Características da fatura eletrónica na Dinamarca

Na Dinamarca, a fatura eletrónica é obrigatória apenas no setor público desde 2005, quer para as administrações públicas quer para os seus fornecedores. 

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Erhvervsstyrelsen

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

Desde 2005, é obrigatório tanto para as autoridades governamentais dinamarquesas como para os seus fornecedores o uso de faturas eletrónicas no Formato nacional através da rede nacional NemHandel.

Formato da fatura

Formato da fatura

Peppol BIS 3.0 y OIOUBL.

Assinatura digital

Assinatura digital

Não obrigatória.

Armazenamento

Armazenamento

10 anos.

Links de interesse

Links de interesse

https://danishbusinessauthority.dk/ 

Lei de Contabilidade

Lei de Contabilidade

Os requisitos da Lei de Contabilidade para os sistemas de contabilidade digital entrarão em vigor de forma escalonada nos próximos anos. De momento, no dia 1 de fevereiro de 2023 entram em vigor os requisitos para os sistemas de contabilidade padrão digital. O dia 31 de outubro de 2023 é a data limite para que os sistemas padrões digitais que pretendam estar registados para o dia 1 de janeiro de 2024 o notifiquem à Autoridade Comercial Dinamarquesa.

Estima-se que as empresas deverão cumprir a declaração digital a partir de 1 de julho de 2024.
 

Precisa de saber mais sobre a fatura eletrónica na Dinamarca?

Contacte um dos nossos especialistas em facturação electrónica.

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio É preciso entrar na empresa Deve introduzir um número de telefone Selecionar um prefixo válido Aceite as condições

A enviar

Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.

Obrigado por enviar os seus dados!

Perguntas frequentes

A rede Nemhandel é a plataforma dinamarquesa para enviar e receber documentos comerciais eletrónicos. Os destinatários de faturas eletrónicas devem estar registados na plataforma e ter um número de destinatário (número GLN/EAN). 

Sim, desde 2020, todas as Administrações Públicas devem ser capazes de receber faturas quer no formato nacional OIOUBL quer no formato europeu PEPPOL BIS 3.

O ficheiro OIOUBL, ou Offentlig Information Online – Universal Business Language, é um dos padrões usados na Dinamarca para intercambiar documentos com o setor público e privado. Trata-se de um ficheiro XML estruturado. Os requisitos atuais para o envio de faturas eletrónicas baseiam-se no padrão UBL versão 2.0. O padrão Peppol coexiste com o OIOUBL na Dinamarca.
 

A Lei de Contabilidade estabelece os requisitos gerais para a contabilidade das empresas. A nova Lei de Contabilidade (Lei n.º 700 de 14 de maio de 2022) substitui a Lei de Contabilidade anterior de 1999.

A obrigação de contabilidade aplica-se basicamente a todas as empresas comerciais estabelecidas na Dinamarca com atividades comerciais realizadas na Dinamarca.
 

Conteúdo Relacionado

Notícias sobre a faturação eletrónica na Dinamarca

A Dinamarca moderniza a sua Lei de Contabilidade para promover a digitalização da contabilidade

A novalei obriga as empresas dinamarquesas a apresentar os seus relatórios anuais a partir de janeiro de 2024
Uma solução de fatura eletrónica. Múltiplos benefícios.
Contacte os nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas sobre como se adaptar a qualquer sistema de faturação eletrónica no mundo.

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

Falamos?