Portal web para clientes
Automatize a emissão de documentos para todos os seus clientes, tanto B2B como B2C. Simplifique a gestão e o envio em massa de faturas para os clientes que não dispõem de uma solução de integração de dados.
Fluxos de comunicação adaptados às suas necessidades
Estabeleça fluxos de comunicação personalizados com os seus clientes para o envio e a receção de documentos comerciais.
Conformidade legal com os regulamentos de faturação eletrónica
A solução adapta-se às exigências legais de qualquer legislação de fatura eletrónica, aplicando os requisitos técnicos em cada um dos países em que opera.
Projetos escaláveis e de rápida implementação
Inclusão rápida e fácil de novos clientes e documentos eletrónicos.
Envie documentos a 100% dos seus clientes de forma integrada e automatizada
O portal de clientes da EDICOM facilita a integração de clientes B2B sem solução EDI, assim como de clientes finais ou consumidores num contexto B2C.
Intercâmbio B2B de ordens de compra, faturas e mais.
Ofereça aos seus clientes B2B um portal para emitir ordens de compra e receber faturas, entre outros documentos, integrando sem esforço todas estas transações nos seus sistemas de gestão.
Envio automático de faturas para clientes sem solução EDI.
Envie faturas em massa para qualquer tipo de empresa, independentemente das suas capacidades tecnológicas. Esqueça a impressão e o envio de faturas em formato físico, poupando tempo e esforço.
Como funciona o portal web para clientes?
Tipos de fluxos de comunicação nas transações
O portal web para clientes permite estabelecer fluxos de comunicação bidirecionais e unidirecionais adaptados às suas necessidades, facilitando o envio de transações-chave como faturas e modelos mais complexos como ordens de compra e outros documentos.
Portal web unidirecional
Identificação dos clientes “Não EDI”
O fornecedor identifica, no seu ERP, os clientes não-EDI que pretende integrar através do portal.
Integração de mensagens
As faturas geradas a partir do ERP (ou qualquer documento destinado ao cliente) são publicadas no portal.
Entrega dos documentos
O portal EDI reconhece o destinatário da fatura e envia-lhe um mail notificando-o que o documento está disponível através de um link para a fatura.
Acesso do cliente
O cliente acede ao portal para consultar, transferir ou imprimir as suas faturas.
Portal web bidirecional
Publicação de dados-chave
O fornecedor utiliza os serviços de envio de mensagens EDI para publicar o catálogo de produtos e preços que costuma vender a cada cliente, normalmente com uma mensagem PRICAT.
Emissão de ordens de compra
Cada cliente tem um ambiente individualizado no portal.
Depois de aceder ao portal, o cliente tem uma visão dos produtos que costuma comprar ao fornecedor.
Integração de ordens de compra
As encomendas realizadas através do portal são integradas no ERP do fornecedor e ficam prontas para processamento e envio ao cliente.
Emissão e envio de faturas
Depois de processar a encomenda e gerar a fatura associada à ordem de compra no ERP do fornecedor, esta é publicada no ambiente do portal de cada cliente, notificando-o quando está disponível para consulta ou download.
Automatize o envio de todas as suas faturas
Confie na EDICOM para implementar um portal web para clientes para facilitar o envio dos seus documentos comerciais. Um fornecedor especializado em integração de dados e faturação eletrónica com projetos ativos em mais de 78 países.
Entraremos em contacto consigo para analisar as suas necessidades e definir a solução que melhor se adapta à sua empresa.
Quer saber mais sobre o portal web para clientes?
Fale com os nossos especialistas.
Se necessitar de mais informações sobre qualquer uma das nossas soluções, faculte-nos os seus dados e os nossos especialistas contactá-lo-ão o mais rapidamente possível, sem qualquer compromisso. Com a EDICOM, encontrará a solução que melhor se adapta à sua empresa, será um prazer falar consigo.
Business@Mail, a solução para enviar todas as suas faturas eletronicamente
Com esta solução, pode enviar 100% das suas faturas eletronicamente, de forma integrada e massiva a partir dos seus sistemas de gestão, inclusive para clientes sem solução EDI. Esta ferramenta foi concebida para automatizar o envio de qualquer documento, especialmente faturas, e está em conformidade com os requisitos de faturação eletrónica de cada região. Garante igualmente uma elevada segurança nas transações graças à infraestrutura robusta da plataforma EDICOM.
Integração ERP
A plataforma da EDICOM integra-se no seu sistema de gestão para a extração dos dados requeridos para a geração de qualquer documento eletrónico.
Emissão de documentos
Uma vez extraídos os dados necessários do sistema de gestão, a plataforma transforma-os na norma exigida em cada caso (XML, EDIFACT, X12...) para o seu envio.
Assinatura digital
No caso das faturas, a solução integra serviços de certificação, como a assinatura eletrónica, para garantir a integridade e a autenticidade de cada documento.
Envio de documentos
A EDICOM reconhece o destinatário de cada documento e publica-o no portal Business@Mail no seu formato eletrónico. As faturas são publicadas juntamente com uma representação visual em PDF das mesmas.
Notificação e download de documentos
O Business@Mail envia um e-mail a notificar o destinatário sobre a disponibilidade de documentos no portal. O destinatário acede, através do link da notificação, a um ambiente web seguro para a consulta e/ou o download de documentos.
Gestão de ACKs
O Business@Mail permite monitorizar a rastreabilidade completa de todos os seus envios através da geração de avisos com os quais é possível saber em cada momento em que estado se encontram os seus documentos.
Benefícios do portal web para clientes
Perguntas frequentes sobre o portal web de clientes
Com esta solução, pode alargar as vantagens da tecnologia EDI a clientes de menor volume, simplificando a troca de documentos sem que estes tenham de adotar sistemas EDI.
Que custo devem assumir os clientes que utilizam o portal para receber documentos como faturas?
O portal de clientes é uma solução web EDI financiada pela empresa promotora. Os clientes que utilizem o portal para receber documentos não terão de suportar quaisquer custos, seja pela implementação, seja pela utilização do portal.
O portal é seguro para a empresa promotora e os seus clientes?
Sim, o portal garante uma elevada segurança nas transações. É totalmente seguro, já que todo o fluxo de comunicações e os processos de integração se realizam através de redes privadas de intercâmbio eletrónico de dados e protocolos seguros adaptados à natureza dessas transações.
Que tipo de empresas se integram habitualmente com a empresa promotora através do portal de clientes?
Geralmente, integram-se empresas que fazem parte da cadeia de abastecimento do promotor e que não dispõem de uma solução adaptada aos seus sistemas de faturação. Estas empresas costumam ser de pequena ou média dimensão, e o portal pode também ser alargado a prestadores de serviços e credores com um volume de intercâmbio reduzido.
Para além das faturas, que outros documentos podem ser enviados aos clientes através do portal?
O portal foi concebido para o intercâmbio de documentos como faturas e ordens de compra. No entanto, também permite a implementação de fluxos de trabalho mais complexos, se o projeto assim o exigir, como a notificação de stocks, dados logísticos e notificações de receção de mercadorias.
Além das ordens de compra, que outros documentos o cliente pode enviar à empresa através do portal?
O portal permite ao cliente enviar não só ordens de compra, mas também outros documentos importantes, como certificados de retenção, avisos de pagamento e despachos, em função das necessidades da sua transação.
É possível configurar fluxos de documentos diferentes entre clientes diferentes?
Sim, o portal permite catalogar os clientes de acordo com as suas características e estabelecer diferentes fluxos de documentos adaptados às particularidades de cada relação comercial. Isto facilita a emissão e o tratamento de documentos em função do tipo de cliente.
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