Transformação digital

A digitalização como fator-chave para promover as práticas de Corporate Governance

Corporate Governance

Numa época em que os avanços tecnológicos permitem um desenvolvimento acelerado, as empresas devem ser ágeis e dinâmicas para responder rapidamente às exigências do mercado.

O mundo digital está a evoluir tão depressa que se tornou uma necessidade para as empresas assumir um papel ativo na gestão da sua transformação digital. A globalização está a mudar o panorama empresarial, agregando uma camada de complexidade normativa.

Por conseguinte, esta natureza mutável do ambiente empresarial dificulta o Corporate Governance - o bom governo das sociedades - e representa um desafio para os conselhos de administração e os gestores de alto nível que pretendem manter-se a par dos novos riscos e oportunidades que surgem todos os dias.

Índice de conteúdos [Esconder]

O que significa Corporate Governance?

O Corporate Governance, ou governo das sociedades, também conhecido como governança corporativa, governança e governo societários, é o sistema que estabelece as políticas e procedimentos de uma organização para governar as suas atividades comerciais. Geralmente, refere-se à estrutura e às práticas de gestão de uma empresa, incluindo os deveres e responsabilidades dos executivos.

Porque é importante o governo das sociedades?

Porque foi concebido para assegurar a viabilidade a longo prazo de uma empresa. Nesta era moderna, o governo das sociedades converteu-se numa parte essencial da forma como se gerem as empresas, dado que os investidores pretendem saber como estão os responsáveis a cuidar do seu investimento.

Quais são os objetivos do Corporate Governance?

Os principais objetivos do governo das sociedades são aumentar a prestação de contas e a transparência, promover o bom comportamento e reduzir as más condutas, identificar os riscos e mitigá-los adequadamente, estabelecer um quadro de gestão de riscos eficaz dentro da empresa, proteger os interesses dos acionistas através da composição e as habilidades adequadas do conselho de administração.

Em suma, focar as decisões da empresa segundo as suas responsabilidades, direitos e obrigações. Tal inclui o conselho de administração, a gerência, os acionistas e outras partes interessadas.

Como influi a digitalização no Corporate Governance

Na era atual, o governo das sociedades deve combinar tecnologia, conhecimento e processos para impulsionar a transparência nas organizações e permitir que as empresas respondam de modo eficiente.

Nesse sentido, as ferramentas digitais desempenham um papel crucial para os Conselhos de Administração, pois permitem uma comunicação mais fluida, eficaz e segura a partir de qualquer lugar do mundo e em tempo real.

A importância da segurança dos dados

A segurança dos dados é um dos pilares essenciais de qualquer Corporate Governance. As filtragens de dados podem provocar uma perda de confiança na capacidade de uma empresa para conservar a informação de forma segura e protegida.

Embora a digitalização tenha proporcionado muitas vantagens novas no mundo dos negócios, também gerou novos desafios de segurança.

Isso é uma preocupação para muitas empresas. Por esse motivo, as corporações modernas devem ter canais de comunicação e ferramentas para partilhar dados de um modo seguro.

O potencial dos conselhos de administração para tomar melhores decisões fica comprometido quando carecem de canais de comunicação eficientes e seguros.

Por esse motivo, as ferramentas devem ser extremamente seguras e devem estar protegidas contra ciberataques externos e acessos não autorizados por parte de pessoas alheias à empresa.

A digitalização ajuda a melhorar o bom governo das sociedades

A digitalização está a mudar rapidamente a forma como as empresas fazem negócios. Os membros do conselho de administração devem ter uma compreensão clara sobre as consequências da digitalização na sua empresa, indústria e sociedade.

Por isso, para assegurar que têm as capacidades adequadas, devem participar em iniciativas de transformação digital numa etapa precoce.

O Conselho de Administração foi evoluindo de um órgão assessor formal para desempenhar um papel mais ativo na empresa. À medida que a missão do Conselho evolui para incluir interações mais frequentes e rápidas, também devem evoluir os seus processos.

Com o fim de proporcionar aos membros um acesso rápido a informação atualizada, o Conselho está a digitalizar-se.

Definitivamente, o intercâmbio de informação aumenta a agilidade das empresas, o que lhes permite responder rápida e eficazmente às mudanças.

Vantagens de digitalizar o Corporate Governance

A digitalização tem muitas vantagens, como poder armazenar uma grande quantidade de informação num espaço reduzido, poder aceder a ela a partir de qualquer parte do mundo e poder partilhar informação com qualquer pessoa em tempo real.

A era digital foi uma revolução; agora, as tarefas administrativas que costumavam demorar dias ou semanas podem ser completadas numa questão de minutos.

A digitalização permite que os líderes possam trabalhar de forma mais eficaz, com processos mais eficientes e dados relevantes, deixando para trás a concorrência e aproveitando novas oportunidades com a ajuda da tecnologia adequada. Desse modo, consegue-se um bom governo das sociedades.

Por exemplo, a EDICOMSignADoc é uma solução de aprovação de documentos com assinatura digital que permite converter os trabalhosos e lentos processos de aprovação de documentos em algo telemático e eficiente. Este tipo de soluções gera comprovativos dos processos de aprovação que, com os oportunos serviços de confiança e as medidas de segurança adequadas, podem ser utilizados mediante pedido de terceiros como instrumento probatório.

Ou seja, otimiza os processos de gestão, agiliza a comunicação entre as partes envolvidas e oferece transparência e certeza sobre as ações realizadas para outorgar conformidade aos documentos intercambiados com clientes, fornecedores, funcionários ou acionistas.

Além disso, a digitalização pode ter um efeito positivo na segurança da gestão interna da empresa.
O nosso mundo está cada vez mais digitalizado, sendo recorrente que utilizadores e empresas disponibilizem informação sensível e crítica em serviços alojados na denominada “nuvem”. Este cenário trouxe o aparecimento de novas ameaças mas, ao mesmo tempo, a adoção de uma consciência sobre a importância de proteger aspetos como a privacidade, a integridade e a veracidade da informação armazenada.

A EDICOMLta, o serviço de armazenamento de longa duração da EDICOM, conta com os mais altos padrões de segurança em conformidade com as normas internacionais ISO e acreditações outorgadas pela Comissão Europeia, a Secretaria da Economia Mexicana ou a ONAC da Colômbia. Este serviço assegura o acesso seguro e confidencial aos dados e documentos guardados, outorgando-lhes valor probatório mediante pedido de terceiros graças aos comprovativos que o Prestador de Serviços de Confiança EDICOM gera a partir do momento em que são armazenados para assegurar a sua integridade.

Aplicações práticas da digitalização no Governo das Sociedades

O Governo das Sociedades define-se mediante boas práticas para aumentar a transparência nas relações da organização com todos os seus públicos.

As ferramentas digitais agilizam definitivamente a implementação deste tipo de medidas. Os comprovativos ou vestígios que a interação por meios telemáticos gera contribuem para esclarecer os acordos alcançados com as pessoas e organizações vinculadas à empresa, reduzindo os tempos de resposta a clientes, fornecedores e funcionários.

Uma dessas aplicações práticas afeta a gestão das faturas recebidas. A implementação de serviços específicos para automatizar a integração destes documentos, em combinação com soluções de aprovação das faturas, agiliza o seu tratamento e melhora a relação com os fornecedores e credores. Além de permitir guardar cada fatura juntamente com as ordens de compra associadas ou os comprovativos da sua aprovação, fornece segurança e transparência a todo o processo de gestão de contas a pagar.

A liderança digitalizada melhora a eficiência do Governo das Sociedades

A liderança digitalizada é o futuro da liderança e gestão. É o novo caminho a seguir.

Simplifica a tomada de decisões e os processos de trabalho. Também ajuda os gestores a realizar uma análise de desempenho mais eficaz e a assumir riscos calculados através da análise da retroalimentação e outros dados.

Este processo de tomada de decisões e gestão digital e tecnológica facilitou a burocracia e melhorou a eficiência da empresa.

Embora tomar uma decisão empresarial possa ser difícil e demorar muito tempo, com o contributo da gestão digital e tecnológica, o processo foi muito facilitado.

Agora há várias ferramentas digitais disponíveis que melhoram a eficiência do Corporate Governance.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Transformação digital

Como integrar-se via EDI ou API com a Amazon Vendor Central ou Amazon Seller Central

A plataforma EDI da EDICOM integra sistemas ERP e WMS com a Amazon conectividade EDI (EDIFACT ou XML) ou o serviço API da A

Como a abordagem ESG está a transformar o mundo empresarial

A abordagem ESG envolve o cumprimento de critérios que servem para avaliar a sustentabilidade do investimento de uma empres

Digitalização sustentável para uma transição ecológica

Benefícios da digitalização sustentável através de um modelo de transformação digital