Transformação digital

Análise de dados: Tipos de dashboards e exemplos de KPIs

Um dashboard, ou painel de comando, é uma ferramenta muito útil para visualizar os KPIs ou métricas importantes para a consecução de objetivos de qualquer empresa.

É um sistema de visualização que apresenta os dados mais relevantes de uma forma visual e intuitiva.

Uma das grandes vantagens desta ferramenta é a sua versatilidade, dado que há infinitos tipos de dashboards, tantos como a quantidade de projetos ou áreas existentes, porque são 100% personalizáveis e adaptáveis a qualquer indústria, setor ou departamento empresarial.
 

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Benefícios do dashboard para a empresa

Um painel de comandos tem muitos benefícios para a gestão empresarial, pois permite conectar, visualizar e partilhar informações para maximizar a estratégia na tomada de decisões

Em seguida, explicamos os benefícios mais importantes do dashboard.

Organiza a informação

O derradeiro objetivo de um dashboard é orientar as ações de cada departamento ou área de negócio. Para tal, apresenta toda a informação necessária para facilitar a tomada de decisões para a consecução dos objetivos definidos.

O painel de comando reúne vários KPIs e métricas num só painel, facilitando o acompanhamento dos principais indicadores para a sua medição e análise.
Em qualquer caso, para tomar decisões acertadas, os KPIs devem estar alinhados com a estratégia e os objetivos da empresa.

Visual e intuitivo

Uma das características do dashboard é que apresenta os indicadores de forma visual e intuitiva. Por conseguinte, não é necessária a ajuda de um especialista em análise de dados para compreender a informação.

O componente visual facilita a comparação e a interpretação dos dados, de modo que é relativamente simples extrair conhecimento útil para reorientar desvios nos resultados.

As métricas são apresentadas em painéis com gráficos, cores, setas ou dados destacados. A informação está organizada de tal forma que é possível interpretar-se a informação com um mero relance.

Aumento da produtividade

O fácil acesso à informação possibilita uma melhor interação e ajuda a aumentar a produtividade.

Dispor de dashboards sincronizados na nuvem faz com que qualquer utilizador possa aceder à informação e toda a equipa partilhe os mesmos dados em tempo real.

O painel de comandos permite gerar relatórios numa questão de segundos, evitando ter de compilar dados procedentes de diferentes fontes.

Visualização em tempo real

Hoje em dia, os dados evoluem com grande rapidez e aproveitar o momento chave é essencial.

As ferramentas de Business Intelligence recolhem os dados, processam-nos e apresentam-nos no dashboard para a sua posterior interpretação e avaliação. Por isso, é muito útil que a informação do dashboard esteja atualizada e seja apresentada em tempo real.

Personalização

Cada departamento ou área precisa de KPIs específicos, em função dos objetivos delineados. Nesse sentido, o dashboard é uma ferramenta de medição totalmente personalizável que se adapta a cada estratégia.

Os diferentes tipos de dashboard ajustam-se a cada projeto, desde a definição de objetivos até a análise e a representação dos dados.

Tipos de dashboards e exemplos de KPIs

Um dashboard é um painel que apresenta indicadores de medição (KPIs) e que serve para avaliar a eficácia das decisões implementadas com o intuito de reconduzir situações que se afastam dos objetivos delineados.

Embora haja infinitos tipos de dashboards e de KPIs, tantos quantos forem necessários, em seguida, apresentamos alguns exemplos que se adaptam às diferentes necessidades empresariais.

Dashboard de Recursos Humanos

O dashboard de Recursos Humanos é essencial para obter informações importantes, de forma gráfica e visual, sobre a base de dados de funcionários.

Este painel de comando serve para produzir conhecimentos sobre a satisfação dos funcionários, a redução do absentismo, o rendimento da força laboral, entre outros indicadores.

Deste modo, é possível ter uma visão global e sintética do Capital Humano da empresa em determinado momento.

Ao mesmo tempo, é utilizado para elaborar relatórios de forma rápida e simples, relatórios personalizados e precisos, ao compilar dados de diferentes fontes, dados alinhados com a estratégia da empresa.

Em seguida, expomos alguns exemplos de KPIs para um dashboard de Recursos Humanos.

KPIs de recrutamento

  • Condições de contratação
  • Lista de candidatos
  • Número de entrevistas realizadas
  • Atrasos nos processos de contratação

KPIs de gestão de pessoal

  • Evolução nos planos de formação
  • Taxa de êxito da formação contínua dos funcionários
  • Classificação global nos cursos oferecidos
  • Evolução do número de vagas internas
  • Percentagem de aumento salarial
  • Taxa de acidentes laborais

KPIs de compromisso dos funcionários

  • Percentagem de funcionários que se destacam
  • Taxa de rotação de cada cargo
  • Evolução das avaliações anuais
  • Satisfação laboral dos funcionários

KPIs de diversidade, equidade e inclusão

  • Hiato salarial
  • Diversidade
  • Intervalo salarial
     

Dashboard de Contabilidade

O dashboard de contabilidade serve para colocar a contabilidade online, visualizar as principais métricas financeiras e contabilísticas ou criar relatórios rápidos e efetivos a partir de dados compilados de diversas fontes.

Este tipo de dashboard recolhe os indicadores chave de desempenho (KPI) que pretende acompanhar por serem essenciais para a gestão da empresa.

Alguns exemplos de KPIs para contabilidade:

  1. Cash Flow
  2. Limite de rentabilidade
  3. Rácio de liquidez
  4. Rácio de tesouraria
  5. Custo de processamento de uma fatura
  6. Tempo de processamento de uma fatura
  7. Número de faturas geridas por funcionário
  8. Percentagem de faturas retificada

Dashboard para Hotéis e Cadeias Hoteleiras

O dashboard para hotéis recolhe uma série de métricas que oferecem uma visão 360º do negócio hoteleiro, de forma a ajudar a gestão diária.

Graças a este tipo de painéis de comando, é possível realizar uma rápida análise de ocupação, uma revisão do inventário ou uma avaliação de custos, entre outros.

Apresenta em tempo real a informação importante num só painel interativo.

Vejamos alguns exemplos de KPIs para os dashboards de hotéis.

Análise de ocupação

  • Ocupação mensal por Operadores Turísticos
  • Ocupação por hotel
  • Ocupação diária
  • Preços por Operadores Turísticos

Análise de exploração

  • Produção de cada centro de produção
  • Produção por dia
  • Preço médio por quarto disponível

Análise de compras

  • Artigos por armazém
  • Compras por grupos de artigos
  • Comparação de fornecedores
  • Evolução de compras por mês

Análise de custos

  • Material de limpeza
  • Gastos por compras
  • Gastos por tipo de gastos
  • Gastos por período

Análise de inventário

  • Avaliação de stock geral
  • Avaliação de stock por armazém 
  • Top 40 produtos

Análise Pick-up Vendas

  • Estado das vendas
  • Estado das vendas de cada Operador Turístico
  • Relação de vendas por período

Análise financeira

  • Plano de Contas
  • Distribuição de custos

Análise da direção

  • Benefício de exploração
  • Resumo de ocupação 
     

Dashboard de marketing digital

O marketing digital está a converter-se num dos eixos mais importantes das empresas, com a vantagem de que no meio digital é possível medir praticamente tudo.

Precisamente, a estratégia de marketing digital baseia-se na medição de resultados para verificar se estão a ser cumpridos os objetivos delineados.

O dashboard de marketing digital serve para representar gráfica e visualmente as principais métricas da estratégia online.

Há centenas de indicadores relativos ao marketing digital, expomos alguns a título de exemplo.

E-mail marketing

  • Percentagem de subscritores que abrem um e-mail
  • Número de pessoas que clica numa ligação
  • Desistências de subscrição
  • Número de leads obtidos

Branding

  • Número de vezes que uma marca é mencionada nos meios de comunicação
  • Utilizadores que se converteram em clientes graças ao blogue

Redes sociais

  • Número de interações
  • Quantidade de seguidores
  • Conteúdos que foram partilhados
  • Comentários das publicações

Content marketing

  • Número de comentários num artigo do blogue
  • Pessoas que partilham um conteúdo nas redes sociais
  • Likes que uma publicação obtém
  • Número de pessoas que compram graças ao conteúdo do blogue

Analítica

  • Taxa de conversão
  • Número de utilizadores que adicionam um produto ao carrinho de compras
  • Páginas mais visitadas
  • Percentagem de devolução de uma página
  • Produtos mais visitados e respetivas categorias

Vendas

  • Período de vida de um cliente
  • Custo por aquisição de novos clientes
  • Número de leads qualificados
  • Custo por fidelização de clientes

Dashboard de e-Commerce

O dashboard é uma ferramenta de Business Intelligence imprescindível em qualquer negócio de e Commerce, pois permite a medição de todos os indicadores relevantes para a estratégia delineada.

Manter atualizado o catálogo e os preços não é suficiente para assegurar a rentabilidade de um agente de e Commerce. É preciso delinear objetivos e monitorizar os resultados com o objetivo de melhorar os aspetos que não estão a funcionar bem.

O dashboard fornece o conhecimento necessário para medir os indicadores principais, de forma a, num relance, ser possível saber o que é necessário corrigir para a obtenção de bons resultados.

Todos os agentes de e-Commerce partilham o mesmo objetivo, vender os seus produtos. Como tal, há uma série de características comuns a todos os tipos de dashboards para lojas online.

Estes são alguns exemplos de KPIs para dashboards de e-Commerce.

Conhecimento de marca

  • Seguidores nas diferentes redes sociais
  • Interações ou referências nas redes sociais
  • Taxa de referências nos meios de comunicação
  • Ligações externas

Primeiras visitas ao e-Commerce

  • Número total de visitas
  • Percentagem de devolução
  • Páginas vistas
  • Tempo de permanência na web
  • Origem das visitas

Conversão

  • Taxa de conversão
  • Taxa de carrinhos de compras abandonados
  • Cesta média
  • Vendas por segmento

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