Faturação eletrónica

O Barém introduzirá a fatura eletrónica

O Barém fatura eletrónica

As iniciativas de fatura eletrónica nos países do Médio Oriente estão a aumentar. Cada vez mais países consideram a implementação de modelos eletrónicos que lhes permitam combater a fraude fiscal. Depois do Egito e da Arábia Saudita, o Barém começa agora a estudar o seu próprio sistema de fatura eletrónica, que poderá começar a ser implementado a partir de 2024 (data por confirmar).

O Reino do Barém introduziu, pela primeira vez, o IVA a 5% em janeiro de 2019. Recentemente, o Conselho de Ministros do Barém aprovou o aumento da taxa normal do IVA, passando de 5% para 10%. A medida entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022 e tem como objetivo restabelecer a balança fiscal, que sofreu um impacto significativo na sequência do COVID-19.

Atualmente, o National Bureau for Revenue (NBR) de Barém, organismo responsável por implementar e controlar a cobrança do IVA, lançou uma consulta pública para procurar propostas para a introdução de um regime de fatura eletrónica. A faturação eletrónica permitirá ao NBR garantir o cumprimento do IVA entre os contribuintes e melhorar a recolha e de dados e a transparência.

Embora não haja detalhes confirmados neste momento, é muito provável que a implementação seja gradual e que o modelo a seguir se assemelhe ao da Arábia Saudita. 

Os principais objetivos e benefícios da introdução de um modelo de reporte fiscal eletrónico são:

  1. Ajudar as empresas do Barém através da redução da sua carga administrativa,
  2. Otimizar o desenvolvimento das políticas económicas do país mediante a recolha de dados económicos mais detalhados,
  3. Apoiar o programa de equilíbrio fiscal do Barém.

Ajudamo-lo a abordar os seus projetos de fatura eletrónica

A EDICOM oferece soluções de fatura eletrónica e reporte fiscal eletrónico a nível global. Abordamos tecnologicamente os desafios e as necessidades de qualquer empresa no âmbito B2G e B2B. 

A plataforma internacional de Fatura Eletrónica da EDICOM para a emissão e receção de faturas está adaptada às especificações dos países de origem e de destino em que os seus clientes operam e está sujeita a uma atualização permanente.

Acompanhamos as empresas nos seus projetos de fatura eletrónica, ajudando a reduzir custos e a simplificar os seus processos de contas a pagar e contas a receber. A nossa solução oferecida em modo SaaS pode-se ligar a praticamente todos os ERP e oferecer serviços de integração de dados de várias fontes para consolidar informações e evitar erros nos documentos.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Como é a fatura eletrónica no Brasil? NF-e, NFS-e e CT-e

Conheça as principais características do sistema de fatura eletrónica no Brasil promovido pela SEFAZ.

Como enviar faturas em PDF de forma legal em Portugal

Desde 1 de janeiro de 2025, as faturas em formato PDF em Portugal devem incluir uma assinatura digital qualificada.

Novos requisitos na declaração do transporte de mercadorias no México

As empresas de transporte devem emitir um novo complemento para o transporte de mercadorias denominado Carta Porte.