Características da faturação eletrónica na Arábia Saudita

A Arábia Saudita está em plena implementação do seu novo projeto de fatura eletrónica chamado FATOORAH. O projeto de faturação eletrónica na Arábia Saudita aplica-se no âmbito das relações B2B, B2C e B2G.  A Autoridade Fiscal saudita Zakat, Tax and Custom Authority – ZATCA, estabeleceu duas fases para o seu processo de massificação, sendo obrigatório o uso da fatura eletrónica a partir de dezembro de 2021. 

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

A partir de 1 de janeiro de 2023, os contribuintes obrigados a faturar eletronicamente e a estabelecer uma ligação à ZATCA são os que têm receitas sujeitas a IVA em 2021, superiores a 3 mil milhões de riais sauditas.

A partir de 1 de Julho de 2023, os contribuintes obrigados a ligarem-se à ZATCA são aqueles com um rendimento sujeito ao IVA superior a 500 milhões de riales sauditas.

A partir de 1 de outubro de 2023, os contribuintes obrigados a conectar-se à ZATCA são aqueles cujas receitas sujeitas a IVA superem os 250 milhões de riais sauditas durante 2021 ou 2022.

A partir de 1 de Novembro de 2023, os contribuintes obrigados a conectar-se à ZATCA são aqueles cujas receitas sujeitas a IVA superem os 150 milhões de riais sauditas durante 2021 ou 2022.

A partir de 1 de janeiro de 2024, os contribuintes obrigados a conectar-se à ZATCA são aqueles cujas receitas sujeitas a IVA superem os 70 milhões de riais sauditas durante 2021 ou 2022

Armazenamento

Armazenamento

As faturas devem ser arquivadas eletronicamente juntamente com os seus dados associados durante 6 anos.  

Formato da fatura

Formato da fatura

Fase 1: Só poderão ser emitidas faturas eletrónicas, mas não há um formato específico.
Fase 2: UBL- XML ou PDF com XML incorporado

Controlo fiscal

Control fiscal

Fase 1: Não há nenhum tipo de controlo fiscal. 
Fase 2: Para que as faturas sejam válidas, devem incluir um código único denominado Universally Unique Identifier (UUID) gerado e assinado pelo portal da ZATCA. 

Formato de impressão

Formato de impressão

Fase 1: As faturas eletrónicas B2C têm de incluir código QR, e voluntário para as faturas B2B2G. 
Fase 2: As faturas eletrónicas B2B2G impressas devem incluir o código QR, que o utilizador final pode utilizar para verificar a autenticidade das faturas.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Tax and Custom Authority – ZATCA

Assinatura digital

Assinatura digital

Fase 1: Não é obrigatória
Fase 2: Só é obrigatória no âmbito B2C. 

Precisa de saber mais sobre a fatura eletrónica na Arábia Saudita?

Contacte um dos nossos especialistas em facturação electrónica.

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio É preciso entrar na empresa Deve introduzir um número de telefone Selecionar um prefixo válido Aceite as condições

A enviar

Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.

Obrigado por enviar os seus dados!

Conteúdo Relacionado