Autoridade tributária
Servicio de Impuestos Internos (SII). A faturação eletrónica está regulada pelo SII e é a autoridade encarregue de habilitar os contribuintes como emissores e recetores de DTE.
Automatize o seu processo de emissão e receção de Documentos Tributarios Electrónicos (DTE) no Chile.
Foi o país pioneiro no desenvolvimento de um sistema de e-Fatura no ano 2003. As suas bases serviram para o desenvolvimento de outros sistemas latino-americanos consolidados, como o do Brasil ou do México. Apesar de ser o precursor, só em 2014, quando o Servicio de Impuestos Internos (SII) iniciou o seu processo de massificação, que terminou em fevereiro de 2018, com a incorporação das microempresas rurais. Nesse período produziu-se a substituição dos documentos físicos ou de papel pelos diferentes Documentos Tributários Eletrónicos (DTE) contemplados pela legislação.
Servicio de Impuestos Internos (SII). A faturação eletrónica está regulada pelo SII e é a autoridade encarregue de habilitar os contribuintes como emissores e recetores de DTE.
A fatura eletrónica é obrigatória para 100% das empresas, tanto para emissores como recetores.
É necessário um processo de postulação prévio para a certificação como emissor eletrónico e é necessário obter o certificado digital. Após a postulação, o contribuinte deve efetuar um processo de certificação, onde lhe será habilitado um ambiente de testes para simulações e intercâmbios de informação. O SII irá comprovar a correta geração e receção dos documentos. Depois de cumpridos todos os requisitos, o SII procede ao registo como emissor de DTE.
Documento Tributário Eletrónico (DTE), formato estruturado XML. No Chile, os DTE obrigatórios mais relevantes são: Faturas, faturas não afetas ou isentas, faturas de compra, liquidações de fatura, notas de débito, notas de crédito, declarações de expedição, faturas de exportação, notas de crédito de exportação e notas de débito de exportação.
A assinatura digital é obrigatória, deve ser aplicada com um certificado digital proprietário e em formato XMLDsig.
O contribuinte administra Códigos de Autorização de Folhas (Códigos de Autorización de Fólios), que incorpora ao emitir as faturas eletrónicas. O CAF incorpora um código privado para encriptar o selo eletrónico gerado a partir de uma cadeia de dados predefinida que contém informação da fatura. Este selo facilita a validação do documento.
Formato de impressão standardizado, deve incluir um código de barras PDF417.
É obrigatório o armazenamento das faturas durante 6 anos tanto para emissor como para recetor.
O SII substituiu a declaração dos Livros de Compras e Vendas com a declaração mensal através do documento F29 que o próprio SII envia para as empresas, para sua ratificação.
Contacte um dos nossos especialistas em fatura eletrónica.
Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.
Obtenção dos dados necessários do ERP do cliente para a geração do DTE no padrão XML, estabelecido pelo SII, e aplicação de mecanismos de validação de dados para controlar que contêm a informação necessária.
Às faturas é atribuído um CAF (Código de Autorização de Folhas) segundo o intervalo correspondente ao número de folha utilizado e é aplicada a assinatura digital ao documento XML estruturado.
Após a validação do DTE declarado perante o SII, a EDICOM procede ao envio automático dos DTE para cada destinatário, através de canais de comunicação seguros e fiáveis (VAN privada, gateway EDI, https, sftp, x400, OFTP, AS2, AS4...).
Arquivamento eletrónico das faturas com totais garantias de segurança e acessibilidade durante um período legal de 6 anos e geração do formato impresso conforme as regras técnicas exigidas pelo SII.
Um Documento Tributário Eletrónico (DTE) é um documento eletrónico que apoia as operações comerciais e tributárias como faturas, notas de crédito e débito, declarações de expedição, entre outros, e é válido legalmente.
A autenticidade de uma fatura eletrónica é verificada através da assinatura digital do emissor e da validação do SII.
No Chile, os Documentos Tributários Eletrónicos obrigatórios mais relevantes são: Faturas, faturas não afetas ou isentas, faturas de compra, liquidações de fatura, notas de débito, notas de crédito, declarações de expedição, faturas de exportação, notas de crédito de exportação e notas de débito de exportação.
As faturas eletrónicas no Chile podem ser reclamadas pelo destinatário num prazo máximo de 8 dias desde a sua receção pelo SII. Após os 7 dias sem que se tenha efetuado qualquer ação sobre o documento eletrónico, entende-se que a fatura foi aceite irrevogavelmente. Para consultar a informação sobre as faturas reclamadas é necessário que o emissor disponha de uma solução que se conecte ao SII para ter conhecimento do que ocorre com as suas faturas eletrónicas.
Ao não ter recebido as faturas por parte dos fornecedores, as empresas não podem rever e corroborar os dados. Se o prazo de oito dias tiver expirado, o SII valida a fatura automaticamente e incorpora-a na proposta F29 de declaração de IVA. Obviamente, a discordância dos dados com o SII implica discrepâncias no F29.
A solução da EDICOM deteta as incoerências entre o Formulário 29 e os DTE recebidos através de um cotejo diário e automatizado das faturas emitidas pelos fornecedores ao SII. A própria solução cruza a informação das faturas no ERP do cliente com a informação de faturas recebidas pelo SII para comprovar a concordância. Caso detete que uma fatura se encontra no SII, mas não no ERP, emite um alerta.
O recibo eletrónico é o comprovativo de compra de um bem ou serviço que o consumidor final recebe. Cada recibo eletrónico gerado deve ser enviado no prazo máximo de uma hora para o SII. Além dos recibos eletrónicos, os contribuintes devem gerar uma declaração mensal de compras e vendas que o próprio SII envia para as empresas, para respetiva ratificação.
Os requisitos técnicos e legais para a faturação eletrónica são diferentes em cada país. Se desejar conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de qualquer país em particular, escolha um país da lista pendente.
Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.