Faturação eletrónica

O Barém introduzirá a fatura eletrónica

O Barém fatura eletrónica

As iniciativas de fatura eletrónica nos países do Médio Oriente estão a aumentar. Cada vez mais países consideram a implementação de modelos eletrónicos que lhes permitam combater a fraude fiscal. Depois do Egito e da Arábia Saudita, o Barém começa agora a estudar o seu próprio sistema de fatura eletrónica, que poderá começar a ser implementado a partir de 2024 (data por confirmar).

O Reino do Barém introduziu, pela primeira vez, o IVA a 5% em janeiro de 2019. Recentemente, o Conselho de Ministros do Barém aprovou o aumento da taxa normal do IVA, passando de 5% para 10%. A medida entrou em vigor a 1 de janeiro de 2022 e tem como objetivo restabelecer a balança fiscal, que sofreu um impacto significativo na sequência do COVID-19.

Atualmente, o National Bureau for Revenue (NBR) de Barém, organismo responsável por implementar e controlar a cobrança do IVA, lançou uma consulta pública para procurar propostas para a introdução de um regime de fatura eletrónica. A faturação eletrónica permitirá ao NBR garantir o cumprimento do IVA entre os contribuintes e melhorar a recolha e de dados e a transparência.

Embora não haja detalhes confirmados neste momento, é muito provável que a implementação seja gradual e que o modelo a seguir se assemelhe ao da Arábia Saudita. 

Os principais objetivos e benefícios da introdução de um modelo de reporte fiscal eletrónico são:

  1. Ajudar as empresas do Barém através da redução da sua carga administrativa,
  2. Otimizar o desenvolvimento das políticas económicas do país mediante a recolha de dados económicos mais detalhados,
  3. Apoiar o programa de equilíbrio fiscal do Barém.

Ajudamo-lo a abordar os seus projetos de fatura eletrónica

A EDICOM oferece soluções de fatura eletrónica e reporte fiscal eletrónico a nível global. Abordamos tecnologicamente os desafios e as necessidades de qualquer empresa no âmbito B2G e B2B. 

A plataforma internacional de Fatura Eletrónica da EDICOM para a emissão e receção de faturas está adaptada às especificações dos países de origem e de destino em que os seus clientes operam e está sujeita a uma atualização permanente.

Acompanhamos as empresas nos seus projetos de fatura eletrónica, ajudando a reduzir custos e a simplificar os seus processos de contas a pagar e contas a receber. A nossa solução oferecida em modo SaaS pode-se ligar a praticamente todos os ERP e oferecer serviços de integração de dados de várias fontes para consolidar informações e evitar erros nos documentos.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Como funciona o Regime de Fatura Eletrónica Online - FEL da Guatemala

Explicamos-lhe todos os detalhes sobre o novo sistema de faturação eletrónica FEL

Novos requisitos na declaração do transporte de mercadorias no México

As empresas de transporte devem emitir um novo complemento para o transporte de mercadorias denominado Carta Porte.

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrónica: projeto FATOORAH

O projeto de faturação eletrónica na Arábia Saudita denomina-se FATOORAH e aplica-se no âmbito das relações B2B, B2C e B2G