Como é a fatura eletrónica em El Salvador

factura electrónica en El Salvador

El Salvador continua a desenvolver a implementação da Fatura Eletrónica. Um projeto qualificado pelo Ministério das Finanças como de “alto impacto”, nuclear no âmbito do Plano de Agenda Digital, desenvolvido pelo governo salvadorenho no prazo 2020-2030, a partir da Secretaria da Inovação.

A EDICOM já emite faturas eletrónicas em El Salvador

O Ministério das Finanças encontra-se em pleno plano piloto, com 50 grandes empresas de diferentes setores, no qual a EDICOM já participa na emissão de faturas para um dos seus clientes. Uma vez concluída esta fase inicial, está previsto que o governo anuncie as fases de massificação da fatura eletrónica obrigatória.

El Salvador segue o caminho de outros países da América Latina como México, Brasil ou Chile, líderes no desenvolvimento da administração eletrónica.

A fatura eletrónica é uma ferramenta imprescindível para evitar a evasão fiscal e otimizar o processo de cobrança.

Face à entrada do novo modelo digital, está a realizar-se a formação do pessoal da Divisão de Atendimento Tributário da Direção Geral de Impostos Internos (División de Atención Tributaria de la Dirección General de Impuestos Internos), com a finalidade de dar a conhecer aspetos fundamentais sobre a implementação da Fatura Eletrónica.

O Governo delineou um Programa de Fortalecimento da Administração Tributária em que se contempla a implementação da fatura eletrónica e se instaura integralmente um Governo eletrónico próximo do utilizador e integrado no Plano de Impulsionamento Económico.

Entre os benefícios esgrimidos por El Salvador sobre a fatura eletrónica encontram-se a poupança de custos económicos e ambientais através da eliminação do papel mas, sobretudo, com ênfase nas novas oportunidades económicas:

  • Abertura de novos canais de comércio.
  • Fomento do uso do comércio eletrónico e das novas tecnologias.
  • Surgimento de novas oportunidades de negócios e de emprego na prestação de serviços relacionados com a faturação eletrónica.

A isso soma-se a melhoria da cobrança fiscal proporcionada pelo sistema, principalmente pelo maior controlo e a menor evasão fiscal. Segundo o Ministério das Finanças salvadorenho, com a implementação da fatura eletrónica espera-se aumentar a cobrança em 1% do PIB no final do atual quinquénio.

Soluções de faturação eletrónica adaptada às suas necessidades

A EDICOM é um fornecedor internacional de soluções de e-Invoicing. Oferece soluções globais de integração de dados entre empresas que incluem uma plataforma única de fatura eletrónica internacional adaptada às especificações técnicas e legais dos diferentes países em que operam os seus clientes.

Entre as vantagens desta solução destaca-se a escalabilidade, que permite implementar novas ferramentas em função das necessidades da empresa, assim como a capacidade global da EDICOM, cujas plataformas de envio e receção de faturas eletrónicas estão adaptadas às especificações dos países de origem e destino onde operam os seus clientes.

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.