Intercâmbio eletrónico de dados EDI

Gerimos os seus projetos EDI de forma global em qualquer parte do mundo. Quer saber como?

EDI Integrado

Soluções EDI integradas com o seu ERP para a troca de transações comerciais com clientes e fornecedores.

Portais EDI

Portal EDI para a integração de interlocutores (clientes, fornecedores, consumidores) sem solução de integração de dados.

Serviços geridos EDI

Gestão da sua solução EDI, Onboarding de fornecedores, apoio à sua comunidade de interlocutores EDI.

Fornecedor EDI global B2B e B2G

Desenvolvemos a nossa própria tecnologia de intercâmbio eletrónico de dados.

Soluções EDI em modo de serviço, através de um modelo de pagamento por utilização que simplificam a implementação e a escalabilidade das suas soluções EDI.

75+
Países com projetos ativos

Projetos ativos em mais de 75 países em todo o mundo.

25+
Experiência

Mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções EDI.

Porquê escolher as soluções EDI da EDICOM?

Clientes que já confiam nos nossos serviços

Perguntas Mais Frequentes EDI

EDI, ou Electronic Data Interchange (Intercâmbio eletrónico de dados), permite a troca de documentos normalizados entre os sistemas informáticos de quem participa numa relação comercial, adaptando-se a vários setores conforme as necessidades concretas de comunicação das empresas. Tem dúvidas sobre o seu projeto EDI concreto?

Os sistemas EDI implementam uma solução concebida para a integração de dados entre dois ou mais sistemas de informação de forma automática. O EDI baseia-se em três elementos básicos:

Idioma padrão: O intercâmbio de informação eletrónica requer um idioma estandardizado, partilhado por emissor e recetor. Existem diferentes padrões para a construção de documentos EDI como EDIFACT, X12, XML...

Software EDI: O emissor e o recetor devem dispor de uma solução EDI com que construir e gerir as mensagens, conforme o padrão acordado.

Rede de comunicações: Os intercâmbios EDI requerem sistemas de comunicações seguros e adaptados às peculiaridades deste tipo de transações. Existem diferentes opções, embora as mais difundidas sejam as VAN, ou Redes de Valor Acrescido. Trata-se de redes privadas de comunicações com altos níveis de segurança, controlo e monitorização, concebidas especificamente para tratar este tipo de documentos.

As soluções Web EDI implementam um ambiente online que permite aos emissores das mensagens gerar as suas transações através de ecrãs de introdução de dados onde se regista manualmente a informação que compõe as estruturas de dados a enviar.

A implementação destas soluções costuma ser rápida e económica, não sendo necessário mais do que um browser para aceder a um ambiente privado e seguro a partir do qual pode gerir as transações EDI B2B enviadas e recebidas.

Estas soluções integram-se com o seu sistema de gestão, automatizando o processamento das suas mensagens EDI a partir dos registos gerados diretamente no ERP.

Automatizar as comunicações entre sistemas de gestão não costuma requerer grandes desenvolvimentos. Normalmente, um software instalado na sua rede interna permite abrir as ligações entre o seu sistema interno e a solução EDI, automatizando o envio de cada mensagem sempre que existir um novo documento a enviar. De igual modo, estas comunicações automatizam-se sempre que se receber uma transação de um interlocutor EDI para a sua integração no nosso sistema de informação.

A sigla GLN corresponde ao conceito “Global Location Number” (Número de localização global) e forma um código que permite identificar uma localização física ou virtual. O objetivo deste código é identificar uma localização única que será utilizada nas comunicações EDI para definir os pontos de envio e receção de produtos.

Um interlocutor EDI é uma das partes integradas num projeto de intercâmbio eletrónico de dados. Habitualmente, tem o papel de cliente ou fornecedor, embora se possam também integrar operadores logísticos e outros perfis para participar num projeto EDI B2B2G.

Os interlocutores EDI podem requerer certas especificações às empresas a integrar no seu fluxo de comunicações B2B. Estas especificações materializam-se em regras que se aplicam a guias de mensagens EDI e que devem ser consideradas pelos interlocutores a integrar, e que se referem normalmente à obrigatoriedade de fornecer certos dados relevantes como o número de ordem de compra, dados de desconto a nível de cabeçalho, linha ou legenda de fatura, etc.

Soluções EDI para Saúde

A nossa solução para o setor da saúde possibilita a ligação de hospitais, farmácias, laboratórios ou qualquer outro tipo de fornecedor da administração pública portuguesa.

Nuestras soluciones le automatizarán el intercambio de órdenes de compra, avisos de expedición o facturas electrónicas con cualquier hospital.

Soluções EDI para retailers

A EDICOM oferece soluções específicas EDI pensadas para os retailers para quem as soluções integradas de intercâmbio eletrónico de dados são um valor acrescido para uma ótima gestão da cadeia de abastecimento que encontra na tecnologia EDI um dos seus melhores aliados.

EDI para a cadeia de fornecimento e operadores logísticos

Os nossos projetos EDI integram clientes com fornecedores e operadores logísticos. Soluções multiprotocolo capazes com mensagens específicas para o setor logístico adaptadas à sua cadeia de fornecimento.

Soluçoes do EDI Automóvel

O setor automóvel é uma das indústrias com maior experiência no campo do intercâmbio eletrónico de dados.

O impulso de sistemas de trabalho como o Just In exigiu sistemas que permitam uma rápida integração de todas as empresas vinculadas à cadeia de fornecimento, envolvendo desde os maiores e mais experientes fornecedores de primeiro nível até um crescente número de empresas sediadas em países emergentes, com capacidades tecnológicas muito diferentes.

EDI Blog by EDICOM

Como automatizar as faturas de fornecedores

Descubra como reduzir drasticamente as despesas de gestão e tempo das faturas de fornecedores.

Novas mensagens EDI a ter em conta na supply chain

Otimize a supply chain da sua empresa através das mensagens EDI definidas na Bussines Requeriments Specification (BRS).

O Business@Mail estreia um novo design e funções avançadas

A plataforma de comunicação que automatiza o envio e entrega de documentos eletrónicos de forma segura.

Envie-nos os seus dados de contato e contactá-lo-emos imediatamente.

Entre em contato com um dos nossos especialistas e esclareça todas as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Falamos?

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.