Faturação eletrónica na Islândia: guia e regulamentação essenciais

Desde 2020, a Islândia atua como autoridade Peppol, função que desempenha através da Autoridade Contabilística Islandesa (FJS), que representa o Ministério das Finanças e dos Assuntos Económicos. Esta designação posiciona a Islândia na rede europeia de países que adotaram o Peppol como infraestrutura oficial para o intercâmbio eletrónico de documentos, especialmente no contexto de compras públicas e faturação eletrónica.
Enquanto autoridade nacional Peppol, a FJS é responsável por supervisionar a implementação técnica do sistema, autorizar os pontos de acesso (Access Points) que operam no país e garantir que tanto as entidades públicas como as privadas cumprem as normas técnicas definidas pelo ecossistema Peppol.
A plataforma de faturação eletrónica utilizada oficialmente na Islândia é a Rede de Entrega Peppol (Peppol eDelivery Network), uma infraestrutura segura baseada em normas abertas que permite às empresas e instituições trocar faturas eletrónicas e outros documentos comerciais de forma estruturada, estandardizada e legalmente válida em toda a Europa, e não só.
Fatura eletrónica B2G na Islândia
De acordo com a diretiva do Ministério das Finanças e dos Assuntos Económicos, todos os operadores económicos que emitirem faturas a entidades públicas, sejam centrais, regionais ou locais, devem utilizar a faturação eletrónica.
Da mesma forma, todas as entidades governamentais são obrigadas a receber, validar e processar eletronicamente as faturas que recebem, eliminando, assim, a utilização de documentos físicos ou processos manuais na gestão de pagamentos públicos.
Só são aceites faturas eletrónicas que cumpram a norma europeia EN 16931 CIUS (TS-236), o que garante a consistência, integridade dos dados e interoperabilidade no âmbito do Espaço Económico Europeu.
Fatura eletrónica B2B na Islândia
No setor privado (B2B), na Islândia, a faturação eletrónica não é obrigatória atualmente, mas é totalmente permitida desde que ambas as partes, emissor e recetor, estejam de acordo. Por outras palavras, a utilização de faturas eletrónicas em transações entre empresas está sujeita ao consentimento do comprador, o que confere alguma flexibilidade para a adoção de soluções digitais à medida, de acordo com a maturidade tecnológica ou as preferências operacionais de cada organização.
No entanto, embora a sua utilização não seja obrigatória, as faturas eletrónicas têm de cumprir requisitos legais fundamentais, especialmente no que diz respeito à integridade do conteúdo e à autenticidade da origem. Isto significa que as empresas devem ser capazes de demonstrar que uma fatura não foi alterada desde a sua emissão e que provém realmente do emissor declarado.
Para garantir isto, a Islândia permite aos contribuintes escolher entre diferentes métodos reconhecidos, tais como:
- Assinatura eletrónica avançada que autentique o emissor e protege o conteúdo do documento.
- Intercâmbio eletrónico seguro de dados (EDI) para assegurar a rastreabilidade da comunicação entre sistemas.
- Controlos de gestão internos documentados e auditáveis, garantindo a validade e a rastreabilidade do processo de faturação.
Formatos aceites
Na Islândia, as faturas eletrónicas devem ser enviadas num dos dois formatos autorizados, ambos em conformidade com a norma EN 16931:
- UBL 2.1: Formato XML amplamente utilizado e recomendado pelas autoridades islandesas.
- PEPPOL BIS Billing 3.0 CIUS: Variante baseada em UBL utilizada na rede PEPPOL, concebida para facilitar o intercâmbio eletrónico entre países.
A Islândia exige que as faturas eletrónicas sejam conservadas durante um período mínimo de sete anos. O armazenamento no estrangeiro é permitido em determinadas condições:
- O país de armazenamento deve ter um acordo de proteção de dados com a Islândia.
- Deve existir uma razão válida para arquivar fora do país (por exemplo, se o sistema de armazenamento principal estiver no estrangeiro).
- Esta decisão deve ser formalmente comunicada ao Ministério das Finanças.
Como é que a EDICOM o pode ajudar a cumprir na Islândia?
A EDICOM, como fornecedor internacional especializado em soluções de cumprimento eletrónico, oferece uma plataforma integral de faturação eletrónica que facilita a adaptação imediata das empresas aos requisitos legais na Islândia, tanto em ambientes B2G como B2B.
A EDICOM é um Ponto de Acesso Peppol certificado, o que permite às empresas ligarem-se diretamente à Rede de Entrega Peppol para emitir e receber faturas eletrónicas nos formatos UBL 2.1 e PEPPOL BIS Billing 3.0 CIUS, totalmente compatíveis com a norma EN 16931.
A nossa solução garante:
- Integração com qualquer ERP ou sistema de gestão empresarial.
- Assinatura eletrónica avançada e validação estrutural de acordo com a regulamentação islandesa.
- Armazenamento legal e seguro durante o período exigido de sete anos, quer localmente quer com validação para arquivo internacional.
Quer a sua empresa tenha de faturar ao setor público islandês, quer pretenda otimizar os seus fluxos de faturação no âmbito privado, a EDICOM oferece-lhe uma solução robusta, automatizada e escalonável para operar de forma legal, segura e eficiente na Islândia e em toda a Europa.