Integre os nossos serviços de assinatura eletrónica

Integre os nossos serviços de assinatura eletrónica qualificada eIDAS nas suas ferramentas de gestão digital.

Trust Services Provider

Aplique processos de assinatura eletrónica nas suas aplicações

A EDICOM conta com as acreditações necessárias para fornecer serviços de assinatura eletrónica em conformidade com o Regulamento (UE) N.º 910/2014 do Parlamento e do Conselho Europeu.

O nosso centro de dados incorpora os mais avançados sistemas de emissão de assinatura eletrónica em conformidade com as especificações do regulamento eIDAS, permitindo a emissão da assinatura eletrónica avançada a partir de dispositivos seguros que são geridos e mantidos pela EDICOM.

EDICOM, prestador de serviços de confiança eletrónica na Europa

Um prestador de serviços de confiança conta com as acreditações pertinentes e a tecnologia adequada para prestar serviços específicos de identificação eletrónica como os que permite a assinatura eletrónica.

Os serviços brindados por este tipo de prestadores oferecem às pessoas físicas e jurídicas os mecanismos de identificação eletrónica segura que lhes permite realizar atividades onde a assinatura eletrónica substitui a manuscrita com idênticas garantias jurídicas.

Os tipos de assinatura eletrónica estão definidos na Diretiva 1999/93/CE, embora o seu reconhecimento tenha sido alargado e harmonizado através do regulamento eIDAS.

O regulamento eIDAS reconhece três tipos de assinatura eletrónica segundo o nível de segurança

Assinatura eletrónica simples

Assinatura eletrónica simples

É a mais simples e também a mais utilizada. A idoneidade da sua utilização será determinada pela natureza da transação, sendo válida em diversos contextos. Define-se como “os dados em formato eletrónico anexos a outros dados eletrónicos ou a eles associados de forma lógica, utilizados como meio de autenticação”.

Assinatura eletrónica avançada

Assinatura eletrónica avançada

É gerado a partir de um certificado electrónico reconhecido, emitido por um fornecedor acreditado que identifica o signatário, seja ele uma pessoa singular ou colectiva, através de chaves. Está ligado aos dados assinados, de modo a que qualquer modificação destes possa ser detectada, fornecendo garantias totais da integridade e autenticidade dos documentos assinados.

Assinatura eletrónica qualificada

Assinatura eletrónica qualificada

Está em conformidade com os requisitos técnicos da assinatura electrónica avançada. Além disso, uma assinatura electrónica gerada a partir de um certificado qualificado com um dispositivo seguro de criação de assinaturas, tal como uma ficha USB, cartão criptográfico ou dispositivo HSM, tais como os utilizados pelo serviço de assinatura do prestador de serviços de confiança EDICOM.

ECS “EDICOM Crypto Server”

“EDICOM CRYPTO SERVER (ECS)” é o serviço de assinatura de documentos eletrónicos a partir de certificados armazenados nos servidores da EDICOM.

Deste modo, a problemática associada ao uso de dispositivos seguros tipo Smartcards ou HSM é solucionada, recaindo no “ECS” a responsabilidade da gestão e segurança do dispositivo utilizado para a geração de assinaturas eletrónicas.

A EDICOM oferece a assinatura eletrónica qualificada a nível global

A EDICOM é um Prestador Qualificado de Serviços de Confiança acreditado na Europa, no México e na Colômbia.

A EDICOM oferece serviços de assinatura através dos seus dispositivos HSM para a implementação dos modelos mais complexos de assinatura, como a qualificada, que requerem a utilização de certificados reconhecidos e dispositivos seguros de criação de assinatura.

Os serviços de assinatura da EDICOM são prestados a partir dos seus próprios centros de dados com altos níveis de segurança, para a sua implementação em projetos críticos e com elevados volumes de documentos.

A EDICOM conta com uma infraestrutura tecnológica certificada a nível internacional por meio de diferentes normativas ISO para integrar os serviços de assinatura eletrónica reconhecida na nossa gama de soluções. À cobertura tecnológica acrescentamos a égide legal da Autoridade de Certificação noutros países onde operamos, como o México ou a Colômbia.

Trust Provider eIDAS

Trust Provider eIDAS

Os serviços prestados compreendem a expedição de certificados eletrónicos qualificados de assinatura e selo eletrónico, a expedição de validação cronológica eletrónica qualificada e a conservação destes selos.

EDICOM PSC no México

EDICOM PSC no México

Prestador de Serviços de Certificação acreditado pela Secretaria de Economia para a Emissão de Certificados Digitais de Assinatura Eletrónica, Emissão de Validação Cronológica Digital e para a “Conservação de Mensagens de Dados de Acordo com a norma NOM151”.

Entidade Certificada Digital na Colômbia

Entidade Certificada Digital na Colômbia

A EDICOM emite certificados conforme o estabelecido no artigo 30 da Lei 527 de 1999, na sua alteração pelo artigo 161 do Decreto Nacional 019 de 2012, no decreto 333 de 2014 e nos restantes regulamentos que os modifiquem ou complementem.

É programador? Incorpore serviços de assinatura nas suas soluções

O serviço de assinatura remota da EDICOM pode ser implementado em soluções de terceiros, aumentando o valor das aplicações de gestão desenvolvidas por integradores e programadores.

Ficaremos encantados por ajudar.

Serviço de assinatura eletrónica remota

O serviço de Assinatura Remota da EDICOM permite realizar a assinatura eletrónica a partir de certificados armazenados em dispositivos seguros de criação de assinatura alojados nas instalações da EDICOM, através de uma interface de Web Services através de HTTPS.

A utilização do serviço de Assinatura Remota do Prestador de Serviços de Confiança EDICOM soluciona a problemática associada à utilização de dispositivos seguros, recaindo na EDICOM a responsabilidade da gestão e da segurança do dispositivo utilizado para a geração da assinatura eletrónica.

 

Gestão de certificados eletrónicos

Certificados eletrónicos

Podemos emitir os seus certificados eletrónicos. Se já conta com certificados válidos, pode instalá-los nos nossos dispositivos de criação de assinatura.

API de integração

API de integração

API versátil e transparente para integrar qualquer ferramenta de gestão com o nosso serviço de assinatura remota.

Serviço eIDAS

Serviço eIDAS

A emissão de assinatura eletrónica remota está em conformidade com o regulamento eIDAS.

Assinatura eletrónica delegada

Na prática, com este serviço, o cliente autoriza a EDICOM a assinar os seus documentos eletrónicos com a mesma validade como se o tivesse feito ele mesmo.

Após a pertinente autorização, a EDICOM assina com o seu próprio certificado e sistemas seguros de criação de assinatura, ficando o titular dos documentos eximido das gestões associadas à manutenção e gestão de certificados ou dispositivos de assinatura.

Esta modalidade de assinatura só pode ser implementada nos casos em que a legislação o permita expressamente e nos documentos em que se reconheça especificamente esta possibilidade.

Assinatura delegada em Espanha

Alguns países, como Espanha, admitem o uso da assinatura delegada em determinados documentos, como as faturas eletrónicas.

O Real Decreto 1.496/2003 de 28 de novembro, que regula as obrigações de faturação, estabelece no artigo 5.3 a possibilidade de externalizar num terceiro a emissão de faturas, o que, na prática, pressupõe a possibilidade de utilizar os procedimentos de assinatura delegada nos processos de faturação eletrónica.

Assinatura delegada em Espanha

Soluções integradas com os nossos serviços de criptografia avançada

Os serviços que oferecemos enquanto Trust Provider eIDAS completam a nossa plataforma tecnológica com avançados serviços de assinatura eletrónica de documentos com o máximo nível de segurança.

Asseguramos assim um serviço global para a implementação de soluções avançadas de integração de dados entre sistemas informáticos.

Serviço de armazenamento eletrónico

O EDICOMLta garante uma custódia legal dos documentos eletrónicos armazenados na plataforma EDICOM, garantindo a sua integridade e autenticidade ao longo do tempo.

  • A EDICOM atua como terceiro de confiança, conferindo valor probatório aos documentos custodiados.
  • Serviço conforme com o Regulamento Europeu 910/2014, sobre identificação eletrónica e serviços de confiança.
  • Custódia conforme com as normas internacionais, como a “Conservazione Sostitutiva” (Itália), ou “NOM 151” (México).

Aprovação de documentos com assinatura eletrónica

A EDICOM SignADoc é uma solução completa para administrar todos os seus fluxos de aprovação de documentos, quer sejam de caráter interno, quer tenham de ser aceites por interlocutores externos, como clientes ou fornecedores. A solução habilita os serviços de emissão de certificados e assinatura do prestador de serviços qualificados EDICOM, outorgando maiores garantias jurídicas aos comprovativos de aceitação ou rejeição de documentos caso estes sejam gerados através de processos de assinatura eletrónica.

Assinatura eletrónica nos procedimentos fiscais e administrativos

A plataforma EDICOM Global e-Invoicing simplifica os processos de emissão e aceitação de faturas eletrónicas em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados utilizando sistemas de gestão centralizada e que têm de tratar estes documentos conforme a legislação vigente em cada país.

Mediante a aplicação de mecanismos criptográficos como a assinatura eletrónica, podemos garantir a autenticidade e integridade do documento em todo o seu ciclo de vida digital. Este é um ponto fundamental requerido pela maioria dos estados onde se permite a faturação eletrónica.

Assinatura eletrónica e Time Stamping nas comunicações com as Autoridades Tributárias

A plataforma de VAT Compliance da EDICOM simplifica as comunicações com as autoridades fiscais em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados e que têm de gerar documentos tributários conforme a legislação vigente em cada país.

A aplicação da assinatura eletrónica e a validação cronológica eletrónica são necessárias nestes processos porque identificam a pessoa jurídica que envia a informação fiscal e certificam que esse envio se realizou em determinado momento. Um aspeto fundamental nestes sistemas onde o envio da informação está sujeito a prazos de tempo muito específicos.

Siga todas as novidades sobre a assinatura eletrónica na Europa

Itália atualiza a lei de conservação de documentos eletrónicos

As empresas privadas e os fornecedores públicos devem adaptar os seus sistemas de armazenamento eletrónico antes de junho.

Atualização do estado da fatura eletrónica nos estados federais da Alemanha

Alemanha avança na implementação do e-Invoicing nas entidades públicas e atualiza o seu formato de fatura eletrônica.

Estado da fatura eletrónica B2B em França

Analisamos as características do novo modelo de faturação eletrónica e e-reporting de França.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.