Faturação eletrónica

Reino Unido irá lançar uma consulta pública sobre faturação eletrónica

Reino Unido faturação eletrónica

O Governo do Reino Unido anunciou um pacote de reformas destinadas a cumprir a agenda do novo governo. O Chanceler Reeves apresentou reformas que têm por objetivo melhorar o sistema fiscal do Reino Unido e ajudar a assentar as bases da economia britânica.

Como parte deste conjunto de medidas, o HMRC planeia organizar uma consulta sobre faturação eletrónica para promover a sua utilização mais generalizada nas empresas e nos serviços públicos do Reino Unido. A consulta irá recolher as opiniões das empresas sobre a forma como o HMRC pode apoiar o investimento na faturação eletrónica e incentivar a sua adoção.

De momento, não existe uma previsão para o lançamento da consulta. A adoção de um sistema de faturação eletrónica no Reino Unido constituirá uma evolução importante nas operações quotidianas das empresas, como já acontece em muitos países europeus e no resto do mundo.

Os pormenores do novo regime de faturação eletrónica serão desenvolvidos no próximo Roadmap para a Transformação Digital, que define a visão de um sistema fiscal mais eficiente e digital.

Estratégia de digitalização no sistema de saúde do SNS

O Departamento de Saúde do Reino Unido (DH) está a implementar uma estratégia de contratação eletrónica para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) e os seus fornecedores. O objetivo desta iniciativa é agilizar e tornar mais eficiente o processo de aquisição de bens e serviços.

O objetivo é automatizar a troca de documentos gerados na cadeia de fornecimento de cuidados de saúde. Para além das faturas, encomendas, avisos de expedição e notas de crédito, a iniciativa inclui outras informações, como os dados dos produtos. Estas medidas tornarão os processos de aquisição mais rápidos, mais eficientes e mais seguros.

A estratégia estabelece a utilização obrigatória das normas internacionais GS1 e PEPPOL. Estas normas comuns a nível mundial garantem a interoperabilidade entre os prestadores do SNS, facilitando assim a troca de dados entre os seus sistemas.

Tem alguma dúvida sobre a faturação eletrónica na Europa?

Não hesite em contactar-nos e um dos nossos especialistas responderá às suas perguntas.

Quero contactar

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

O estado da fatura eletrónica no Panamá

Analisamos as principais características e os requisitos do Sistema de Fatura Eletrónica do Panamá (SFEP)

Grécia: fatura eletrónica B2B e B2G através de MyData

A EDICOM é o primeiro fornecedor global de fatura eletrónica certificado para operar em MyData nos âmbitos B2B, B2G e B2C

Jordânia: Sistema de Fatura Eletrónica Nacional JoFotara

A Jordânia prepara-se para a massificação da fatura eletrónica através do sistema nacional JoFotara