Características da faturação eletrónica na Alemanha

A regulação sobre faturação eletrónica na Alemanha foi imposta pelas normativas europeias e, atualmente, só é obrigatória na esfera pública. Tratando-se de uma república federal, cada estado determina as suas próprias políticas a nível de faturação.

Autoridade fiscal

Autoridade fiscal

Bundesministerium des Innern (BMI) – Ministério do Interior

A nível da administração federal: Bundesministerium des Innern (BMI) – Ministério do Interior.
A nível dos estados federais (Länder): Cada estado federal (Land) assume a sua responsabilidade.

Obrigatoriedade

Obrigatoriedade

A gestão de faturas eletrónicas só é obrigatória para as administrações públicas e os fornecedores do governo central (Bund) e do estado federal de Bremen. No âmbito B2B, desde 2011, as empresas podem usar a fatura eletrónica de forma voluntária sempre com o acordo do seu destinatário. 

Formato da fatura

Formato da fatura

XRechnung e ZUGFeRD 2.1

Não é obrigatória

Assinatura digital

Não é obrigatória

Armazenamento

Armazenamento

10+1 anos.

Precisa de saber mais sobre a fatura eletrónica na Alemanha?

Contacte um dos nossos especialistas em facturação electrónica.

Informamos que os dados pessoais coletados através deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo Edicom. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Deve introduzir um número de telefone Selecione o seu país Aceite as condições

A enviar

Por favor, espere. Isto pode demorar vários segundos.

Obrigado por enviar os seus dados!

Perguntas frequentes

XRechnung é um dos formatos admitidos de fatura eletrónica na Alemanha. Trata-se de um documento XML adaptado às exigências da União Europeia.

O ZUGFeRD (Zentraler User Guide des Forum elektronische Rechnung Deutschland) é um dos formatos admitidos de fatura eletrónica na Alemanha. Trata-se de um formato híbrido, composto por um PDF A3 com um XML incorporado conforme a norma europeia.

ZRE é a sigla do portal Zentrales Rechnungseingangsportal des Bunde, o ponto de entrada para a receção das faturas eletrónicas dos fornecedores na Alemanha a nível nacional.