Croácia: Fatura eletrónica obrigatória na Administração Pública

Croatia electronic invoicing

A Croácia é um dos países que, em 2019, se junta à obrigatoriedade da fatura eletrónica na Administração Pública. A partir de 1 de julho, todas as faturas devem ser enviadas de forma eletrónica às entidades públicas do país.

O governo criou uma plataforma central denominada Servis eRačun za državu, operada pela agência financeira Fina, que está ligada a todas as Administrações Públicas. A plataforma irá receber todas as faturas eletrónicas dirigidas às entidades públicas.

A ligação direta à plataforma realiza-se através da Peppol. A Fina é um Peppol Access Point capaz de comunicar com qualquer outro ponto de acesso Peppol, como o da EDICOM.

As faturas eletrónicas enviadas através de Peppol não requerem a incorporação de uma assinatura digital, mas as enviadas através de outro procedimento devem aplicá-la.

O governo croata destaca que a fatura eletrónica beneficiará as empresas nos seguintes aspetos:

  • Economia no processamento das faturas devido à automatização do processo,
  • Melhor aproveitamento de recursos humanos e aumento da produtividade,
  • Pesquisa ágil e armazenamento dos documentos.

Além disso, o governo acredita que a obrigatoriedade de faturar eletronicamente junto das administrações públicas irá favorecer a expansão deste processo junto das empresas do setor privado.

Com a Croácia a juntar-se ao e-Procurement obrigatório, já são vários os países aos quais as empresas se devem adaptar. Na EDICOM, podemos ajudar a automatizar o envio das suas faturas para as administrações públicas europeias de qualquer país de forma ágil e simples. Atuamos como o seu fornecedor único na relação com as administrações públicas através de um HUB desenvolvido para extrair a informação do seu ERP de forma transparente, gerar a fatura no formato requerido, efetuar a ligação através do protocolo necessário e enviar as faturas ao organismo correspondente.


 

EDICOM participates in GOV2EU Project (2016-EU-IA-0096). Supporting public entities to adopt EU Standard on electronic invoice for cross-border transactions.

GOV2EU Project (2016-EU-IA-0096)

Deadlines futuros em Croácia

Mantenha-se a par das datas-chave de entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica em todo o mundo.