Transformação digital

A digitalização como fator-chave para promover as práticas de Corporate Governance

Corporate Governance

Numa época em que os avanços tecnológicos permitem um desenvolvimento acelerado, as empresas devem ser ágeis e dinâmicas para responder rapidamente às exigências do mercado.

O mundo digital está a evoluir tão depressa que se tornou uma necessidade para as empresas assumir um papel ativo na gestão da sua transformação digital. A globalização está a mudar o panorama empresarial, agregando uma camada de complexidade normativa.

Por conseguinte, esta natureza mutável do ambiente empresarial dificulta o Corporate Governance - o bom governo das sociedades - e representa um desafio para os conselhos de administração e os gestores de alto nível que pretendem manter-se a par dos novos riscos e oportunidades que surgem todos os dias.

Índice de conteúdos [Esconder]

O que significa Corporate Governance?

O Corporate Governance, ou governo das sociedades, também conhecido como governança corporativa, governança e governo societários, é o sistema que estabelece as políticas e procedimentos de uma organização para governar as suas atividades comerciais. Geralmente, refere-se à estrutura e às práticas de gestão de uma empresa, incluindo os deveres e responsabilidades dos executivos.

Porque é importante o governo das sociedades?

Porque foi concebido para assegurar a viabilidade a longo prazo de uma empresa. Nesta era moderna, o governo das sociedades converteu-se numa parte essencial da forma como se gerem as empresas, dado que os investidores pretendem saber como estão os responsáveis a cuidar do seu investimento.

Quais são os objetivos do Corporate Governance?

Os principais objetivos do governo das sociedades são aumentar a prestação de contas e a transparência, promover o bom comportamento e reduzir as más condutas, identificar os riscos e mitigá-los adequadamente, estabelecer um quadro de gestão de riscos eficaz dentro da empresa, proteger os interesses dos acionistas através da composição e as habilidades adequadas do conselho de administração.

Em suma, focar as decisões da empresa segundo as suas responsabilidades, direitos e obrigações. Tal inclui o conselho de administração, a gerência, os acionistas e outras partes interessadas.

Como influi a digitalização no Corporate Governance

Na era atual, o governo das sociedades deve combinar tecnologia, conhecimento e processos para impulsionar a transparência nas organizações e permitir que as empresas respondam de modo eficiente.

Nesse sentido, as ferramentas digitais desempenham um papel crucial para os Conselhos de Administração, pois permitem uma comunicação mais fluida, eficaz e segura a partir de qualquer lugar do mundo e em tempo real.

A importância da segurança dos dados

A segurança dos dados é um dos pilares essenciais de qualquer Corporate Governance. As filtragens de dados podem provocar uma perda de confiança na capacidade de uma empresa para conservar a informação de forma segura e protegida.

Embora a digitalização tenha proporcionado muitas vantagens novas no mundo dos negócios, também gerou novos desafios de segurança.

Isso é uma preocupação para muitas empresas. Por esse motivo, as corporações modernas devem ter canais de comunicação e ferramentas para partilhar dados de um modo seguro.

O potencial dos conselhos de administração para tomar melhores decisões fica comprometido quando carecem de canais de comunicação eficientes e seguros.

Por esse motivo, as ferramentas devem ser extremamente seguras e devem estar protegidas contra ciberataques externos e acessos não autorizados por parte de pessoas alheias à empresa.

A digitalização ajuda a melhorar o bom governo das sociedades

A digitalização está a mudar rapidamente a forma como as empresas fazem negócios. Os membros do conselho de administração devem ter uma compreensão clara sobre as consequências da digitalização na sua empresa, indústria e sociedade.

Por isso, para assegurar que têm as capacidades adequadas, devem participar em iniciativas de transformação digital numa etapa precoce.

O Conselho de Administração foi evoluindo de um órgão assessor formal para desempenhar um papel mais ativo na empresa. À medida que a missão do Conselho evolui para incluir interações mais frequentes e rápidas, também devem evoluir os seus processos.

Com o fim de proporcionar aos membros um acesso rápido a informação atualizada, o Conselho está a digitalizar-se.

Definitivamente, o intercâmbio de informação aumenta a agilidade das empresas, o que lhes permite responder rápida e eficazmente às mudanças.

Vantagens de digitalizar o Corporate Governance

A digitalização tem muitas vantagens, como poder armazenar uma grande quantidade de informação num espaço reduzido, poder aceder a ela a partir de qualquer parte do mundo e poder partilhar informação com qualquer pessoa em tempo real.

A era digital foi uma revolução; agora, as tarefas administrativas que costumavam demorar dias ou semanas podem ser completadas numa questão de minutos.

A digitalização permite que os líderes possam trabalhar de forma mais eficaz, com processos mais eficientes e dados relevantes, deixando para trás a concorrência e aproveitando novas oportunidades com a ajuda da tecnologia adequada. Desse modo, consegue-se um bom governo das sociedades.

Por exemplo, a EDICOMSignADoc é uma solução de aprovação de documentos com assinatura digital que permite converter os trabalhosos e lentos processos de aprovação de documentos em algo telemático e eficiente. Este tipo de soluções gera comprovativos dos processos de aprovação que, com os oportunos serviços de confiança e as medidas de segurança adequadas, podem ser utilizados mediante pedido de terceiros como instrumento probatório.

Ou seja, otimiza os processos de gestão, agiliza a comunicação entre as partes envolvidas e oferece transparência e certeza sobre as ações realizadas para outorgar conformidade aos documentos intercambiados com clientes, fornecedores, funcionários ou acionistas.

Além disso, a digitalização pode ter um efeito positivo na segurança da gestão interna da empresa.
O nosso mundo está cada vez mais digitalizado, sendo recorrente que utilizadores e empresas disponibilizem informação sensível e crítica em serviços alojados na denominada “nuvem”. Este cenário trouxe o aparecimento de novas ameaças mas, ao mesmo tempo, a adoção de uma consciência sobre a importância de proteger aspetos como a privacidade, a integridade e a veracidade da informação armazenada.

A EDICOMLta, o serviço de armazenamento de longa duração da EDICOM, conta com os mais altos padrões de segurança em conformidade com as normas internacionais ISO e acreditações outorgadas pela Comissão Europeia, a Secretaria da Economia Mexicana ou a ONAC da Colômbia. Este serviço assegura o acesso seguro e confidencial aos dados e documentos guardados, outorgando-lhes valor probatório mediante pedido de terceiros graças aos comprovativos que o Prestador de Serviços de Confiança EDICOM gera a partir do momento em que são armazenados para assegurar a sua integridade.

Aplicações práticas da digitalização no Governo das Sociedades

O Governo das Sociedades define-se mediante boas práticas para aumentar a transparência nas relações da organização com todos os seus públicos.

As ferramentas digitais agilizam definitivamente a implementação deste tipo de medidas. Os comprovativos ou vestígios que a interação por meios telemáticos gera contribuem para esclarecer os acordos alcançados com as pessoas e organizações vinculadas à empresa, reduzindo os tempos de resposta a clientes, fornecedores e funcionários.

Uma dessas aplicações práticas afeta a gestão das faturas recebidas. A implementação de serviços específicos para automatizar a integração destes documentos, em combinação com soluções de aprovação das faturas, agiliza o seu tratamento e melhora a relação com os fornecedores e credores. Além de permitir guardar cada fatura juntamente com as ordens de compra associadas ou os comprovativos da sua aprovação, fornece segurança e transparência a todo o processo de gestão de contas a pagar.

A liderança digitalizada melhora a eficiência do Governo das Sociedades

A liderança digitalizada é o futuro da liderança e gestão. É o novo caminho a seguir.

Simplifica a tomada de decisões e os processos de trabalho. Também ajuda os gestores a realizar uma análise de desempenho mais eficaz e a assumir riscos calculados através da análise da retroalimentação e outros dados.

Este processo de tomada de decisões e gestão digital e tecnológica facilitou a burocracia e melhorou a eficiência da empresa.

Embora tomar uma decisão empresarial possa ser difícil e demorar muito tempo, com o contributo da gestão digital e tecnológica, o processo foi muito facilitado.

Agora há várias ferramentas digitais disponíveis que melhoram a eficiência do Corporate Governance.

Saiba mais sobre os potenciais benefícios para a sua empresa.

Contacte um representante da EDICOM.

Pode também estar interessado em ler sobre...

Digitalização sustentável para uma transição ecológica

Benefícios da digitalização sustentável através de um modelo de transformação digital

As 10 fases para a migração de uma plataforma EDI

Milhões de mensagens, milhares de interlocutores, centenas de integrações… migrar toda a sua plataforma EDI é possível e...

Conheça a tecnologia por trás da nossa plataforma EDI

baseamo-nos na mais recente tecnologia de segurança da informação IT para desenvolver a nossa solução EDI SaaS.