CRP - Supply Chain Optimization Solution

Automatize a gestão do stock e otimize os resultados aproveitando a informação partilhada entre clientes, fornecedores e operadores logísticos.

Otimize os seus processos de abastecimento com algoritmos avançados para sincronizar a oferta e a procura.

O EDICOMCRP otimiza a cadeia de fornecimento a partir da troca eletrónica de dados entre partners garantindo um abastecimento contínuo dos pontos de venda com stocks de segurança mínimos. 

A implementação de um projeto de planificação de reabastecimento contínuo (CRP) requer associações contínuas entre clientes e fornecedores para o aprovisionamento contínuo de produtos ajustado às necessidades reais.

Um projeto CRP envolve necessariamente fornecedores e distribuidores, podendo incluir ainda operadores logísticos. 

O EDICOMCRP executa algoritmos avançados de previsão de procura a partir da informação de vendas, stocks, promoções ou sazonalidade que os envolvidos na cadeia de abastecimento partilham de maneira contínua a partir de tecnologias de troca eletrónica de dados. 

O EDICOMCRP ajusta portes e ordens de entrega configurando cargas combinadas de vários produtos.

Maximize a gestão da sua cadeia de fornecimento

A informação trocada é submetida a análises matemáticas complexas para estimar uma procura ajustada que permita processar as encomendas adaptadas às necessidades reais dos clientes com base em:

  • Registos de vendas, taxas de consumo, rutura de stocks, desperdícios, etc.
  • Promoções que podem produzir picos de procura em determinados momentos.
  • Registos de horários para estimar os aumentos ou as diminuições da procura por sazonalidade.
  • Vida útil do produto.
  • Capacidade dos veículos de transporte.
  • Capacidade de armazenamento no local de destino.

Benefícios do CRP

A automatização do abastecimento gera benefícios em inúmeros aspetos da gestão na empresa.

Eliminação de ruturas de stock

Eliminação de ruturas de stock

Os sistemas CRP permitem uma resposta eficiente aos consumidores, mantendo o stock constantemente ajustado aos padrões de consumo no ponto de venda.

Otimização de recursos

Otimização de recursos

Por não ter de reservar tanto espaço nos armazéns, pode ter previsões de venda com muita antecedência, planificar o abastecimento e otimizar o transporte.

Redução de despesas

Redução de despesas

Todas as melhorias especificadas produzem uma redução significativa dos custos diretos na gestão do stock, o ajuste da sazonalidade dos produtos, etc.

Menores inventários de produtos e matérias-primas

Menores inventários de produtos e matérias-primas

Um stock ajustado à procura significa menores inventários de bens e matérias-primas, o que impulsiona melhorias operacionais e de gestão, particularmente no caso dos produtos perecíveis.

Aumento dos volumes de vendas

Aumento dos volumes de vendas

A eliminação das ruturas de stock traduz-se em modelos de consumo regulares e estáveis que melhoram o serviço prestado e aumentam o número de unidades de produto vendidas no ponto de venda.

Melhoria dos rácios financeiros

Melhoria dos rácios financeiros

A redução de stocks, o aumento das vendas, a otimização das transações e as previsões de procura a longo prazo geram um aumento das receitas ou previsões de fluxo de caixa ajustadas ao longo do tempo, o que permite uma melhor gestão financeira tanto para o cliente como para o fornecedor.

Pretende mais informação? Contate com os nossos especialistas

Se necessita de mais informação sobre qualquer das nossas soluções, facilite-nos os seus contatos e será contatado brevemente por um dos nossos especialistas, sem qualquer compromisso da sua parte. Com a EDICOM encontrará a solução que melhore se adapta a sua empresa, será um prazer poder tratar estes tema consigo.

Como funciona o sistema CRP?

1

Acordo

O fornecedor e o distribuidor devem acordar e participar na aplicação de um sistema de CRP. O distribuidor faculta informação periódica sobre as suas vendas ou o seu stock por mensagens EDI enviadas ao fornecedor.

2

Receção

O fornecedor recebe a informação e submete-a a processos matemáticos de previsão da procura antes de aproveitar os resultados para estabelecer um plano de aprovisionamento que assegure o serviço e evite a rutura do stock nas instalações do distribuidor.

3

Automatização

A solução VMI do fornecedor automatiza todo o processo, enviando à solução EDI do cliente as mensagens de aviso de envio pertinentes, juntamente com os detalhes do produto a fornecer.

Processos do sistema CRP

Saiba pormenorizadamente o que acontece em cada um dos processos que ocorrem no sistema CRP.

Trocas de EDI no sistema CRP

O EDI permite trocar mensagens num formato estandardizado e compreensível tanto para o cliente como para o fornecedor, e integrar a informação no ERP para o seu processamento em linha com os sistemas de gestão das empresas.

  • Os clientes ou distribuidores enviam os seus números sobre vendas ao fornecedor regularmente (diariamente, semanalmente, etc.) utilizando documentos padrão como EDIFACT, X12, XML...
  • Também podem enviar informação sobre o seu stock de mercadorias nos diferentes pontos de venda ou realizar entregas utilizando mensagens padrão EDI.
  • A solução EDI do fornecedor recebe os documentos de stock e/ou vendas e converte o padrão EDI numa estrutura de dados a analisar, deixando a informação pronta para ser processada pelas aplicações do CRP.

Análise de dados e previsões de vendas

A informação sobre vendas e stock que o fornecedor recebe deve ser processada mediante aplicações específicas de análise de dados e estimativa da procura.

Estas aplicações permitem uma análise detalhada da informação trocada com o cliente e também podem considerar informação registada no ERP e comparar os dados internos do fornecedor com os enviados pelo cliente através do EDI.

O sistema de previsão da procura aplica algoritmos matemáticos aos dados para calcular as necessidades do produto no ponto de venda. Estes estudos consideram questões particulares como as encomendas mínimas, a capacidade dos veículos, as promoções, a sazonalidade das vendas, etc.

Automatização do abastecimento e processo de envio

A análise dos dados e a conseguinte estimativa da procura ao longo do tempo devem ser especificadas nos envios detalhados de carga para o ponto de distribuição.

Para isso, as previsões de consumo agregado devem ser especificadas nas entregas parciais de produtos, para satisfazer a procura do cliente final ao longo do tempo.

O CRP FLOW regista os números de previsão da procura e estabelece notas de encomenda ou mensagens de aviso de expedição processadas por meio do EDI e enviadas para informar com antecedência o cliente sobre os envios de produtos que se irão realizar.

Benefícios do sistema CRP para os partners

 

 

Como beneficia os fornecedores?

  • Permite conhecer as previsões da procura com antecedência para poder ajustar os planos de produção e entrega. Isso contribui para a otimização dos recursos e reduz o número de incidências nas encomendas, o que se repercute positivamente na redução dos custos.

  • As compras podem ser melhor ajustadas às encomendas de matérias-primas, reduzindo as quantidades armazenadas. O fornecedor obtém uma previsão estável das encomendas ao longo do tempo, o que gera melhores coeficientes financeiros e a previsões de fluxo de caixa mais ajustadas.

  • Elimina as ruturas de stock no ponto de venda, aumentando as vendas e impulsionando uma melhor imagem para o cliente final, que encontra sempre o produto que procura.

Como beneficia os distribuidores?

  • O distribuidor tem garantida a entrega pontual nos seus pontos de venda. Realiza-se a manutenção ideal do stock para atender os clientes finais, melhorando os processos internos e reduzindo os custos. Ainda mais benefícios no caso dos produtos perecíveis, pois garante-se a reposição contínua a tempo.

  • A implementação do CRP melhora a experiência do cliente final e facilita uma gestão mais flexível do armazém com um número inferior de produtos.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.