Características da facturação electrónica na Rússia

O desenvolvimento da fatura eletrónica na Rússia é especialmente notável em setores como os de venda a retalho, farmacêutico ou automação. As grandes e médias empresas apostam cada vez mais num sistema que estabelece algumas restrições, como o uso de padrões XML etiquetados em russo, o requisito de usar fornecedores locais para gerir o envio dos documentos ou a integração com a autoridade tributária russa através da troca de diferentes ACK.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

Não existe obrigatoriedade. A utilização da fatura eletrónica neste país é opcional e depende do acordo entre emissor e recetor.

Procedimentos administrativos

Procedimentos administrativos

As empresas devem contratar os serviços de um operador EDI autorizado e obter um certificado digital emitido por uma A.C. Russa.

Formato da fatura

Formato da fatura

A fatura eletrónica na Rússia cria-se a partir de um ficheiro estruturado XML com etiquetas em russo, regulado pela autoridade tributária.

Assinatura eletrónica

Assinatura eletrónica

Todas as faturas devem ser assinadas utilizando um certificado expedido por uma autoridade de certificação russa e um sistema exclusivo de criação de assinaturas eletrónicas.

Armazenamento

Armazenamento

O armazenamento é responsabilidade do operador autorizado e realiza-se tanto para os documentos emitidos como para os recebidos durante um período não inferior a 4 anos.

Controlo fiscal

Controlo fiscal

A emissão de faturas deve fazer-se através de operadores autorizados.

O sistema russo exige a troca de uma série de avisos de receção entre estes operadores, que são auditados periodicamente pela autoridade tributária russa. O sistema russo estabelece a necessidade de acreditar e documentar eletronicamente a relação comercial completa com os seguintes documentos:

  • Contrato
  • Guia de Remessa Certificado ou Ata de Prestação de Serviços
  • Fatura
  • Avisos de receção trocados pelos Operadores Autorizados

    Os requisitos técnicos e legais para a faturação eletrónica são diferentes em cada país.

    Se deseja conhecer os detalhes e as obrigações fiscais de qualquer país em particular, simplesmente clique no mapa ou escolha um país na lista pendente.

    Preparado para a fatura eletrónica?

    Comece o seu projeto com o fornecedor de fatura eletrónica líder na Europa

    Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.

    Selecione o seu país Aceite as condições

    A enviar

    Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.

    Obrigado por enviar os seus dados!