Faturação eletrónica

Os Estados Unidos iniciam o seu projeto piloto de faturação eletrónica

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A Business Payments Coalition, juntamente com a Reserva Federal, está a desenvolver um projeto piloto com o objetivo de estabelecer um sistema de intercâmbio de faturas eletrónicas standardizado no âmbito B2B, nos Estados Unidos. A iniciativa procura estabelecer um modelo standardizado de fatura eletrónica e criar uma rede de intercâmbio de documentos eletrónicos, muito similar ao sistema PEPPOL desenvolvido na Europa. A rede norte-americana oferece uma infraestrutura comum de intercâmbio de documentos eletrónicos para facilitar e promover o comércio a nível nacional e internacional, permitindo um processamento rápido e eficaz em todos os setores (B2B, B2G e G2B).

Como é o modelo de fatura eletrónica planeado para os Estados Unidos?

O sistema proposto baseia-se no intercâmbio das faturas eletrónicas através de uma rede Four-Corner Network Model, em que os documentos eletrónicos são enviados e recebidos através de pontos de acesso (Access Points) que conectam os utilizadores da rede. Todas as empresas são emissoras e recetoras. Conectam-se uma vez para intercambiar com muitas. 

Os protocolos de comunicação serão AS2/AS4. O processo admitirá respostas de pedido e de estado de documentos.

O modelo semântico irá basear-se no formato existente OASIS UBL 2.X para os documentos de fatura e nota de crédito. O ficheiro estruturado poderá incluir anexos e incluirá assinatura digital.

Os campos a incluir serão:

  • Informação sobre fornecedores e clientes
  • Informação de envio
  • Instruções de pagamento, informação bancária/de cartões
  • Cobranças, descontos e impostos a nível de documentos e artigos
  • Descrições de artigos
  • Secção de notas

Benefícios do uso da fatura eletrónica

Num mercado global, as empresas devem procurar as oportunidades tornando-se mais competitivas o que, por vezes, se traduz em dar um salto tecnológico que melhore tanto a organização como a qualidade da informação tratada, otimizar os processos internos e a gestão das pessoas.

A digitalização passa por automatizar os processos que asseguram uma redução de tempos, uma redução de erros e uma economia de custos derivados da maior eficiência de todo o processo de gestão de compras e pagamentos. Estas melhorias contribuem indubitavelmente para a otimização da cadeia de abastecimento, outorgando transparência e eficiência para uma integração total das comunicações.

Características da solução EDICOM Global e-Invoicing

  • Modelo SaaS integrado no seu ERP: As nossas soluções integradas de EDI funcionam em modo SaaS, implementadas numa arquitetura tecnológica numa nuvem privada, desenvolvida e gerida pela EDICOM, que implementa todas as aplicações e recursos de gestão necessários para assegurar um intercâmbio ininterrupto de todas as suas transações EDI. A plataforma estabelece vínculos com o seu ERP, CRM e todas as aplicações de gestão que intervêm no intercâmbio eletrónico de dados com os seus sócios.
  • Solução multipadrão e multiprotocolo: A plataforma global conta com uma funcionalidade multipadrão (EDIFACT, X12, UBL, PEPPOL, ODETTE...) e multiprotocolo (AS2, AS4, OFTP, X400, SFTP...) que assegura a conectividade com qualquer interlocutor em todo o mundo.
  • Controlo fiscal: A EDICOM conta com certificações a nível internacional como prestador de serviços de confiança para dotar as transações eletrónicas dos mecanismos de confiança requeridos. Deve-se considerar questões como a inclusão de assinaturas digitais, registos temporais ou códigos de controlo fiscal e identificadores específicos para atribuir valor fiscal aos documentos. 
  • Solução escalável: A plataforma adapta-se às necessidades das empresas em cada momento, ampliando os projetos em função dos requisitos de cada região.
  • Comunicação com interlocutores sem capacidade para enviar ou receber faturas eletrónicas. Para tal, deve contar com uma plataforma que inclua funcionalidades específicas como portais web que permitam aos seus clientes e fornecedores interagir, mesmo que não contem com uma solução tecnológica.
  • Armazenamento eletrónico: A EDICOMLta (EDICOM Long Term Archiving) é a solução certificada de armazenamento eletrónico de longa duração oferecido pela EDICOM enquanto Prestador de Serviços de Confiança Qualificado. O serviço aplica mecanismos de identificação, assinatura digital e validação cronológica eletrónica, em conformidade com o Regulamento eIDAS, garantindo assim a integridade e autenticidade dos ficheiros armazenados ao longo do tempo.
  • Gestão centralizada: Trabalhar de forma centralizada a partir de um único ERP global para toda a empresa requer dispor de uma única solução de fatura eletrónica que seja capaz de emitir faturas em conformidade com os requisitos de cada país onde a empresa opera. Com a EDICOM Global e-Invoicing Solution é possível.

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