Faturação eletrónica

O Omã avança para a fatura eletrónica, que poderá ter início em 2026

fatura eletrónica Omã

A fatura eletrónica no Omã

A fatura eletrónica no Omã, inicialmente prevista para 2024, foi reativada graças ao acordo assinado pelo governo com a empresa de telecomunicações nacional Omantel. A Omantel será a responsável pelo desenvolvimento e pela implementação do sistema nacional de faturação eletrónica.

Prevê-se que a plataforma de faturação eletrónica melhore a eficácia do sistema fiscal e aumente a transparência das receitas públicas, estando a sua implementação gradual prevista para 2026.

Cronograma de implementação

A OTA estabeleceu uma implementação progressiva, que vai do final de 2025 até 2028. Esta abordagem gradual visa assegurar uma transição fluida e permitir que as empresas se adaptem ao novo sistema.

Os principais marcos são:

2025

  • Outubro: Início das consultas e da conceção preliminar do modelo
  • Novembro: Publicação das especificações técnicas
  • Dezembro: Emissão dos padrões para Prestadores de Serviços (SP); início de workshops de capacitação

2026

  • Janeiro: Fase de conceção juntamente com a Autoridade Tributária do Omã
  • Fevereiro: Lançamento do portal de testes para programadores
  • Maio: Abertura do registo e acreditação de Prestadores de Serviços
  • Agosto: Primeira fase com as 100 maiores empresas contribuintes; a opção de participação voluntária ainda não foi reconfirmada

2027

  • Janeiro: Extensão a outros grandes contribuintes B2B
  • Setembro: Adoção mais ampla incluindo outros grupos de contribuintes

2028

  • Agosto: Alargamento do mandato às transações entre empresas e governo (B2G)

Modelo de fatura eletrónica no Omã

O Omã planeia adotar o modelo de cinco esquinas Peppol, tornando-se um dos primeiros países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) a optar por esta abordagem.

Espera-se que a Autoridade Tributária do Omã (OTA) publique em breve as especificações técnicas oficiais e os requisitos de integração para os contribuintes ou fornecedores. No entanto, espera-se que estas orientações incluam a utilização de normas internacionais como a UBL (Universal Business Language) e perfis de interoperabilidade Peppol BIS, bem como mecanismos de autenticação e validação fiscal.

A introdução do IVA no Omã

A modernização fiscal no Omã deu um passo decisivo em abril de 2021 com a introdução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) a uma taxa de 5%. Esta reforma foi motivada pela necessidade de diversificar as receitas do país, tradicionalmente dependentes do petróleo, e de se alinhar com as práticas fiscais dos restantes países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). A implementação do IVA exigiu uma transformação significativa nos processos contabilísticos e administrativos das empresas omanenses, marcando um ponto de viragem na sua relação com a administração fiscal.

Desde então, a Autoridade Tributária do Omã (OTA) tem concentrado os seus esforços no reforço das infraestruturas tecnológicas para melhorar o cumprimento tributário, aumentar a transparência e reduzir a evasão fiscal. A introdução da faturação eletrónica representa o passo lógico seguinte nesta evolução: digitalizar completamente a emissão e o registo de faturas para facilitar os processos de fiscalização e simplificar o cumprimento, tanto para grandes contribuintes como para pequenas e médias empresas.

Conheça o estado da fatura eletrónica no mundo

Arábia Saudita, Egipto, Israel, Turquia, Índia, Itália, Polónia, Roménia e muitos mais.

Global e-Invoicing

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Madagáscar avança com a implementação da fatura eletrónica obrigatória

Saiba como funcionará a fatura eletrónica obrigatória na Madagáscar

Como cumprir com a fatura eletrónica em Cabo Verde

Descobre como cumprir com a factura eletrónica em Cabo Verde de acordo com as exigências da DNRE.