Electronic Data Interchange - EDI

EDICOM reconhecida pela EcoVadis como empresa sustentável

edicom sustainability

A agenda 2030, promovida pela ONU, realça a necessidade de adotar modelos de desenvolvimento sustentável através de políticas e práticas que impulsionem sociedades justas e igualitárias com uma pegada ambiental neutra. 

As empresas e instituições não são alheias a essa necessidade.

Por isso, a EDICOM adotou um papel ativo na adoção desses objetivos. 

A  Agenda 2030

A  Agenda apresenta 17 objetivos com 169 metas de caráter integrado e indivisível, que englobam as esferas económica, social e ambiental. 

A nova estratégia irá reger os programas de desenvolvimento mundiais durante os próximos 15 anos. Ao adotá-la, os Estados comprometem-se a mobilizar os meios necessários para a sua implementação através de alianças centradas especialmente nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis.

A  Agenda 2030 implica um compromisso comum e universal, embora, uma vez que cada país enfrenta desafios específicos na procura do desenvolvimento sustentável, os Estados têm soberania plena sobre a sua riqueza, recursos e atividade económica, e cada um fixará as suas próprias metas nacionais, aderindo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dispostos no texto aprovado pela Assembleia Geral.

Com a certificação da EcoVadis, a EDICOM está em sintonia com a realidade social e ambiental que se perfila para as próximas décadas a nível internacional. Por conseguinte, dá resposta aos clientes que, em muitos casos, têm um nível de cumprimento muito alto em matéria de sustentabilidade e precisam de contar com fornecedores de serviços tecnológicos que, como a EDICOM, acreditem de forma fidedigna esse compromisso. Mais de 1000 empresas internacionais têm como referência a EcoVadis para supervisionar o desempenho de sustentabilidade dos seus partners comerciais.

O que assegura a EDICOM com a certificação EcoVadis?

A certificação EcoVadis avalia as políticas e ações das empresas, assim como os seus relatórios publicados no âmbito do meio ambiente, das relações laborais e dos direitos humanos, a ética e as compras sustentáveis. 

A metodologia da EcoVadis baseia-se em padrões de sustentabilidade internacionais (Iniciativa de Apresentação de Relatórios Global, Pacto Mundial da ONU, ISO 26000) e é supervisionada por uma comissão científica de RSE e especialistas na cadeia de fornecimento para assegurar avaliações fiáveis da Responsabilidade Social Empresarial de terceiros.

Com esta acreditação, a EDICOM prossegue com a sua política corporativa baseada numa auditoria e monitorização interna e externa de todos os processos de negócio, acrescentando às suas várias certificações em segurança da informação e gestão de processos, controlos contínuos sobre a atividade e relações com clientes, fornecedores e agentes sociais para assegurar políticas corporativas alinhadas com a boa governação e a sustentabilidade num conceito mais lato.

As empresas que confiam na EDICOM para implementar os seus projetos de integração de dados, EDI ou faturação eletrónica, podem contar com um fornecedor técnica e operativamente eficaz, seguro e comprometido com o ambiente através de políticas e processos alinhados com a agenda 2030.

Certificação EcoVadis | Pontuações obtidas pela EDICOM em matéria de sustentabilidade

As auditorias sobre sustentabilidade realizadas pela EcoVadis nas empresas baseiam-se em 4 pontos principais: Meio ambiente, práticas laborais e direitos humanos, compras sustentáveis e ética. 

EcoVadis

Pontuação global

A EDICOM CAPITAL SL (GROUP) figura entre os 4% de empresas qualificadas pela EcoVadis no setor de processamento de dados, alojamento e atividades associadas.

Meio ambiente

A EDICOM CAPITAL SL (GROUP) figura entre os 17% de empresas qualificadas pela EcoVadis no setor de processamento de dados, alojamento e atividades associadas.

Práticas laborais e direitos humanos

A EDICOM CAPITAL SL (GROUP) figura entre os 8% de empresas qualificadas pela EcoVadis no setor de processamento de dados, alojamento e atividades associadas.

Compras sustentáveis

A EDICOM CAPITAL SL (GROUP) figura entre os 6% de empresas qualificadas pela EcoVadis no setor de processamento de dados, alojamento e atividades associadas.

Ética

A EDICOM CAPITAL SL (GROUP) figura entre os 19% de empresas qualificadas pela EcoVadis no setor de processamento de dados, alojamento e atividades associadas.

Ações em matéria de sustentabilidade realizadas pela EDICOM

Estas são algumas das muitas ações realizadas pela EDICOM que contribuem para justificar a obtenção de uma pontuação tão alta no exame realizado pela EcoVadis. 

  • A EDICOM colabora com a iniciativa DevWomen (https://devwomen.com/ ). O objetivo fundamental do projeto é aumentar a presença de mulheres no campo tecnológico, especialmente no desenvolvimento de software. A DevWomen procura promover amplamente as tecnologias da informação, desde as escolas até às empresas. A meta é impulsionar a integração de mais mulheres com aptidões de programação no setor das TIC.
  • Colaboramos estreitamente com centros de formação, especialmente de caráter tecnológico, como a Universidade Politécnica de Valência, facultando recursos informáticos, oferecendo palestras de orientação profissional e organizando sessões tecnológicas para estudantes. Tudo isso com um plano ativo de emprego dirigido à contratação de talento jovem após a conclusão dos seus estudos.
  • Cumprimento da Lei Geral de Incapacidade (EX-LISMI) para a contratação de pessoas com algum tipo de incapacidade física ou mental. Além disso, realizamos um importante trabalho de integração social, dado que externalizamos todos os serviços auxiliares da empresa com fornecedores que mantêm quadros de pessoal com incapacidade.
  • Todos os serviços que oferecemos destinam-se a melhorar a eficiência das operações administrativas e a eliminar o papel das empresas. A digitalização dos processos que apoiamos contribui para uma maior eficiência das operações dos nossos clientes e para um consumo mais racional de recursos, como o papel ou a energia.
  • Controlamos o impacto das nossas atividades, assim como dos produtos e serviços que prestamos, nos aspetos relacionados com a proteção ambiental e a prevenção da contaminação identificáveis pela empresa e sobre os quais podemos influir.
  • Minimizamos e prevenimos a contaminação, recolhendo e organizando os resíduos de papel, materiais elétricos, pilhas, plásticos, etc., em compartimentos separados que são posteriormente recolhidos por fornecedores especializados na reciclagem destes produtos. Assim, asseguramos que as nossas práticas respeitam o meio ambiente e salvaguardam a saúde dos nossos funcionários. 
  • Abordamos melhorias contínuas nas nossas instalações, como a instalação de painéis fotovoltaicos, a otimização dos nossos Centros de Dados ou a melhoria dos sistemas de climatização e isolamento técnico, com o objetivo da neutralidade relativamente à nossa pegada de carbono.

Sustentabilidade, segurança, gestão de projetos, comunicações... Deseja saber mais sobre as certificações da EDICOM?

Contacte a nossa equipa de especialistas em tecnologia e conheça as certificações que acreditam a nossa solvência como Partner Tecnológico.

Contacte-nos

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

Conectividade garantida entre fornecedores e centros hospitalares em Portugal com a EDICOM

A EDICOM é um dos fornecedores de tecnologia líderes no setor da saúde em Portugal.

Como a tecnologia EDI pode ajudar as empresas do setor da saúde em Portugal

O EDI ajuda as empresas portuguesas a posicionarem-se como fornecedores do sistema de saúde público.

Como integrar-se via EDI ou API com a Amazon Vendor Central ou Amazon Seller Central

A plataforma EDI da EDICOM integra sistemas ERP e WMS com a Amazon conectividade EDI (EDIFACT ou XML) ou o serviço API da A