Electronic Data Interchange - EDI

O meu ROI (Retorno do Investimento) com o EDI

O meu ROI (Retorno do Investimento) com o EDI

Expert post : Rémy Tamalet

 

O EDI, essa tecnologia do passado que continua a ser a tecnologia de amanhã. Poder-se-ia pensar que este modo de intercâmbio que surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos seria substituído por algo mais canónico, consensual e simples. A verdade é que não, o EDI continua em joo e grande parte das transações de muitas empresas do CAC 40 baseia-se em fluxos de EDI.

Imaginemos a história de uma pequena empresa que se tornou grande graças ao EDI.

Tudo começou com Hamza e o seu computador em 2001. Hamza tinha alugado um armazém para guardar o equipamento e as ferramentas que importava da Ásia. Identificou uma gama única que pretendia fabricar em França, com o seu toque pessoal.

Em 2003, chegou o primeiro pedido de um gigante do setor da bricolage e, mais tarde, um segundo pedido.

Em 2007, graças ao crescimento e à contratação, a pequena empresa converteu-se numa florescente PME e acelerou a sua informatização através da instalação de um ERP para facilitar a gestão de todo o ecossistema: gestão da produção, fornecimento, pedidos de clientes, RH, contabilidade, etc. Este ERP permitiu à PME agilizar os seus processos e obter enormes aumentos de produtividade.

A Hamza só lhe faltava uma peça chave: uma tecnologia compatível com o seu ERP que permitisse comunicar diretamente com os seus clientes de forma diferente do correio eletrónico e do intercâmbio de ficheiros Excel, .CSV ou proprietários. Referiamo-nos, é claro, ao EDI. 

Graças a este novo modo de comunicação, Hamza ia encontrar a maneira de acelerar os intercâmbios comerciais com os seus clientes e otimizar a sua produtividade. Como? Integrando os pedidos dos clientes no seu sistema ERP, enviando aos seus clientes avisos de receção e confirmação do pedido recebido, enviando a informação das existências disponíveis, recebendo diariamente o feedback das vendas dos seus clientes, etc.

Este é o ponto forte do EDI: o fluxo de informação chega instantaneamente e é enviado de ERP para ERP. Acabaram-se as folhas de cálculo Excel, os e-mails e as confirmações telefónicas.

Em 2008, Hamza decidiu investir numa plataforma de EDI SaaS. A solução Ediwin da EDICOM ocorre-me imediatamente. E escolheu a Ediwin! Com a Ediwin, Hamza deu um salto considerável e pôde impor esta tecnologia em diferentes departamentos da sua empresa:

  1. Vendas: receção de pedidos em EDI e transmissão de dados dos artigos.
  2. Produção: Envio e receção de informação sobre as existências em tempo real.
  3. Logística: envio de informação de envio e entrega a tempo e melhoria da qualidade da informação.
  4. Finanças: implantação do EDI fiscal para os fluxos de faturas EDI. Eliminação do fluxo de faturas em papel com a adoção da fatura EDI e o envio de faturas assinadas em PDF.

2 anos após a implementação da solução Ediwin, o retorno do investimento superou 80%:

  • Os pedidos chegam diretamente ao sistema ERP e não há possibilidade de se perderem.
  • As quantidades solicitadas pelos clientes estão disponíveis porque têm informação sobre as existências.
  • As previsões de pedidos futuros são otimizadas, recebendo informação diária sobre as vendas.
  • Os prazos de pagamento aceleram graças ao envio de faturas por EDI.

O EDI também permitiu à empresa de Hamza ganhar credibilidade perante os grandes grupos, dado que estão muito interessados em utilizar esta tecnologia com os seus novos fornecedores.

Se, como ele, considera que a sua empresa alcançou a maturidade necessária para passar para o EDI, contacte a EDICOM. Terei muito gosto em ajudar a adotar o modo EDI que melhor se adapta à sua organização.

Rémy Tamalet
Rémy Tamalet
Global Account Manager em EDICOM

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

Conectividade assegurada entre hospitais e fornecedores na Bélgica com a EDICOM

A EDICOM situa-se como um dos fornecedores tecnológicos líderes do setor da saúde na Bélgica

NHS Supply Chain introduz a guia de remessa avançada ou ASN

A nova mensagem EDI permite automatizar parte da cadeia de abastecimento do NHS.

Como automatizar as faturas de fornecedores

Descubra como reduzir drasticamente as despesas de gestão e tempo das faturas de fornecedores.