Armazenamento eletrónico de longa duração com valor probatório

O EDICOMLta é o serviço de armazenamento eletrónico de longa duração que oferecemos na qualidade de Fornecedor de Serviços de Confiança Certificado.

Trust Services Provider

Integridade e a autenticidade dos documentos com valor probatório

O EDICOMLta (EDICOM Long Term Archiving) é o sistema de arquivamento eletrónico certificado e de longa duração oferecido pela EDICOM na qualidade de prestador qualificado de serviços de confiança.

O serviço aplica métodos de identificação, assinatura digital e validação cronológica eletrónica, em conformidade com o regulamento eIDAS, assegurando assim a integridade e a autenticidade dos ficheiros protegidos ao longo do tempo.

As seguintes características asseguram um armazenamento legal de documentos eletrónicos através de um ambiente web seguro acessível 24x7 a partir de qualquer lugar com uma ligação à internet.

Como atribui o EDICOMLta o valor probatório aos documentos preservados?

Um dos principais valores de um sistema de arquivamento eletrónico homologado é o valor de prova legal dos documentos perante um possível conflito com terceiros ou um possível litígio.

 

  • Aplica-se de forma sequencial um selo eletrónico e uma validação cronológica eletrónica qualificados pelo regulamento eIDAS. Com o selo eletrónico qualificado, asseguramos a integridade do documento e, com o Time Stamping, demonstramos de forma objetiva o momento exato (data e hora) em que se preservou esse documento.

  • Aplicam-se validações cronológicas eletrónicas de forma recorrente ao longo do tempo (normalmente a cada dois anos) para alargar a fiabilidade do selo eletrónico além da sua validade tecnológica habitual.

Como funciona o EDICOM Long Term Archiving?

Acesso ao serviço EDICOMLta

Acesso ao serviço

O EDICOMLta oferece aos utilizadores um ambiente web personalizado e concebido com critério de usabilidade a que se acede com altos níveis de segurança.

formato EDICOMLta

Captura de documentos

De forma manual através do ambiente web ou de forma integrada, aplicam-se de forma automática sobre os ficheiros e documentos os mecanismos de assinatura eletrónica e a validação cronológica.

Valor probatório EDICOMLta

Valor probatório

Com o selo eletrónico certificado, asseguramos a integridade do documento e, com a validação cronológica, demonstramos objetivamente o momento exato (data e hora) em que esse documento foi conservado.

Geração dos metadados EDICOMLta

Geração dos metadados

Os metadados são indispensáveis, pois permitem a posterior identificação e recuperação dos documentos. EDICOMLta habilita modelos web para a criação de estruturas de metadados estandardizados.

Armazenamento seguro EDICOMLta

Armazenamento seguro

O documento é arquivado paralelamente em dois DPC da EDICOM, com as respetivas cópias de segurança. Desta forma, assegura-se uma acessibilidade de 99,9% ao documento e altas condições de segurança.

Registo de evidências EDICOMLta

Registo de evidências

Algumas das evidências informáticas que ficam registadas e constituem a auditoria de um documento são: Evidência de criação, evidência de origem, evidência de modificação, evidência de eliminação, evidência de transferência…

Gestão dos documentos EDICOMLta

Gestão dos documentos

Arquivamento eletrónico, modificação de documentos, criação de pastas, filtros de pesquisa, marcador de “favoritos”, relação de documentos, opções de transferência e de partilha... são algumas das várias funcionalidades.

Re-asseguramento contínuo EDICOMLta

Re-asseguramento contínuo

Ao longo do tempo aplica-se de forma recorrente e automática sobre os documentos protegidos uma validação cronológica eletrónica qualificada pelo regulamento eIDAS.

Auditoria de um documento EDICOMLta

Auditoria de um documento

Em qualquer momento, é possível solicitar a auditoria de um documento. Este ficheiro comprimido contém elementos como as evidências, as assinaturas digitais ou o relatório de validação.

Introducing EDICOMLta: Information management

Introducing EDICOMLta: Document loading and querying

Introducing EDICOMLta: Legal document audit

Uma plataforma certificada internacionalmente

O nosso sistema foi concebido e certificado conforme as máximas normativas internacionais em matéria de armazenamento digital.

Além disso, contamos com certificações locais em regiões onde existem leis específicas de preservação eletrónica como, por exemplo, a Conservazione Elettronica em Itália ou a NOM151 no México.

certifications security edicom

Pontos-chave do serviço de confiança de Armazenamento de Longa Duração

Armazenamento baseado em metadados que permitem identificar e estabelecer hierarquias entre os mesmos, facilitando uma posterior consulta ou recuperação dos documentos.

Os ficheiros eletrónicos são preservados sob as condições técnicas reguladas pelo Regulamento 910/2014, conhecido como eIDAS.

O sistema permite recuperar rapidamente os documentos preservados. Também permite o acesso e a transferência do ficheiro com a auditoria eletrónica que certifica a integridade e a autenticidade dos dados no tempo para demonstrar a sua validade legal perante terceiros.

A assinatura eletrónica proporciona um sistema de retenção de dados com garantias de integridade e de autenticidade, as garantias necessárias para que o sistema e os documentos arquivados tenham valor de prova legal.

As assinaturas e selos eletrónicos dos arquivos são submetidos a processos de controlo periódicos com o fim de manter os atributos de integridade e autenticidade que possuem. Esta auditoria permanente monitoriza as interações de cada utilizador com os documentos custodiados.

O EDICOMLta permite a integração com os sistemas de gestão internos das empresas ou com as soluções de EDI e Fatura Eletrónica da EDICOM, automatizando a salvaguarda e a conservação desses documentos eletrónicos.

O EDICOMLta permite proteger o ciclo completo de cada documento eletrónico. Por exemplo, numa relação comercial, armazena-se a fatura eletrónica vinculada ao pedido e ao aviso de expedição.

A recuperação de todos os lotes de dados é uma necessidade com que as empresas se deparam. Por isso, a EDICOM assegura a recuperação e a transferência de todos os documentos arquivados e as suas evidências como assinaturas, validações cronológicas, registo do ciclo de vida de ficheiro, registo de eventos, etc.

Os ficheiros são protegidos sob um modelo de alta disponibilidade baseado na redundância de qualquer componente ou serviço. Isso traduz-se na disponibilidade de 2 Datacenters em diferentes instalações físicas e que operam de forma síncrona através de uma replicação permanente de recursos.

EDICOM News

Atualização do estado da fatura eletrónica nos estados federais da Alemanha

Alemanha avança na implementação do e-Invoicing nas entidades públicas e atualiza o seu formato de fatura eletrônica.

Estado da fatura eletrónica B2B em França

Analisamos as características do novo modelo de faturação eletrónica e e-reporting de França.

Tudo o que precisa de saber sobre o sistema NSO de Itália

Como funciona e de que forma deve adaptar-se à plataforma de pedidos eletrónicos de Itália para o Sistema de Saúde estatal.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.