Faturação eletrónica

ORDER X, a nova norma franco-alemã para as encomendas eletrónicas

fatura eletronica franco-alemão

O fórum franco-alemão de faturação eletrónica Forum elektronische Rechnung Deutschland (FeRD)/Forum National de la Facture Electronique et de Marches Publics Electroniques (FNFE-MPE) definiu uma nova norma para a encomenda eletrónica chamada ORDER-X. 

Com esta iniciativa, pretende-se impulsionar a digitalização dos processos de supply chain e potenciar as transações transfronteiriças entre a França e a Alemanha. 

O novo formato padrão ORDER-X junta-se ao da fatura eletrónica ZUGFeRD/ Factur-X aumentando, assim, o número de mensagens EDI definidas por ambos os países para a troca de informação comercial. Deste modo, fica definido o fluxo que compreende desde a nota de encomenda até à fatura. 

Tal como a fatura eletrónica ZUGFeRD/ Factur-X, o ORDER X é um documento eletrónico em formato híbrido composto por um PDF A/3 com um XML embutido baseado na estrutura de dados Supply Chain Reference Data Model Cross Industry – SCRDM UN/CEFACT. 

O formato ORDER-X contempla 3 mensagens necessárias no processo de encomenda:

  • ENCOMENDA, Encomenda inicial emitida pelo comprador ao fornecedor.
  • ORDER_RESPONSE, transmitida pelo fornecedor ao comprador, para aceitar, rejeitar ou propor modificações à encomenda, solicitando a confirmação do comprador por meio de uma ALTERAÇÃO DE ENCOMENDA.
  • ORDER_CHANGE, modificação da encomenda transmitida pelo comprador ao fornecedor.

Esta nova norma atesta a colaboração franco-alemã iniciada em 2014 com o desenvolvimento da norma de faturação também coordenada pelo fórum FeRD/FNFE-MPE.

 

EDICOM coordinates GOVEIN2019 project (Action No: 2019-EU-IA-0046)

GOVEIN 19 EDICOM

*The contents of this publication belong solely to EDICOM GROUP and do not necessarily reflect the opinion of the European Union.

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

CFDI 4.0 - A nova versão da fatura eletrónica no México

Para além do novo CFDI 4.0, serão incluídas novas medidas fiscais que afetarão o sistema de faturação eletrónica mexicano.

Novos requisitos na declaração do transporte de mercadorias no México

As empresas de transporte devem emitir um novo complemento para o transporte de mercadorias denominado Carta Porte.

O SAT prorroga a utilização do CFDI 4.0 Recibo de Vencimento

O CFDI recibo de vencimento 3.3 poderá continuar a ser utilizado até 31 de março de 2023.