Características da faturação eletrónica no Chile

Foi o país pioneiro no desenvolvimento de um sistema de e-Fatura no ano 2003. As suas bases serviram para o desenvolvimento de outros sistemas latino-americanos consolidados, como o do Brasil ou do México. Apesar de ser o precursor, só em 2014, quando o Servicio de Impuestos Internos (SII) iniciou o seu processo de massificação, que terminou em fevereiro de 2018, com a incorporação das microempresas rurais. Nesse período produziu-se a substituição dos documentos físicos ou de papel pelos diferentes Documentos Tributários Eletrónicos (DTE) contemplados pela legislação.

Autoridade tributária

Autoridade tributária

Servicio de Impuestos Internos (SII). A faturação eletrónica está regulada pelo SII e é a autoridade encarregue de habilitar os contribuintes como emissores e recetores de DTE.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

 A fatura eletrónica é obrigatória para 100% das empresas, tanto para emissores como recetores.

Trâmites administrativos

Trâmites administrativos

É necessário um processo de postulação prévio para a certificação como emissor eletrónico e é necessário obter o certificado digital. Após a postulação, o contribuinte deve efetuar um processo de certificação, onde lhe será habilitado um ambiente de testes para simulações e intercâmbios de informação. O SII irá comprovar a correta geração e receção dos documentos. Depois de cumpridos todos os requisitos, o SII procede ao registo como emissor de DTE. 

 

Formato da fatura

Formato da fatura

Documento Tributário Eletrónico (DTE), formato estruturado XML. No Chile, os DTE obrigatórios mais relevantes são: Faturas, faturas não afetas ou isentas, faturas de compra, liquidações de fatura, notas de débito, notas de crédito, declarações de expedição, faturas de exportação, notas de crédito de exportação e notas de débito de exportação.

Assinatura digital

Assinatura digital

A assinatura digital é obrigatória, deve ser aplicada com um certificado digital proprietário e em formato XMLDsig.

Controlo fiscal

Controlo fiscal

O contribuinte administra Códigos de Autorização de Folhas (Códigos de Autorización de Fólios), que incorpora ao emitir as faturas eletrónicas. O CAF incorpora um código privado para encriptar o selo eletrónico gerado a partir de uma cadeia de dados predefinida que contém informação da fatura. Este selo facilita a validação do documento.

Formato de impressão

Formato de impressão

 Formato de impressão standardizado, deve incluir um código de barras PDF417. 

Armazenamento

Armazenamento

 É obrigatório o armazenamento das faturas durante 6 anos tanto para emissor como para recetor. 

Resumo de compras/vendas

Resumo de compras/vendas

O SII substituiu a declaração dos Livros de Compras e Vendas com a declaração mensal através do documento F29 que o próprio SII envia para as empresas, para sua ratificação.

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Como funciona a fatura eletrónica no Chile?

A seguir, explicamos o processo de emissão e envio de Documentos Tributarios Electrónicos (DTE) em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Servicio de Impuestos Internos (SII).
1

Emissão e validação

Obtenção dos dados necessários do ERP do cliente para a geração do DTE no padrão XML, estabelecido pelo SII, e aplicação de mecanismos de validação de dados para controlar que contêm a informação necessária.

2

CAF e assinatura eletrónica

Às faturas é atribuído um CAF (Código de Autorização de Folhas) segundo o intervalo correspondente ao número de folha utilizado e é aplicada a assinatura digital ao documento XML estruturado.

3

Envio para o destino

Após a validação do DTE declarado perante o SII, a EDICOM procede ao envio automático dos DTE para cada destinatário, através de canais de comunicação seguros e fiáveis (VAN privada, gateway EDI, https, sftp, x400, OFTP, AS2, AS4...).

4

Armazenamento eletrónico

Arquivamento eletrónico das faturas com totais garantias de segurança e acessibilidade durante um período legal de 6 anos e geração do formato impresso conforme as regras técnicas exigidas pelo SII.

Perguntas frequentes sobre a fatura eletrónica no Chile

Aqui, ajudamos a esclarecer algumas das perguntas mais comuns em relação à faturação eletrónica no Chile.

Um Documento Tributário Eletrónico (DTE) é um documento eletrónico que apoia as operações comerciais e tributárias como faturas, notas de crédito e débito, declarações de expedição, entre outros, e é válido legalmente.
 

  • É necessário um processo de postulação prévio para a certificação como emissor eletrónico.
  • Contar com um certificado digital.
  • Deve-se enviar para o SII um exemplar de cada documento tributário eletrónico que o contribuinte emita.
  • Além dos documentos tributários emitidos, é necessário enviar mensalmente para o SII a informação Eletrónica de Compras e Vendas.
  • Tanto a fatura em si como a sua representação impressa devem sempre conter um nome que certifique que são eletrónicas.
  • Deve conter a assinatura digital (formada por um conjunto de caracteres encriptados que permitem ao recetor verificar a autenticidade da origem ou o emissor da fatura, e a integridade do documento). 
  • Deve conter a data e hora da assinatura digital
  • Deve conter um selo eletrónico SII, que permite a validação do documento.
  • O emissor obtém intervalos de folhas autorizadas (CAF) que utilizará para emitir os DTE

A autenticidade de uma fatura eletrónica é verificada através da assinatura digital do emissor e da validação do SII.
 

No Chile, os Documentos Tributários Eletrónicos obrigatórios mais relevantes são: Faturas, faturas não afetas ou isentas, faturas de compra, liquidações de fatura, notas de débito, notas de crédito, declarações de expedição, faturas de exportação, notas de crédito de exportação e notas de débito de exportação.
 

As faturas eletrónicas no Chile podem ser reclamadas pelo destinatário num prazo máximo de 8 dias desde a sua receção pelo SII. Após os 7 dias sem que se tenha efetuado qualquer ação sobre o documento eletrónico, entende-se que a fatura foi aceite irrevogavelmente. Para consultar a informação sobre as faturas reclamadas é necessário que o emissor disponha de uma solução que se conecte ao SII para ter conhecimento do que ocorre com as suas faturas eletrónicas.
 

Ao não ter recebido as faturas por parte dos fornecedores, as empresas não podem rever e corroborar os dados. Se o prazo de oito dias tiver expirado, o SII valida a fatura automaticamente e incorpora-a na proposta F29 de declaração de IVA. Obviamente, a discordância dos dados com o SII implica discrepâncias no F29.

A solução da EDICOM deteta as incoerências entre o Formulário 29 e os DTE recebidos através de um cotejo diário e automatizado das faturas emitidas pelos fornecedores ao SII. A própria solução cruza a informação das faturas no ERP do cliente com a informação de faturas recebidas pelo SII para comprovar a concordância. Caso detete que uma fatura se encontra no SII, mas não no ERP, emite um alerta.
 

O recibo eletrónico é o comprovativo de compra de um bem ou serviço que o consumidor final recebe. Cada recibo eletrónico gerado deve ser enviado no prazo máximo de uma hora para o SII. Além dos recibos eletrónicos, os contribuintes devem gerar uma declaração mensal de compras e vendas que o próprio SII envia para as empresas, para respetiva ratificação.
 

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