EDICOM Peppol Access Point
A rede Peppol permite-lhe estabelecer ligações com organizações e administrações a nível internacional. A EDICOM é um Access Point certificado para operar através da rede Peppol.
Consolidação da contratação pública eletrónica transfronteiriça com a rede Peppol
As compras do Setor Público na União Europeia representam anualmente uma quantia de, aproximadamente, 2 mil milhões de euros. Calcula-se que os mais de 250.000 organismos que integram a UE gastam cerca de 14% do PIB na aquisição de serviços, obras e fornecimentos. Para gerir este complexo sistema de contratações com transparência e eficácia, a União Europeia lançou a Diretiva 2014/55/UE de e-Procurement, que exige que todos os organismos públicos dos diferentes países estejam preparados para utilizar um padrão eletrónico comum para a receção da fatura eletrónica.
É nesse contexto que nasce e se desenvolve o Peppol, um dos padrões para o intercâmbio de documentos eletrónicos que fomenta a interoperabilidade entre os seus intervenientes, a saber: AAPPs, fornecedores das AAPPs e prestadores de serviços de comunicação de dados, dentro do espaço europeu.
EDICOM acreditada como Peppol Access Point
Em 2015, a associação OpenPeppol certificou a EDICOM como Access Point. Além, disso, a EDICOM foi certificada como SMP para a implementação do seu serviço de publicação de metadados.
O EDICOM Access Point permite que as administrações e as entidades públicas europeias aderentes possam interagir com a sua comunidade de interlocutores e de fornecedores através de soluções integradas que automatizem o intercâmbio de todo o tipo de documentos eletrónicos.
Porquê o EDICOM Peppol Access Point?
O Peppol Access Point da EDICOM simplifica a conectividade com a rede Peppol, permitindo um acesso transparente e direto aos restantes Access Points da rede. A EDICOM oferece um nó de acesso à infraestrutura de “Pan European Public Procurement Online (Peppol) baseado em:
Objetivos do Peppol
A utilização de um padrão comum e interoperável com Peppol é essencial para conseguir um modelo de contratação público transfronteiriço. Através da plataforma Peppol, empresas e governos podem intercambiar faturas, ordens de compra, avisos de expedição, catálogos de preços, etc.
Melhoria da interoperabilidade na contratação eletrónica no setor público e promoção da transparência nas relações entre empresas privadas, governo e entidades públicas.
Automatização dos processos de negócio no setor público e privado, por igual.
Fomento da competitividade das empresas, especialmente as PME, em contexto global e transnacional.
Desenvolvimento de um mercado digital único.
Estado do e-Procurement na Europa
Conheça a situação das iniciativas para modernizar os sistemas de contratação pública que se estão a desenvolver na Europa e que têm como base a plataforma Peppol. Os objectivos da OpenPeppol estão ligados aos da Agenda Digital para a Europa 2020, que procura lançar as bases para um ecossistema empresarial mais sustentável e globalmente competitivo.
Benefícios do Peppol Network
Redução de custos
O Peppol é um padrão admitido numa grande quantidade de âmbitos da contratação pública em fase de expansão e adoção pelo conjunto das administrações públicas europeias. Com uma única solução acreditada é possível gerir as relações com várias administrações do conjunto de países do espaço europeu.
Interoperabilidade
A interligação entre os diferentes Access Point da rede está assegurada. Juntamente com a utilização de padrões reconhecidos no conjunto da União Europeia, tal converte esta plataforma numa garantia de acesso a qualquer interlocutor envolvido em processos de contratação pública ao abrigo do Peppol.
Automatiza os processos de gestão
O Peppol e EDI são uma porta aberta para a automatização. Os departamentos de vendas e administração reduzem a sua carga de trabalho e podem focar os seus esforços em tarefas que forneçam maior valor e eficiência.
Aumenta a competitividade
As empresas podem intercambiar dados automaticamente com interlocutores de diversos países. Depois de as empresas darem este salto tecnológico, continuam a desenvolver a sua estratégia de digitalização.
Como funciona o Peppol?
O Peppol envolve um conjunto de especificações concebidas para facilitar a contratação pública entre empresas e administrações, independentemente de onde se encontram ou dos sistemas que utilizam. A mensagem padrão adotada pela rede Peppol denomina-se Peppol-UBL,(Universal Business Language), e baseia-se na taxinomia XML. A infraestrutura Peppol compreende:
Países com iniciativas de e-Procurement baseadas em Peppol
Desde a sua criação, em 2008, que o uso do Peppol se foi expandindo por toda a Europa. Além das iniciativas da Comissão para obter a interoperabilidade transfronteiriça, como a Diretiva 2014/55/UE, muitos países impulsionaram as comunicações eletrónicas com este padrão no âmbito nacional.
Peppol na saúde pública italiana
A região Emilia-Romagna é a primeira em Itália a adotar o Peppol para a contratação pública. Desde janeiro de 2016 que as autoridades regionais podem enviar e receber faturas eletrónicas.
A rede Peppol na fatura eletrónica na Irlanda
As faturas eletrónicas no Setor Público na Irlanda devem ser enviadas e recebidas através da rede Peppol, por meio de um Peppol Access Point, dado que não se utilizará nenhuma plataforma central a nível nacional.
Padrão Peppol no setor público na Suécia
Em novembro de 2014, uma iniciativa no Setor Público sueco para promover a contratação pública sugeriu utilizar o Peppol para este efeito. A grande maioria das instituições públicas suecas já estão ligadas à rede, sendo obrigatório desde 2018.
Peppol no SNS (NHS) do Reino Unido
O Reino Unido está a implementar a estratégia de e-Procurement do seu Serviço Nacional de Saúde para o intercâmbio eletrónico de pedidos, faturas e avisos de expedição. Para tal, é obrigatório que o intercâmbio destes documentos entre o Serviço de Saúde britânico e os seus fornecedores se efetue de forma estandardizada através de Access Points ligados à rede Peppol, como a EDICOM.
O Peppol no comércio transfronteiriço na Norway
Desde 1 de julho de 2012, as entidades governamentais centrais do país recebem eletronicamente as faturas dos seus fornecedores utilizando um formato próprio que segue as especificações Peppol. Este formato denomina-se EHF, uma implementação nacional que segue as Peppol-BIS.
O Peppol no comércio transfronteiriço na Dinamarca
A sua plataforma nacional de fatura eletrónica está ligada ao Peppol para que os fornecedores estrangeiros possam intercambiar documentos com as instituições públicas dinamarquesas seguindo estes padrões.
Notícias de atualidade
A fatura eletrónica B2B em França
Grécia: fatura eletrónica B2B e B2G através de MyData
Como é a fatura eletrónica no Brasil? NF-e, NFS-e e CT-e
Envíenos sus datos de contacto y le contactaremos inmediatamente.
Contacte con uno de nuestros especialistas y aclare todas sus dudas sobre nuestras soluciones de integración de datos.