Faturação eletrónica

Roménia: fatura eletrónica B2G e B2B com a sua plataforma RO e-Factura

Fatura eletrónica Roménia

A Roménia prepara-se para uma implementação gradual da fatura eletrónica através da sua plataforma nacional RO e-Factura.

Fatura eletrónica B2B na Roménia 

Por um lado, a portaria do governo 120/2021 estabelece as bases e o enquadramento operacional do sistema nacional de fatura eletrónica. No caso da fatura eletrónica B2B, a portaria do governo 130, publicada a 17/12/2021, introduz a obrigatoriedade de emissão a partir de julho de 2022 para as empresas cuja atividade esteja vinculada a categorias de produtos consideradas de alto risco fiscal (suscetíveis a evasão fiscal). Essas categorias estão definidas na portaria ANAF 12/2022, publicada a 06/01/2022, e referem-se a fruta e verduras, álcool, nova construção, produtos minerais, vestuário e calçado.

Para as restantes empresas, um representante do Ministério das Finanças anunciou recentemente que, na sequência de discussões com a Comissão Europeia, a implementação da facturação electrónica entre empresas não será gradual, mas será obrigatória para todas as empresas a partir de 2024, data ainda por confirmar. Já em Fevereiro de 2022, a autoridade fiscal romena pediu autorização à CE para aplicar uma medida especial derrogatória à Directiva 2006/112/CE e tornar obrigatória a emissão e envio de facturas electrónicas para todas as transacções B2B. Espera-se que isto venha a acontecer nos próximos meses.

Fatura eletrónica B2G na Roménia

A faturação eletrónica para as transações B2G será oficialmente obrigatória na Roménia a partir de 1 de julho de 2022, conforme publicado na Lei 139/2022 (17 de maio de 2022). Por conseguinte, todas as operações realizadas com organismos públicos romenos devem emitir faturas eletrónicas através do sistema nacional de faturação RO e-Factura no formato UBL 2.1.

Na EDICOM estamos preparados para implementar o seu projeto de fatura eletrónica na Roménia. A nossa plataforma de faturação eletrónica internacional adapta os seus sistemas de gestão e contabilidade aos requisitos vigentes nos diferentes países onde marca presença. Se precisar de mais informações sobre qualquer uma das nossas soluções, por favor, forneça os seus dados e os nossos especialistas entrarão em contacto consigo com a maior brevidade possível, sem qualquer compromisso.

Como funciona a plataforma RO E-Factura?

A plataforma RO E-Factura está disponível desde novembro de 2021 tanto para o intercâmbio de faturas junto de administrações públicas (B2G) como entre empresas privadas (B2B). As empresas poderão usar de forma opcional a plataforma a partir de abril de 2022. A plataforma está disponível para enviar e transferir as faturas. Os destinatários terão 60 dias para poder transferir as suas faturas.

Atualmente, para poder utilizar a plataforma RO E-Factura, tanto o emissor como o recetor das faturas devem estar registados. Contudo, no caso das empresas que devem emitir fatura eletrónica obrigatória a partir de julho de 2022, os recetores não têm de estar registados na plataforma. Esses emissores devem, no entanto, disponibilizar as faturas aos destinatários de acordo com o estabelecido no artigo 319 da Lei 227/2015 do Código Fiscal, na sua versão modificada. Conheça a nossa solução Business@Mail e otimize a sua operação de envio de documentos eletrónicos.

As faturas devem ser geradas num formato predefinido XML de acordo com o padrão RO_CIUS.
Após a transmissão da fatura de forma eletrónica, a plataforma atribui um número de identificação à fatura. O sistema realiza várias validações dos documentos, quer sintáticas como semânticas.

Após a validação, o sistema gera uma resposta automática e, se a validação for correta, aplica-se a assinatura do Ministério das Finanças, que assegura que não foram realizadas alterações ao conteúdo dessa fatura.

Tanto os emissores como os recetores devem conservar as faturas eletrónicas durante, pelo menos, 10 anos.

Solução para o envio de documentos eletrónicos para 100% dos seus interlocutores

O Business@Mail é uma solução preparada para automatizar o envio de todos os seus documentos de forma eletrónica, reduzindo custos e tempos de resposta.

  1. Emissão e envio de documentos: O emissor gera os documentos (faturas, notas de encomenda, recibos de vencimento...) a partir dos sistemas de gestão da sua empresa, da mesma forma que o faz com o resto dos seus interlocutores.
  2. Notificação a destinatários: A empresa destinatária dos documentos recebe um correio eletrónico que a informa de que tem um novo documento na plataforma Business@Mail juntamente com um link para aceder ao mesmo.
  3. Consulta e/ou download de documentos: Os destinatários do documento acedem a partir do link a um ambiente web onde o consultam e/o descarregam. O emissor sabe sempre se o destinatário realizou alguma ação com o documento.

Disponibilizamos esta plataforma para assegurar a emissão de faturas eletrónicas e a receção por parte dos seus partners que não contam com uma solução integrada. O Business@Mail conta com uma interface pensada para proporcionar uma ótima experiência de utilizador. Tanto emissores como recetores podem pré-visualizar e transferir documentos ou realizar pesquisas e consultas personalizadas.

VAT Reporting através de SAF-T na Roménia

A partir de 2022, todas as empresas romenas e todas as empresas estrangeiras registadas na Roménia para efeitos de IVA devem reportar a sua informação fiscal e contabilística no formato SAF-T.

A plataforma da EDICOM simplifica os processos de comunicação com as autoridades fiscais em contextos multinacionais. Uma solução multipadrão e multiprotocolo que se adapta aos principais sistemas ERP do mercado.

A Roménia aposta na digitalização fiscal

Desde que assumiu o cargo, o ministro das Finanças Dan Vîlceanu declarou que um dos seus objetivos mais importantes é a transformação digital da relação entre o setor privado e a administração fiscal.

"A digitalização está tão associada à tecnologia como às pessoas. Esperamos que os funcionários do sistema público deem este salto e respondam rapidamente às exigências atuais dos cidadãos. Pretendemos uma mudança de paradigma para assegurar um enfoque proativo na relação entre as instituições do Estado e o cidadão no âmbito fiscal. O sistema de faturas eletrónicas do Ministério das Finanças é o catalisador da mudança de paradigma na administração pública. A transparência da despesa do dinheiro público e a digitalização da interação entre o setor privado e o Estado são objetivos que perseguimos desde que assumimos o cargo, e a implementação do sistema é a prova de que os estamos a cumprir", disse o ministro das Finanças, Dan Vîlceanu.

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