ORDER X, a norma franco-alemã para as encomendas eletrónicas
O fórum franco-alemão de faturação eletrónica Forum elektronische Rechnung Deutschland (FeRD)/Forum National de la Facture Electronique et de Marches Publics Electroniques (FNFE-MPE) definiu uma nova norma para a encomenda eletrónica chamada ORDER-X.
Com esta iniciativa, pretende-se impulsionar a digitalização dos processos de supply chain e potenciar as transações transfronteiriças entre a França e a Alemanha.
O novo formato padrão ORDER-X junta-se ao da fatura eletrónica ZUGFeRD/ Factur-X aumentando, assim, o número de mensagens EDI definidas por ambos os países para a troca de informação comercial. Deste modo, fica definido o fluxo que compreende desde a nota de encomenda até à fatura.
Tal como a fatura eletrónica ZUGFeRD/ Factur-X, o ORDER X é um documento eletrónico em formato híbrido composto por um PDF A/3 com um XML embutido baseado na estrutura de dados Supply Chain Reference Data Model Cross Industry – SCRDM UN/CEFACT.
O formato ORDER-X contempla 3 mensagens necessárias no processo de encomenda:
- ENCOMENDA: Encomenda inicial emitida pelo comprador ao fornecedor.
- ORDER_RESPONSE: transmitida pelo fornecedor ao comprador, para aceitar, rejeitar ou propor modificações à encomenda, solicitando a confirmação do comprador por meio de uma ALTERAÇÃO DE ENCOMENDA.
- ORDER_CHANGE: modificação da encomenda transmitida pelo comprador ao fornecedor.
Esta nova norma atesta a colaboração franco-alemã iniciada em 2014 com o desenvolvimento da norma de faturação também coordenada pelo fórum FeRD/FNFE-MPE.