Integration Platform as a Service - iPaaS

10 pontos-chave para assegurar uma boa experiência com o iPaaS

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O IPaaS (Integration Platform as a Service) é a solução ideal para quem procura avançar para modelos de negócios mais sustentáveis e competitivos. O modelo iPaaS de integração de aplicações em modo serviço pode ser a chave para o sucesso na integração de informações entre sistemas e acessibilidade para o posterior tratamento das mesmas.

Para continuar a crescer num ambiente online sem perder recursos ou informações (aplicações, dados) hospedadas localmente, de diferentes fontes, etc., utilizamos o serviço através de uma plataforma que nos permite integrar e unificar ambientes de gestão. A flexibilidade que permite a implementação de aplicações e serviços com base no cloud computing é imposta aos sistemas tradicionais locais (on-premise), ou seja, instalados na própria empresa.

Como saber o que devo procurar num iPaaS?

Existem fatores que determinam a necessidade de dispor de um serviço. Quando a empresa atinge um mapa de sistemas muito amplo, é necessário ordenar e simplificar as integrações. Especialmente se as integrações se tornaram um problema e os custos de integração cada vez mais altos para cada novo projeto de implementação ou transformação tecnológica.
Se contratar um iPaaS, assegure que o serviço oferecido atende às suas necessidades atuais e que é capaz de se adaptar aos futuros.


O primeiro passo é analisar o ecossistema da sua empresa:

  • Como é composto o seu ecossistema? Aplicações em cloud, on-premise, híbridos, vários dispositivos...

  • Com que recursos e conhecimentos conta para lidar com as integrações das diferentes aplicações?

  • Quais são os custos envolvidos na integração para cada nova implementação ou projeto de transformação tecnológica que precisa realizar?

  •  Quanto tempo investe atualmente para estabelecer as integrações?

A plataforma de integração na nuvem deve melhorar o seu cenário atual com um custo que permita torná-lo lucrativo a médio prazo. O objetivo é que o iPaaS seja uma nova forma de abordar e monitorizar as integrações de uma organização sem comprometer desproporcionalmente ou dificultar a justificação de recursos económicos.
Para isso, não deve simplesmente considerar a qualidade da tecnologia, mas também a qualidade do serviço, garantindo que o seu fornecedor de IPaaS é o correto.

O que deve esperar do iPaaS?

Estes 10 pontos-chave são um guia para uma boa experiência iPaaS:

Relativamente à plataforma:

1. Capacidade de monitorizar e organizar todo o ecossistema de integração da empresa, por mais heterogéneo e complicado que seja.

2. Deve ser aberta e capaz de abordar qualquer tipo de fluxo de integração, independentemente do protocolo, formato ou tecnologia necessária.

3. Capacidade de acelerar os tempos de integração de novos projetos de implementação.

4. Fácil de utilizar, intuitivo, mesmo para utilizadores não especializados em integração. Este fator é muito importante, especialmente se não possuir recursos humanos especializados em integração.

5. Deve ser uma solução escalável e viabilizar a implementação em cenários básicos e simples, além de crescer de forma sustentável à medida que as necessidades da empresa aumentam.

6. Um dos principais benefícios do iPaaS é permitir a disponibilidade de dados através de diferentes fontes em tempo real, tratando-se de um recurso importante para as empresas. Para isso, a plataforma deve permitir:

  • Configurar KPIs personalizados, relatórios e dashboards de forma fácil, através de um ambiente intuitivo de configuração e parametrização.

  • Garantir a rastreabilidade absoluta dos dados e permitir pesquisas rápidas, mesmo através de metadados.

Relativamente ao serviço oferecido pelo fornecedor:

7. Deve incluir o serviço de consultoria de integração, disponível para o cliente e mediante pedido.

8. Deve garantir uma implementação rápida (semanas, não meses).

9. Deve oferecer segurança e respostas rápidas para qualquer incidente através de:

  • Um serviço de monitorização permanente do recurso IPaaS.

  • Alta disponibilidade garantida na plataforma de integração.

  • Centro de Atendimento ao Cliente (CAU).

  •  Apoio 24x7.

  • Acordo de Nível de Serviço (SLA) de 99,90% para responder com eficácia perante qualquer imprevisto.

10. Um verdadeiro serviço SaaS (Software as a Service). Fornecimento de soluções em modo de serviço, através da nuvem, e que ofereça vantagens em relação a uma solução local:

  • Acessibilidade. O serviço é acedido pela Internet através de um dispositivo, em qualquer lugar.

  • Atualização pelo fornecedor.

  • Escalabilidade. Permite expandir as aplicações de acordo com as necessidades da empresa.

  • Redução de custos: Sobretudo porque o utilizador não compra licenças de software, mas paga pela utilização da aplicação durante o período necessário. Economia na manutenção da infraestrutura de hardware, que também é gerida pelo fornecedor.

As empresas de qualquer setor provavelmente terão de integrar dados entre aplicações e sistemas, mas o importante é que a plataforma esteja totalmente adaptada aos resultados de cada empresa.

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

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