Características da faturação eletrónica no Equador

O Servicio de Rentas Internas de Ecuador (SRI, Serviço de Rendimento Interno do Equador) emitiu em 2009 um comunicado em que informava sobre a emissão de documentos eletrónicos. Em 2014, o SRI do país desenvolveu um cronograma progressivo de adoção da fatura eletrónica, que obrigava determinadas empresas e organismos públicos a aderir a este sistema. Progressivamente, o SRI incluirá novos grupos de contribuintes especiais neste regime eletrónico.

Através da Resolução N.º NAC-DGERC-GC18-00000431, o Serviço de Rendimento Interno reforma duas resoluções prévias relativas aos sujeitos passivos obrigados a emitir faturas, comprovativos de retenção, guias de remessa, notas de crédito e débito, através de mensagens de dados e assinadas eletronicamente: as resoluções N.º NAC-DGERCGC17-00000430 e N.º NAC-DGERCGC18-00000191.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

SRI - Servicio de Rentas Internas.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

O SRI, através da Resolução N.º NAC-DGERC-GC18-00000191, estabeleceu um calendário de adesão progressiva para os contribuintes segundo a sua faturação e tipologia.

 

Procedimentos administrativos requeridos

Procedimentos administrativos requeridos

O emissor deve obter um certificado eletrónico e solicitar a sua adesão ao sistema de emissores para se inscrever nos ambientes de teste e produção do SRI.

Formato de impressão

Formato de impressão

Os comprovativos eletrónicos devem ser emitidos no formato XML.

Assinatura digital

Assinatura digital

Obrigatória, formato XMLDsig.

Controlo fiscal

Controlo fiscal

O comprovativo é declarado perante o Servicio de Rentas Internas (SRI, Serviço de Rendimento Interno), que devolve um número de autorização, integrado no documento antes de ser enviado ao cliente.

Armazenamento

Armazenamento

Obrigatório quer para o emissor quer para o recetor durante 7 anos.

Resumo de compras/vendas

Resumo de compras/vendas

É obrigatória a declaração eletrónica da “Liquidação de compras de bens e prestação de serviços”.

Contingência

Contingencia

Desde 2017, apenas está em vigor o modelo offline de contingência contemplado na Resolução 0079. Com este modelo, eliminam-se as palavras-passe de contingência, dado que permite uma emissão simultânea dos documentos eletrónicos para o SRI e para o recetor. O objetivo é que a autorização se produza de forma imediata.

Precisa de saber mais sobre a fatura eletrónica no Equador?

Contacte um dos nossos especialistas em facturação electrónica.

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Deve introduzir um número de telefone Selecione o seu país Aceite as condições

A enviar

Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.

Obrigado por enviar os seus dados!

Preguntas Frecuentes

Faltam apenas dois grupos juntarem-se ao sistema de faturação do SRI:

A partir de 1 de janeiro de 2022:

As pessoas individuais e as sociedades, à exceção das sociedades enquadradas no Regime Simplificado estabelecido no Regulamento para a Aplicação da Lei de Regime Tributário Interno e dos sujeitos domiciliados na província das Galápagos que não mantenham um estabelecimento no Equador continental, que tenham uma receita anual entre USD. 200 000,01 (duzentos mil dólares e um cêntimo dos Estados Unidos da América) e USD. 300 000,00 (trezentos mil dólares dos Estados Unidos da América).

A partir de 1 de janeiro de 2023:

As pessoas individuais e as sociedades, à exceção das sociedades enquadradas no Regime Simplificado estabelecido no Regulamento para a Aplicação da Lei de Regime Tributário Interno e dos sujeitos domiciliados na província das Galápagos que não mantenham um estabelecimento no Equador continental, que tenham uma receita anual entre USD. 100 000,01 (cem mil dólares e um cêntimo dos Estados Unidos da América) e USD. 200 000,00 (duzentos mil dólares dos Estados Unidos da América). 

No Equador, além da fatura eletrónica, devem emitir-se os comprovativos eletrónicos de Nota de Crédito, Nota de Débito, Guia de Remessa e Certificado de Retenções, cada um no respetivo formato definido pelo SRI.