Serviços de Confiança

A EDICOM renova a certificação HDS para o armazenamento seguro de informação sanitária

certificação  hds França

A EDICOM renovou a certificação HDS (Hébergement de Données de Santé), certificada pela AFNOR, para o armazenamento de dados de saúde em França. Trata-se de uma certificação obrigatória para os prestadores de serviços na nuvem que alojam dados pessoais de saúde recolhidos no âmbito de atividades de prevenção, diagnóstico, atendimento ou vigilância médico-social e que têm, portanto, um caráter confidencial.  

Em França, os organismos de saúde - hospitais, farmacêuticas e laboratórios - que lidam com dados médicos pessoais são obrigados a contratar prestadores de serviços certificados pela HDS. O alojamento de dados de Saúde é regulamentado pelo Código de Saúde Pública (Art.º 11118).

O Ministério da Saúde entende que a gestão destes dados de saúde, desde a sua recolha, passando pelo seu processamento, arquivamento, consulta e divulgação, requer um nível de proteção adequado à exigência de confidencialidade que lhe é atribuída. 

Através da certificação HDS, garante-se a confiança em terceiros que gerem dados críticos do sistema de saúde em França, que são recolhidos por meios digitais. A HDS assegura que a informação é tratada segundo estritos parâmetros de confidencialidade e segurança. 

Com esta certificação, a EDICOM é agora um dos fornecedores de hosting autorizados para o sistema de saúde em França. A empresa também tem o valor acrescentado de ser um fornecedor de soluções tecnológicas acreditado como Prestador de Serviços de Confiança Qualificado, em conformidade com o Regulamento eIDAS. Esta certificação a nível europeu reconhece a EDICOM como um Terceiro de Confiança. O eIDAS define como garantir a integridade, autenticidade e como realizar um armazenamento seguro de longa duração. 

A solução de armazenamento eletrónico de longa duração da EDICOM é EDICOMLta (Long Time Archiving) permite a gestão e a conservação legal de documentos eletrónicos através de um ambiente web seguro com 100% de garantia de disponibilidade de acesso.

A solução oferece garantias nos processos eletrónicos através da aplicação de mecanismos de identificação, assinatura digital e validação cronológica eletrónica, em conformidade com o Regulamento eIDAS, garantindo, assim, a integridade e autenticidade dos ficheiros armazenados ao longo do tempo.

O desenvolvimento tecnológico da solução EDICOMLta, associado às garantias de cumprimento no tratamento de dados armazenados, concedidas pela certificação HDS, fazem da EDICOM um fornecedor de serviços de armazenamento eletrónico de referência para o sistema de saúde em França. 

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Serviços de Confiança

A EDICOM está certificada como Fornecedor de Autorização Qualificado no Panamá

A Dirección General de Ingresos (DGI) credita a EDICOM como Fornecedor de Autorização Qualificado no Panamá

eIDAS: 5 anos a tornar as transações mais seguras na União Europeia

Analisamos a normativa europeia para a standardização dos serviços de confiança após um período de cinco anos

Armazenamento de documentos, assinatura eletrónica e comprovativos das aprovações como provas de garantia de integridade e autenticidade

Graças ao EDICOMLta poderá preservar os seus documentos eletrónicos, garantindo a sua integridade e autenticidade.