletrónica a nível internacional.

 

Faturação eletrónica na Malásia

Faturação eletrónica em Israel

Fatura eletrónica em Portugal

Faturação eletrónica na Roménia

Perguntas frequentes sobre EDI e facturação electrónica

Perguntas frequentes sobre EDI e facturação electrónica

Últimos webinars sobre faturação eletrónica

Conheça as opiniões de especialistas sobre projetos de faturação eletrónica, as melhores práticas e as últimas tendências.

 

Fatura eletrónica em Espanha

Os especialistas da EDICOM e o Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital irão ajudar a entender os pontos chave do novo sistema de faturação B2B, a automatizar processos e a cumprir os requisitos da Lei “Crea y Crece”.

Faturação eletrónica na Roménia

A partir de 1 de janeiro de 2024, a faturação eletrónica entre empresas será obrigatória na Roménia através da plataforma RO e-Fatura.

Fatura eletrónica na Europa

Nos últimos meses, vários países anunciaram a sua intenção de impor a faturação eletrónica B2B a todas as empresas. Alguns deles já publicaram legislação e especificações técnicas.

Fatura eletrônica na América Central

Os nossos especialistas em cada país apresentarão as características dos sistemas e as suas novidades para os próximos meses.

Fatura eletrónica na Malásia

Veja este webinar, em colaboração com a Deloitte, onde explicamos como simplificar a implementação do seu projeto de fatura eletrónica na Malásia.

Fatura eletrónica na Arábia Saudita

O projeto de faturação eletrónica na Arábia Saudita denomina-se FATOORAH e aplica-se no âmbito das relações B2B, B2C e B2G.

Últimas notícias sobre a fatura eletrónica no mundo

Faturação eletrónica dos EUA: rede de intercâmbio interoperável DBNAlliance

Os participantes no projeto-piloto para a troca de faturas eletrónicas criaram a Aliança de Redes de Negócios Digitais

Como funciona o Regime de Fatura Eletrónica Online - FEL da Guatemala

Explicamos-lhe todos os detalhes sobre o novo sistema de faturação eletrónica FEL

Ucrânia: O reporte eletrónico SAF-T será obrigatório em 2025

Conheça os requisitos obrigatórios na Ucrânia sobre o SAF-T e a fatura fiscal (Tax Invoice)

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

general.form.error.email

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.