Conectividade assegurada entre hospitais e fornecedores na Bélgica com a EDICOM
No contexto atual, com a crise sanitária mundial que vivemos, ainda adquire maior importância no setor da saúde contar com tecnologias e sistemas que assegurem o intercâmbio de informação de forma segura, imediata e sem erros.
A utilização de informação desatualizada ou incorreta pode implicar custos adicionais na gestão da cadeia de abastecimento, além de provocar discrepâncias entre os dados utilizados por laboratórios e farmácias.
A Bélgica conta com um HUB de empresas, fornecedores e laboratórios sanitários a nível mundial. O setor precisa de tecnologias e serviços capazes de resolver as suas problemáticas no intercâmbio de documentos e na gestão de contas a pagar e a receber. Não só devido à crescente obrigatoriedade que está a surgir em diversos países, mas porque geram benefícios a longo prazo relacionados com poupança de custos, automatização e eliminação de erros.
A EDICOM situa-se como um dos fornecedores tecnológicos líderes do setor da saúde na Bélgica. Contamos com a capacidade de conectar fornecedores com mais de 35 hospitais na Bélgica, facilitando a sua conectividade e simplificando o intercâmbio de documentos de forma eletrónica. Além da fatura eletrónica, a solução tecnológica da EDICOM é escalável e permite incorporar qualquer documento no seu fluxo de informação: pedidos, comprovativo de entrega, catálogo, etc…
Além disso, a Bélgica encontra-se em fase de implementação da obrigatoriedade de uso da fatura eletrónica B2G para todos os fornecedores do país, quer de entidades centralizadas como locais. O setor da Saúde será um dos mais afetados por esta lei. A EDICOM disponibiliza um serviço aos fornecedores belgas para assegurar a conectividade com os seus clientes, sejam hospitais, farmácias ou laboratórios.
O padrão PEPPOL está muito difundido no setor público e da saúde, para que empresas de qualquer dimensão possam participar nos processos de contratação pública transfronteiriça. A EDICOM, enquanto PEPPOL Access Point, assegura a conectividade em toda a região do Benelux.
Plataforma B2B2G que conecta a todos os interlocutores do setor da saúde a nível global
O que pretende conseguir?
- Integrar os pedidos dos meus clientes independentemente do formato ou do padrão em que foram criados.
- Dispor de uma plataforma de emissão de faturas eletrónicas legais e adaptadas às especificações dos meus clientes.
- Receber 100% dos meus pedidos de compra no formato eletrónico.
- Sincronizar a informação do meu catálogo de produtos com a dos meus interlocutores conforme os padrões GS1 - GDSN.
É assim que poderemos ajudar
- Automatizar a receção, o processamento e a integração de todos os documentos eletrónicos EDI recebidos.
- Emitir faturas eletrónicas legais a partir dos seus dados ERP, adequando-as ao formato requerido por todos os seus clientes.
- Promover as minhas boas práticas EDI junto dos meus fornecedores através de projetos de onboarding para conectá-los à minha plataforma de comunicações.
- Através da implementação de catálogos eletrónicos concebidos para sincronizar as bases de dados de produtos de todos os sócios comerciais.
Benefícios no setor da Saúde
- Maior segurança para os pacientes: Graças à comunicação atualizada de informação evitam-se erros e facilita-se o uso de medicamentos com instruções mais específicas.
- Aumento da eficiência na gestão: Graças à rastreabilidade eletrónica dos artigos melhora-se o controlo e a gestão de stock.
- Informação em tempo real: Os catálogos GDSN facilitam o acesso a informação standardizada e precisa dos produtos, assegurando que fornecedores, retalhistas, hospitais e farmácias partilham os mesmos dados para cada uma das referências.
- Poupança de custos: A poupança é motivada sobretudo pela automatização dos processos, o que aumenta a produtividade, mas também pela eliminação do papel e a criação de novos expedientes eletrónicos.
Caso de êxito sobre a General Electric Healthcare
A gestão da cadeia de abastecimento do EDI na saúde é uma das mais complexas e exige soluções eficazes para se conectar eletronicamente a toda a comunidade de sócios comerciais.
O projeto da GE Healthcare inclui vários tipos de interlocutores comerciais com diferentes necessidades, empresas privadas e o setor público, o que implica a criação de uma plataforma EDI à medida.