Serviços de identificação eletrónica

A EDICOM emite certificados eletrónicos de aplicação nas suas soluções de intercâmbio eletrónico de dados, ou para o seu uso por empresas e terceiros noutros processos.

Trust Services Provider

Integridade, autenticidade e segurança nas suas comunicações eletrónicas

A EDICOM está acreditada pela Comissão Europeia, pela Secretaria de Estado do México e pelo Organismo Nacional de Certificação da Colômbia para a emissão de certificados eletrónicos para o seu uso nos processos de assinatura.

Os nossos certificados têm aplicação direta nas soluções de intercâmbio eletrónico de dados, fatura eletrónica e compliance em geral, assim como em processos externos à nossa plataforma mantidos por terceiros.

 

Assinatura eletrónica

Assinatura eletrónica

Utiliza-se o certificado para assinar todo o tipo de documentos digitais, desde simples e-mails até os mais complexos contratos comerciais. Isso implica a garantia de não rejeição, de conhecimento inequívoco de quem é o emissor do documento e da integridade do documento.

Segurança na comunicação

Segurança na comunicação

O certificado serve para codificar uma comunicação entre duas pessoas, fazendo com que toda a informação transmitida seja confidencial. Com isso, assegura-se que qualquer documento enviado de uma pessoa para outra está fechado e apenas pode ser aberto pelo seu legítimo destinatário.

Digitalização certificada

Digitalização certificada

Em alguns países, a legislação permite substituir um original em papel pelo seu equivalente digital, conservando idênticas garantias jurídicas sempre que forem observados determinados procedimentos, no geral, vinculados à assinatura eletrónica.

Identificação pessoal

Identificação pessoal

Permite conhecer a identidade aquando da entrada num espaço físico ou digital, permitindo ou recusando acessos e deixando um registo dos mesmos.

Obtenha segurança e crie comprovativos em todas as suas transações eletrónicas

Os mecanismos de criptografia eletrónica avançada fornecem garantias adicionais aos documentos processados pelas nossas soluções, que permitem incluir mecanismos de segurança e comprovativos que, no âmbito de qualquer litígio, podem ser usados como provas utilizáveis perante as autoridades a pedido de terceiros.

Servicio de emissão de certificados eletrónicos

A Autoridade de Certificação EDICOM proporciona a empresas, comunidades e pessoas coletivas os mecanismos de identificação eletrónica segura que lhes permite realizar atividades onde a assinatura eletrónica substitui a manuscrita com idênticas garantias jurídicas. A EDICOM emite certificados que cumprem o estabelecido no Regulamento (UE) n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de julho de 2014, relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança para as transações eletrónicas no mercado interior, pelo que tem autorização para operar em todos os países da União Europeia na qualidade de Fornecedor de Serviços de Confiança eIDAS.

A EDICOM emite certificados reconhecidos após identificação fidedigna do seu titular para uso desde dispositivos seguros ou em suporte software, e certificados não reconhecidos cuja emissão não requer a presença física do titular perante a Autoridade de Registo.

 

Certificado reconhecido de assinatura em dispositivo seguro centralizado

Certificado reconhecido de assinatura em dispositivo seguro centralizado

Geram-se no mesmo dispositivo usado para realizar a assinatura de documentos eletrónicos, pelo que não se entregam fisicamente em nenhum suporte.

Certificados reconhecidos, dispositivo seguro “smart card” ou token USB

Certificados reconhecidos, dispositivo seguro “smart card” ou token USB

Entregam-se em Smart Card com um leitor de cartões SIM com USB, que mantém o material sensível criptográfico sem poder extrair a chave em nenhum caso.

Certificados reconhecidos de assinatura em suporte software

Certificados reconhecidos de assinatura em suporte software

Entregam-se em ficheiros eletrónicos que podem ser descarregados em discos rígidos ou memórias USB, não exigindo o uso de dispositivos externos para a geração de assinaturas.

Certificados TLS (Transport Layer Security) de cliente e servidor

Certificados TLS (Transport Layer Security) de cliente e servidor

São certificados “não reconhecidos”, pelo que não é necessária a presença do titular para a sua emissão.

Certificados de cliente: emitem-se para pessoas singulares, para autenticação em sistemas operativos e de segurança em e-mails.

Certificados de servidor: emitem-se para nomes de domínio, para autenticação de servidor em serviços SSL, ou para segurança em túneis IPSEC.

Garantimos a confidencialidade, a integridade e a autenticidade dos documentos processados nas nossas soluções

Os nossos serviços de certificação eletrónica integram-se de forma nativa na carteira de soluções EDI, Fatura Eletrónica ou VAT Compliance que disponibilizamos aos nossos clientes. Desta forma, qualquer intercâmbio eletrónico de documentos é realizado aplicando mecanismos de criptografia, como a assinatura eletrónica, que garantem a identidade da origem ou a integridade dos dados.

 

Serviço de armazenamento eletrónico

O EDICOMLta garante uma custódia legal dos documentos eletrónicos armazenados na plataforma EDICOM, garantindo a sua integridade e autenticidade ao longo do tempo.

  • A EDICOM atua como terceiro de confiança, conferindo valor probatório aos documentos custodiados.
  • Serviço conforme com o Regulamento Europeu 910/2014, sobre identificação eletrónica e serviços de confiança.
  • Custódia conforme com as normas internacionais, como a “Conservazione Sostitutiva” (Itália), ou “NOM 151” (México).

Aprovação de documentos com assinatura eletrónica

A EDICOM SignADoc é uma solução completa para administrar todos os seus fluxos de aprovação de documentos, quer sejam de caráter interno, quer tenham de ser aceites por interlocutores externos, como clientes ou fornecedores. A solução habilita os serviços de emissão de certificados e assinatura do prestador de serviços qualificados EDICOM, outorgando maiores garantias jurídicas aos comprovativos de aceitação ou rejeição de documentos caso estes sejam gerados através de processos de assinatura eletrónica.

Assinatura eletrónica nos procedimentos fiscais e administrativos

A plataforma EDICOM Global e-Invoicing simplifica os processos de emissão e aceitação de faturas eletrónicas em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados utilizando sistemas de gestão centralizada e que têm de tratar estes documentos em conformidade com a legislação vigente em cada país.

Mediante a aplicação de mecanismos criptográficos, como a assinatura eletrónica, podemos garantir a autenticidade e a integridade do documento em todo o seu ciclo de vida digital. Este é um ponto fundamental requerido pela maioria dos estados que permitem a faturação eletrónica.

Assinatura eletrónica e Time Stamping nas comunicações com as Autoridades Tributárias

A plataforma de VAT Compliance da EDICOM simplifica as comunicações com as autoridades fiscais em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados e que têm de gerar documentos tributários em conformidade com a legislação vigente em cada país.

A aplicação da assinatura eletrónica e a validação cronológica eletrónica são necessárias nestes processos porque identificam a pessoa jurídica que envia a informação fiscal e certificam que esse envio se realizou em determinado momento. Trata-se de um aspeto fundamental nos sistemas onde o envio da informação está sujeito a prazos de tempo muito específicos.

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