Trocas de EDI no sistema CRP
O EDI permite trocar mensagens num formato estandardizado e compreensível tanto para o cliente como para o fornecedor, e integrar a informação no ERP para o seu processamento em linha com os sistemas de gestão das empresas.
- Os clientes ou distribuidores enviam os seus números sobre vendas ao fornecedor regularmente (diariamente, semanalmente, etc.) utilizando documentos padrão como EDIFACT, X12, XML...
- Também podem enviar informação sobre o seu stock de mercadorias nos diferentes pontos de venda ou realizar entregas utilizando mensagens padrão EDI.
- A solução EDI do fornecedor recebe os documentos de stock e/ou vendas e converte o padrão EDI numa estrutura de dados a analisar, deixando a informação pronta para ser processada pelas aplicações do CRP.
Análise de dados e previsões de vendas
A informação sobre vendas e stock que o fornecedor recebe deve ser processada mediante aplicações específicas de análise de dados e estimativa da procura.
Estas aplicações permitem uma análise detalhada da informação trocada com o cliente e também podem considerar informação registada no ERP e comparar os dados internos do fornecedor com os enviados pelo cliente através do EDI.
O sistema de previsão da procura aplica algoritmos matemáticos aos dados para calcular as necessidades do produto no ponto de venda. Estes estudos consideram questões particulares como as encomendas mínimas, a capacidade dos veículos, as promoções, a sazonalidade das vendas, etc.
Automatização do abastecimento e processo de envio
A análise dos dados e a conseguinte estimativa da procura ao longo do tempo devem ser especificadas nos envios detalhados de carga para o ponto de distribuição.
Para isso, as previsões de consumo agregado devem ser especificadas nas entregas parciais de produtos, para satisfazer a procura do cliente final ao longo do tempo.
O CRP FLOW regista os números de previsão da procura e estabelece notas de encomenda ou mensagens de aviso de expedição processadas por meio do EDI e enviadas para informar com antecedência o cliente sobre os envios de produtos que se irão realizar.