Faturação eletrónica

A Eslováquia avança no seu projeto de fatura eletrónica

Eslováquia fatura eletrónica

A partir de janeiro de 2022 será possível enviar as faturas eletrónicas para as administrações públicas na Eslováquia, graças à finalização da plataforma de comunicação do governo denominada IS EFA. 

A criação da plataforma IS EFA pressupõe um grande impulso para o uso da fatura eletrónica que permitirá ao Ministério das Finanças da República Eslovaca, em cooperação com a repartição de Contratação Pública, reduzir os custos administrativos, melhorar a eficiência e aumentar a transparência na administração pública.

Sistema de informação de faturação eletrónica eslovaco (IS EFA)

O governo eslovaco está a regular o envio de faturas eletrónicas para a Administração Pública. Para tal, introduziu uma solução de informação e comunicação: o sistema de informação de faturação eletrónica (IS EFA), através do qual irá gerir todas as transações. 

O principal objetivo do IS EFA é a aplicação da Diretiva 2014/55 / UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, sobre faturação eletrónica na contratação pública.

O Ministério das Finanças da República Eslovaca, em estreita cooperação com a Administração Pública, está a introduzir um processo unificado para a circulação eletrónica de faturas, com o objetivo de combater a fraude fiscal e agilizar a cobrança tributária.

Este novo sistema facilitará às empresas o cumprimento das suas obrigações fiscais e contribuirá para um sistema mais eficiente e transparente.

Fases da implementação do IS EFA

A Eslováquia propôs um plano para implementar as faturas eletrónicas, e a primeira fase já está em marcha. A implementação deste novo sistema será dividida em duas fases:

  • Fase 1 (Janeiro de 2022): Facturação electrónica voluntária.
  • Fase 2 (Abril de 2023): Facturação electrónica obrigatória a nível B2G.

A data de implementação da facturação electrónica nas áreas B2B, B2C e G2C está ainda pendente de confirmação pelo Ministério.

Como funciona a faturação eletrónica na Eslováquia para estrangeiros?

Relativamente a empresas ou profissionais estrangeiros, é importante destacar a obrigatoriedade do uso do e-mail para o envio e receção de todas as faturas eletrónicas no âmbito da Administração Eslovaca.

Tanto emissores como recetores de faturas devem transmitir os dados através do correio eletrónico foreign-invoice@einvoice@mfsr.sk.

Os eslovacos advertem que o assunto e o texto do e-mail serão ignorados, e que só será permitido um ficheiro anexo, supostamente a fatura. Quando a tiverem recebido, será verificada e agregada ao sistema manualmente, enviando-se depois a confirmação ou rejeição também por correio eletrónico.

Como tal, o correio eletrónico converte-se na única via de comunicação habilitada para enviar e receber faturas para entidades públicas eslovacas por parte de empresas estrangeiras.

Enviar faturas, contratos e outros documentos importantes por correio eletrónico tem os seus inconvenientes. O envio de dados confidenciais de forma não segura poderia colocar em risco a sua empresa, criando brechas de segurança que poderiam comprometer a sua informação financeira.

Serviço Business@Mail para o envio automático e seguro das faturas eletrónicas para a Eslováquia

O Business@Mail é uma solução da EDICOM que oferece maiores garantias, agilidade e controlo do que o envio por correio eletrónico convencional. 

Através de uma interface pensada para uma utilização simples e intuitiva, tanto emissores como recetores podem pré-visualizar e transferir documentos de uma forma prática e segura.

É importante destacar que o serviço Business@Mail permite automatizar o envio de e-mails, ajudando a otimizar os processos administrativos.

Com esta solução poderá enviar as faturas através do e-mail de uma forma imediata e segura, graças aos canais confidenciais da EDICOM.

Outro aspeto que merece especial atenção é que o Business@Mail oferece rastreabilidade total dos documentos enviados, informando o emissor se a mensagem chegou ao seu destino ou se se consultou ou transferiu a fatura.

Independentemente do sistema de gestão que utilizar, a solução Business@Mail integra-se em todos os sistemas.

Definitivamente, se tiver de gerir algum tipo de fatura junto da Administração Pública da Eslováquia, tendo em conta a obrigatoriedade de comunicação exclusivamente por e-mail, o Business@Mail é uma solução muito mais segura e eficaz do que o correio eletrónico convencional.

 

EDICOM coordinates GOVEIN2019 project (Action No: 2019-EU-IA-0046)

GOVEIN 19 EDICOM

*The contents of this publication belong solely to EDICOM GROUP and do not necessarily reflect the opinion of the European Union.

Gostaria de saber mais sobre Faturação eletrónica em Portugal?

Conte-nos o seu projeto. A nossa equipa de consultores de Portugal entrará em contacto consigo em menos de 24 horas para esclarecer qualquer questão.
Contacte a EDICOM Portugal

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Alemanha: Introdução da fatura eletrónica B2B entre empresas

A fatura eletrónica B2B na Alemanha poderá ser obrigatória a partir de janeiro de 2025

Como é a fatura eletrónica na Bolívia

Saiba como funcionam as novas modalidades de faturação eletrónica na Bolívia.

Chaves para otimizar a gestão de contas a pagar

Saiba como a tecnologia EDI pode ajudar a otimizar os processos de receção de faturas de fornecedores na sua empresa.