Faturação eletrónica,  Compliance

Estado da faturação eletrónica na Suécia: Panorama atual e perspetivas futuras

Suécia: fatura eletrónica e declarações de IVA digitais

A Suécia posiciona-se como um dos países europeus mais avançados na adoção da faturação eletrónica. Embora ainda não exista um mandato legal que obrigue as empresas privadas a emitir faturas eletrónicas no âmbito B2B (business-to-business), o seu uso está amplamente difundido tanto no setor público como no privado.

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Faturação Eletrónica no Setor Privado

Apesar de não ser legalmente obrigatória, a faturação eletrónica no setor B2B é uma prática comum entre as empresas suecas. Isto deve-se tanto à eficiência operacional como às vantagens em termos de rastreabilidade e sustentabilidade.

Em fevereiro de 2023, a Agência Sueca para a Transformação Digital (DIGG), em conjunto com o Escritório de Registro Comercial (Bolagsverket) e a Autoridade Tributária Sueca (Skatteverket), apresentou uma solicitação formal ao governo para avaliar a implementação de um mandato de faturação eletrónica nos setores B2B e G2B (Governo para Empresas). Esta iniciativa procura estender os benefícios do modelo B2G a todo o ecossistema empresarial.

Modelo de Faturação Eletrónica na Suécia

A Suécia não dispõe de uma plataforma estatal centralizadapara a emissão de faturas eletrónicas. Em vez disso, as empresas têm a liberdade de optar por diversos fornecedores privados autorizados para a geração, validação e envio de documentos eletrónicos.

A rede Peppol é a mais utilizada para a troca de documentos eletrónicos na Suécia, devido à sua elevada segurança, eficiência e abrangência internacional.

Faturação Eletrónica no Setor Público (B2G)

Desde 2019, todos os organismos do setor público sueco estão obrigados a receber exclusivamente faturas eletrónicas que cumpram o padrão nacional derivado da legislação europeia. A adoção deste modelo segue as diretrizes estabelecidas pela Diretiva Europeia 2014/55/EU, que obriga todos os países membros a estabelecer normas comuns para a faturação eletrónica nas contratações públicas. Esta mudança representou um avanço significativo na modernização dos processos administrativos do governo.

SFTI (Single Face To Industry) é uma iniciativa sueca para a digitalização e padronização do processo de contratação pública eletrónica. O principal objetivo do SFTI é promover um sistema de compras públicas totalmente digital, ágil e interoperável.

A 1 de julho de 2025, o padrão SFTI ESAP 6, baseado em EDIFACT, será eliminado da lista de recomendações do SFTI na Suécia para a troca de ordens de compra no setor público. Este passo representa uma mudança definitiva para os padrões Peppol BIS, considerados mais modernos e alinhados com as diretivas europeias.

Requisitos Técnicos

As faturas eletrónicas dirigidas a entidades governamentais devem:

  1. Cumprir o padrão Peppol BIS 3, que garante a interoperabilidade com outros países da União Europeia.
  2. Ser validadas através de um sistema eletrónico de faturação antes de serem enviadas ao destinatário.
  3. Ser enviadas através de plataformas compatíveis com a rede Peppol. 

A Trafikverket exige a digitalização dos dados ambientais no setor dos transportes

Desde 15 de março de 2024, a Administração de Transportes da Suécia (Trafikverket) implementou uma nova obrigação para os seus fornecedores contratados: reportar dados ambientais através de guias eletrónicas de entrega (e-delivery notes).

Esta exigência insere-se na estratégia nacional em matéria de Ambiente, Social e Governação (ESG), que pretende promover a digitalização dos relatórios ambientais nos contratos públicos. A Trafikverket deu um passo fundamental para garantir maior rastreabilidade, transparência e eficiência no controlo do impacto ambiental dos projetos relacionados com o transporte e a infraestrutura rodoviária.

A medida aplica-se inicialmente aos contratos públicos que cumpram as seguintes condições:

  1. Projetos de construção ou manutenção com um valor superior a 50 milhões de coroas suecas (aproximadamente 4,3 milhões de euros).
  2. Obras que impliquem a utilização de veículos pesados ou de grande dimensão.
  3. Projetos que incluam o transporte em larga escala de materiais para ou a partir das zonas de obra.
  4. Tarefas relacionadas com a manutenção de infraestruturas rodoviárias.

Requisitos técnicos: padrão BEAst Supply 4.0 e rede PEPPOL

Para cumprir esta obrigação, os fornecedores devem adoptar o padrão industrial BEAst Supply 4.0, amplamente utilizado no setor da construção na Suécia, sendo a transmissão dos dados efetuada através da mensagem Peppol Advanced Despatch Advice, garantindo assim interoperabilidade segura e padronizada pela rede PEPPOL.

Que tipo de dados devem ser reportados?

Os fornecedores deverão incluir nos seus relatórios digitais a seguinte informação ambiental (entre outros dados):

  • Tipo de combustível utilizado.
  • Quantidade de combustível consumido.
  • Quilometragem percorrida pelos veículos.
  • Informação detalhada sobre o transporte de mercadorias (volume e destino).

A Autoridade Tributária Sueca implementa a faturação eletrónica através do Peppol

Desde 1 de março de 2025, a Autoridade Aduaneira da Suécia (Tullverket) adotou um novo sistema de faturação eletrónica baseado no formato Peppol BIS Billing 3. Este sistema, que substitui a infraestrutura anterior, é utilizado para a gestão de tarifas, impostos e taxas.

Para continuar a receber faturas automaticamente, os clientes que anteriormente as recebiam via EDI deverão cumprir os seguintes procedimentos:

  • Ligação à rede Peppol: Será necessário dispor de um fornecedor de serviços certificado pela Peppol, que permita receber as faturas eletrónicas emitidas pela Tullverket.
  • Registo do ID Peppol: A partir de 3 de março de 2025, os clientes devem registar o seu identificador Peppol através dos serviços eletrónicos disponíveis no site oficial da autoridade aduaneira.

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