Situação da faturação eletrónica em Espanha

Em Espanha, a fatura eletrónica é obrigatória no âmbito da administração pública, a Lei 25/2013 regula a emissão de faturas no formato Facturae nas relações comerciais entre a administração e os seus fornecedores desde 2015. A partir de 2018, esta obrigatoriedade estende-se também aos subcontratados e contratados que trabalham com a administração pública, que devem enviar as suas faturas de forma eletrónica através da plataforma FACe quando a respetiva quantia superar os 5000 euros.

 

No âmbito B2B, foi publicado o Projeto de Real Decreto, que desenvolve a Lei 18/2022 e estabelece a fatura eletrónica como o único sistema permitido nas transações comerciais entre empresas. Está previsto que o regulamento técnico da fatura eletrónica B2B em Espanha seja aprovado em 2024 e se alargue a respetiva implementação de forma progressiva durante 2025/2026, em função do volume de faturação das empresas.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

B2G: A fatura eletrónica é obrigatória nas relações com a administração pública, assim como nas relações entre subcontratados e contratados do setor público.

 

B2B: Espanha prepara-se para uma implementação da fatura eletrónica entre empresas e trabalhadores independentes durante 2025 e 2026 após a publicação oficial do regulamento técnico do sistema de fatura B2B.

Procedimentos administrativos requeridos

Procedimentos administrativos requeridos

B2G: Deve-se contar com um certificado eletrónico para a assinatura obrigatória de faturas. Na falta disso, pode-se utilizar o serviço de “assinatura digital delegada” de um fornecedor tecnológico qualificado.

 

B2B: Será necessário contar com um certificado eletrónico para a assinatura obrigatória de faturas entre empresas (TBC).

Formato da fatura

Formato da fatura

B2G: Facturae - trata-se de um formato estruturado (XML) que deve ser gerado obrigatoriamente pelos fornecedores e credores nas relações com a administração pública.

 

B2B: Os formatos admitidos para a faturação entre empresas são: XML CII, UBL, EDIFACT e Facturae (TBC).

Assinatura eletrónica

Assinatura eletrónica

B2G: Obrigatória, é necessário aplicar uma assinatura digital XAdES nas faturas dirigidas à administração pública.

 

B2B: Obrigatória, é necessário aplicar uma assinatura digital avançada em conformidade com o Regulamento eIDAS relativo à identificação eletrónica e serviços de confiança (TBC).

Sistema tributário em Espanha

Sistema tributário em Espanha

Espanha conta com um amplo sistema tributário eletrónico que, por sua vez, é composto por vários subsistemas para o seu correto funcionamento: Entre eles, encontramos: 

  • SII - Fornecimento imediato de informação
  • SILICIE - Fornecimento imediato de livros-razão de impostos especiais
  • Ticket BAI e LROE - Sistema de declaração de faturas e livros de registo de operações económicas no País Basco
     
Armazenamento

Armazenamento

B2G: Obrigatório para o emissor por um período legal de 5 anos.

 

B2B: *Por definir com a publicação oficial do regulamento técnico da fatura B2B.
 

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Agencia Estatal de Administración Tributaria (AEAT).

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Como funciona a fatura eletrónica no setor público em Espanha?

A seguir, apresentamos o processo de emissão de faturas através do PGEFe (Punto General de Entrada de Facturas Electrónicas, Ponto geral de entrada de faturas eletrónicas) das administrações públicas ou FACe.
1

Emissão e validação

transformação no esquema XML – Facturae, estabelecido pela Agência Tributária, e aplicação de diferentes mecanismos de validação de dados para controlar que contêm a informação necessária.

2

Assinatura eletrónica

Aplicam-se os mecanismos de assinatura digital estabelecidos pela lei, que conferem integridade e autenticidade à fatura eletrónica. Trata-se da assinatura digital avançada, baseada num certificado (XAdES).

3

Envio para o PGEFe

Uma vez validada a fatura, deve ser enviada para o PGEFe (Punto General de Entrada de Facturas Electrónicas) que os organismos públicos têm habilitado, ou a FACe, para os organismos adscritos ao Punto General de Entrada de Facturas Electrónicas da Administração Geral do Estado.

4

Armazenamento eletrónico

Ficheiro eletrónico do formato XML - Facturae da fatura original com altas condições de segurança e acessibilidade durante os 5 anos indicados pela legislação espanhola.

Como funciona a fatura eletrónica entre empresas, em Espanha?

A seguir, apresentamos o processo de emissão de faturas eletrónicas no âmbito privado conforme os requerimentos estabelecidos na Lei 18/2022 de criação e crescimento de empresas.
1

Emissão e validação

Extração dos dados do ERP para a geração dos formatos técnicos de fatura (EDIFACT, Facturae, XML CII, UBL...) e aplicação de mecanismos de validação de dados para assegurar a informação mínima requerida em cada uma das sintaxes.

2

Envio de faturas

Uma vez validado cada documento, identifica-se o destinatário da fatura para o respetivo envio através de canais de comunicação específicos (VAN privada, gateway EDI, https, sftp, x400, OFTP, AS2, AS4...) com registo de rastreabilidade, confirmação de entrega e processamento.

3

Armazenamento eletrónico

Proteção eletrónica das faturas emitidas sob um serviço de Armazenamento Eletrónico eIDAS com registo de evidências e resseguro contínuo dos documentos.

4

Gestão de estados

Visibilidade e integração dos diferentes avisos de estado ou ACK (acknowledgement) de cada uma das faturas emitidas conforme as especificações técnicas definidas no projeto.

Perguntas frequentes sobre a fatura eletrónica B2B em Espanha

O conteúdo das seguintes perguntas está sujeito a mudanças com a publicação oficial do regulamento técnico definitivo da fatura eletrónica B2B em Espanha.

Não. Apenas é necessário emitir fatura eletrónica para um destinatário, cliente ou fornecedor, que esteja sediado em Espanha ou que opere em Espanha sob o registo de IVA.
 

Sim, os trabalhadores independentes também serão obrigados a cumprir a normativa da fatura eletrónica B2B.

As datas de publicação do Real Decreto dependem da finalização do trâmite parlamentar em curso. A expectativa é ter o regulamento técnico definitivo em 2024, pelo que é expectável que a data de entrada em vigor para a implementação da primeira fase seja em 2025.
 

Os prazos de implementação para a fatura eletrónica B2B desde a publicação definitiva do Real Decreto serão: Um ano para as empresas cuja faturação anual supere os 8 milhões de euros e dois anos para as restantes empresas (aquelas com vendas inferiores a 8 milhões de euros).
 

Se não entrar na primeira fase de implementação (por volume de faturação de empresas), continuará a enviar as suas faturas de forma" tradicional" até que a sua empresa tenha a obrigação de passar para a faturação eletrónica.
 

Não. Ficam fora do alcance desta Lei as faturas emitidas por uma empresa cujo destinatário possa ser um organismo público (B2G) ou um consumidor final (B2C).
 

Sim. O SII é um sistema diferente e as empresas terão de cumprir com ambos os processos. Por conseguinte, as empresas que já trabalhem com o SII terão de enviar as faturas eletrónicas para os seus fornecedores e recebê-las dos respetivos clientes.
 

As empresas registadas na comunidade autónoma do País Basco devem cumprir ambas as normas. Terão de dispor de um fornecedor certificado ou do Software Garante para o cumprimento TicketBAI e uma solução para o novo sistema de faturação eletrónica B2B.
 

As plataformas de fatura eletrónica devem poder estar conectadas entre si através de protocolos de comunicação seguros definidos no regulamento técnico. Além disso, devem ser compatíveis com os requisitos estabelecidos e assegurar níveis de segurança do serviço, incluindo a autenticação e validação das faturas.
 

Os formatos admitidos são: UBL, CII, EDIFACT e Facturae.
 

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