O Reino Unido lança uma consulta pública para promover a utilização da faturação eletrónica

O HMRC e o Department for Business and Trade (DBT) lançaram uma consulta conjunta para recolher opiniões sobre a normalização da faturação eletrónica e o aumento da sua adoção pelas empresas e pelo sector público do Reino Unido.
A consulta estará disponível até 7 de maio de 2025 nesta ligação.
O Governo do Reino Unido anunciou um pacote de reformas destinadas a cumprir a agenda do novo governo. O Chanceler Reeves apresentou reformas que têm por objetivo melhorar o sistema fiscal do Reino Unido e ajudar a assentar as bases da economia britânica.
Neste contexto, um dos pilares das reformas é a digitalização dos processos administrativos e fiscais, destacando-se a faturação eletrónica como um instrumento fundamental para uma gestão mais ágil, transparente e eficiente. Para o efeito, o HMRC e o Department for Business and Trade (DBT) lançaram uma consulta conjunta para recolher opiniões sobre a normalização da faturação eletrónica e o aumento da sua adoção pelas empresas e pelo sector público britânico.
O objetivo final desta iniciativa é promover a utilização generalizada e homogénea da faturação eletrónica em todo o tecido empresarial e governamental do Reino Unido. O objetivo é reduzir os trâmites administrativos, melhorar a rastreabilidade das transações comerciais e combater a fraude fiscal, aumentando ao mesmo tempo a eficiência operacional das organizações.
A implementação de um sistema de faturação eletrónica provocará uma transformação significativa nos procedimentos quotidianos das empresas britânicas. Esta mudança está em consonância com as tendências já estabelecidas em muitos países da Europa e noutras regiões do mundo, onde a faturação eletrónica se tornou uma norma que facilita a automatização dos processos e reforça a transparência financeira.
Os pormenores do novo regime de faturação eletrónica serão desenvolvidos no próximo Roadmap para a Transformação Digital, que define a visão de um sistema fiscal mais eficiente e digital.
Estratégia de digitalização no sistema de saúde do SNS
O Departamento de Saúde do Reino Unido (DH) está a implementar uma estratégia de contratação eletrónica para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) e os seus fornecedores. O objetivo desta iniciativa é agilizar e tornar mais eficiente o processo de aquisição de bens e serviços.
O objetivo é automatizar a troca de documentos gerados na cadeia de fornecimento de cuidados de saúde. Para além das faturas, encomendas, avisos de expedição e notas de crédito, a iniciativa inclui outras informações, como os dados dos produtos. Estas medidas tornarão os processos de aquisição mais rápidos, mais eficientes e mais seguros.
A estratégia estabelece a utilização obrigatória das normas internacionais GS1 e PEPPOL. Estas normas comuns a nível mundial garantem a interoperabilidade entre os prestadores do SNS, facilitando assim a troca de dados entre os seus sistemas.