VeriFactu: Sistema de emissão de faturas verificáveis em Espanha

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-Lei 254/2025 que introduz alterações ao Regulamento de requisitos dos sistemas informáticos de faturação.
Em primeiro lugar, alarga-se o prazo de obrigatoriedade para os contribuintes do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, que agora devem adaptar-se ao regulamento até 1 de janeiro de 2026.
Em segundo lugar, são excluídos da obrigação de gerar autofaturas os emissores que já comunicam os seus livros de registo através do Sistema de Submissão Imediata de Informação (SII), simplificando assim os processos de faturação para este grupo.
O Real Decreto 1007/2023 estabelece a obrigação para empresas e profissionais de utilizar Sistemas Informáticos de Faturação (SIF) que suportem processos contabilísticos, de faturação ou de gestão que assegurem a integridade, conservação, acessibilidade, legibilidade, rastreabilidade e inalterabilidade dos registos de faturas. Alternativamente, é permitido o uso de sistemas VeriFactu para o envio dos registos de faturação para a Agencia Estatal de Administración Tributaria (AEAT).
Índice de conteúdos [Esconder]
- Lei 11/2021 contra a fraude fiscal em Espanha
- Real Decreto 1007/2023: «Regulamento VeriFactu»
- O que é o SIF e o que é o VeriFactu?
- Quem é afetado pelo VeriFactu?
- Quando entrará em vigor o VeriFactu?
- Requisitos dos Sistemas Informáticos de Faturação (SIF)
- Características dos registos de faturação
- Registo de eventos dos Sistemas Informáticos de Faturação (SIF)
- Como se identificam as faturas VeriFactu?
- EDICOM, solução VeriFactu para empresas e comercializadores de software
Lei 11/2021 contra a fraude fiscal em Espanha
A Lei 11/2021 de medidas de prevenção e luta contra a fraude fiscal tem como objetivo evitar a manipulação de dados contabilísticos que permitam uma dupla contabilidade ou a alteração de registos das operações realizadas. Esta lei define a obrigação - por parte de produtores, comercializadores e utilizadores - de os sistemas e programas informáticos ou eletrónicos que suportam os processos contabilísticos, de faturação ou de gestão de quem desenvolve atividades económicas, assegurarem a integridade, conservação, acessibilidade, legibilidade, rastreabilidade e inalterabilidade dos registos, sem interpolações, omissões ou alterações nos sistemas.
O objetivo desta lei é promover o avanço na digitalização de PMEs, microempresas e trabalhadores independentes em Espanha, enquanto procura melhorar o cumprimento tributário e fortalecer o combate à fraude fiscal.
Real Decreto 1007/2023: «Regulamento VeriFactu»
No dia 6 de dezembro de 2023 foi publicado no BOE o Real Decreto 1007/2023, que aprova o regulamento de requisitos para os sistemas e programas informáticos de faturação utilizados por empresários e profissionais, estabelecendo também a standardização de formatos dos registos de faturação. Este regulamento surge da alteração do artigo 29.2.j) da Ley General Tributaria, introduzida pela Lei 11/2021 contra a fraude fiscal, com o objetivo de assegurar a integridade, a conservação, a acessibilidade, a legibilidade, a rastreabilidade e a inalterabilidade dos registos, evitando o uso de software que permite a ocultação de vendas.
Conhecido como “Regulamento VeriFactu,” o decreto permite uma modalidade simplificada de cumprimento através do envio de registos de faturação para a sede eletrónica da Agencia Estatal de Administración Tributaria (AEAT) aquando da sua criação. Além disso, incorpora elementos de segurança, como a assinatura eletrónica e hashes encadeados, para prevenir qualquer alteração dos registos sem o correspondente controlo, assegurando assim a transparência e a rastreabilidade na faturação.
O que é o SIF e o que é o VeriFactu?
Um SIF - Sistema Informático de Faturação - homologado é um sistema que cumpre os requisitos técnicos definidos no Real Decreto 1007/2023 e que todas as empresas ou profissionais que não realizarem a sua faturação manualmente devem utilizar para gerar e emitir as suas faturas. Um Sistema de Emissão de Faturas Verificáveis - VeriFactu - é um sistema que realiza o envio dos registos de faturação para a Agencia Estatal de Administración Tributaria (AEAT).
Para cumprir o «Regulamento VeriFactu» existem duas possibilidades:
- Optar por um Sistema Informático de Faturação (SIF) que cumpra os princípios de integridade, conservação, acessibilidade, legibilidade, rastreabilidade e inalterabilidade dos registos de faturas.
- Optar por um sistema VeriFactu, ou sistema de emissão de faturas verificáveis, que envie automaticamente os registos de faturação para a AEAT.
Quem é afetado pelo VeriFactu?
O «Regulamento VeriFactu» aplica-se a todo o território espanhol, tendo em conta as particularidades estabelecidas na sua normativa específica para as Canárias, Ceuta e Melilha. No caso dos territórios forais do País Basco e Navarra, o regulamento só será aplicável aos sujeitos passivos correspondentes com domicílio fiscal em território comum. As empresas e profissionais afetados por esta normativa são aqueles que emitem faturas, com exceção dos contribuintes obrigados a apresentar o Fornecimento Imediato de Informação (SII, Suministro Inmediato de Información), salvo em casos excecionais.
Por conseguinte, o «Regulamento VeriFactu» aplica-se aos seguintes sujeitos passivos que utilizem Sistemas Informáticos de Faturação (SIF), embora apenas os utilizem para uma parte da sua atividade:
- Os contribuintes do IS, excetuando as entidades isentas. Para entidades parcialmente isentas, a obrigação aplica-se exclusivamente a operações que gerem rendas sujeitas e não isentas.
- Os contribuintes do IRPF que desenvolvam atividades económicas.
- Os contribuintes do IRNR que obtenham rendimentos com estabelecimento permanente.
- As entidades em regime de atribuição de rendimentos que desenvolvem atividades económicas, sem prejuízo da atribuição de rendimentos dos seus membros.
- Os produtores e comercializadores dos sistemas informáticos de faturação, no âmbito das suas atividades de produção e comercialização dos sistemas informáticos disponibilizados dos sujeitos passivos.
Quando entrará em vigor o VeriFactu?
O Real Decreto 1007/2023 entrou em vigor no dia seguinte à sua publicação, no BOE, a 7 de dezembro de 2023. Contudo, dado o desenvolvimento técnico exigido pelas medidas que contempla, estabelece-se uma série de prazos para que os diferentes sujeitos possam adaptar-se às exigências da nova normativa:
- Os sujeitos passivos que utilizem sistemas informáticos de faturação (empresas, empresários, profissionais, etc.) devem adaptar os seus sistemas aos requisitos estabelecidos no regulamento e na sua normativa de desenvolvimento até 1 de janeiro de 2026.
- Os produtores e comercializadores de Sistemas Informáticos de Faturação (SIF) devem oferecer as suas soluções adaptadas num prazo máximo de nove meses desde a entrada em vigor da Ordem Ministerial que desenvolve o regulamento.
Requisitos dos Sistemas Informáticos de Faturação (SIF)
O «Regulamento VeriFactu» estabelece que os sistemas informáticos utilizados para registar e documentar as entregas de bens e prestações de serviços devem assegurar a integridade, conservação, acessibilidade, legibilidade, rastreabilidade e inalterabilidade dos registos de faturação. Além disso, devem ser capazes de enviar eletronicamente para a Agencia Tributaria, de forma contínua, segura, correta, íntegra, automática, consecutiva, instantânea e fidedigna todos os registos de faturação gerados. Para tal, os sistemas informáticos terão de:
- Permitir a entrada de informação de faturação por qualquer método.
- Conservar e processar a informação de faturação, seja no próprio sistema informático de faturação - através de um suporte físico externo - ou através da transmissão telemática para outro sistema informático, seja ou não de faturação.
- Gerar, de forma simultânea ou imediatamente anterior ao envio da fatura, um registo da fatura.
- Incorporar uma cópia ou hash de registo e anulação, que os encadeie e assegure a sua rastreabilidade.
- Assinar os registos de faturação com o certificado eletrónico do fornecedor do SIF.
- Incorporar um código QR legível na fatura que facilite a sua captura e digitalização e permita ao recetor facultar de forma voluntária informação associadas à AEAT.
- Possibilitar a remissão à AEAT de todos os registos de faturação de forma contínua e automática.
- Facultar o acesso imediato e/ou a extração de dados à AEAT.
Características dos registos de faturação
Os Sistemas Informáticos de Faturação utilizados devem gerar automaticamente um registo de faturação de forma simultânea ou imediatamente anterior ao envio de cada fatura, detalhando o conteúdo mínimo a gerar. Cada registo de faturação deve incluir:
- NIF, nome e apelidos, razão ou denominação do emissor da fatura.
- Número e, se for o caso, a série da fatura, assim como a data do envio e da realização das operações documentadas, ou de quando se recebeu o pagamento antecipado.
- O tipo de fatura enviada, indicando se é completa ou simplificada e, se for o caso, os dados adicionais para a correta identificação do tipo de fatura expedida.
- A descrição geral das operações e a quantia total da fatura.
- A indicação do regime ou regimes aplicados às operações documentadas para efeitos do IVA, ou de outras operações com relevância tributária.
- A indicação de que o destinatário da fatura é ou não o sujeito passivo do IVA.
- A base tributável das operações, a quota do IVA, o tipo ou tipos da sobretaxa de equivalência aplicados e a quota da sobretaxa de equivalência.
- Se a operação não se encontrar sujeita ao IVA, a quantia correspondente a essa operação e a causa da não sujeição ao imposto.
- A data, hora, minuto e segundo em que é gerado o registo de faturação.
Quando se tiver emitido erradamente uma fatura e for necessário anular o correspondente registo de faturação, será necessário gerar um registo de faturação de anulação, com a informação necessária para efetuar corretamente a anulação. Por outro lado, o regulamento incorpora mecanismos de segurança para assegurar que não se alteram os registos de faturação, como a cópia ou hash, e a assinatura digital.
Registo de eventos dos Sistemas Informáticos de Faturação (SIF)
Os Sistemas Informáticos de Faturação devem implementar um registo de eventos que registe todas as interações realizadas com o sistema informático, bem como as operações realizadas e os eventos produzidos durante a sua utilização. Esta funcionalidade dos sistemas informáticos deverá:
- Assegurar a rastreabilidade de qualquer transferência, captura ou armazenamento de registos.
- Assegurar a conservação inalterável dos dados originais, registando qualquer modificação ou anulação através da criação de um novo registo.
- Conservar todos os registos de faturação gerados pelo próprio sistema
- Contar com um registo que recolha, de forma automática, qualquer interação, operação realizada, implementação e pausa, entrada e saída de utilizadores e erros ocorridos.
Como se identificam as faturas VeriFactu?
Quando uma empresa ou profissional enviar para a AEAT todos os seus registos de faturação, é necessário dar provas deste procedimento nas próprias faturas. Para tal, as faturas VeriFactu devem cumprir os seguintes requisitos:
- Incorporar um código QR com uma série de dados identificativos da fatura.
- Incluir uma referência que indique que foram geradas através de um sistema de emissão de faturas verificáveis com a etiqueta "VERI*FACTU".
EDICOM, solução VeriFactu para empresas e comercializadores de software
A EDICOM, referência em faturação eletrónica em Espanha, oferece soluções avançadas adaptadas ao «Regulamento VeriFactu», dirigidas a empresas e comercializadores de software que procuram oferecer aos seus clientes uma integração sólida e conforme com as normas vigentes. Com uma ampla experiência em projetos de integração de dados, como o SII (Fornecimento Imediato de Informação) e o TicketBAI, a EDICOM faculta ferramentas que automatizam e simplificam os relatórios fiscais, permitindo aos utilizadores cumprir com a nova obrigação de remeter os registos de faturação para a Agência Tributária (AEAT).
A nossa plataforma tecnológica inclui soluções VeriFactu concebidas para diferentes ambientes e necessidades de integração:
- VeriFactu web: Permite o registo manual de faturas na AEAT, oferecendo uma alternativa para clientes que não requerem uma automatização completa.
- VeriFactu integrado: Solução de integração avançada que automatiza o registo de toda a faturação desde o ERP do cliente para a AEAT.
Ambas as soluções asseguram a máxima rastreabilidade e segurança através do encadeamento dos registos e a sua assinatura eletrónica, além de incorporarem um código QR que facilita a validação e a consulta de cada fatura. Estas funcionalidades permitem aos comercializadores de software integrar serviços de alto valor acrescentado nos seus sistemas de faturação, aumentando a sua funcionalidade e assegurando o cumprimento das normas vigentes.