Faturação eletrónica

A Austrália aposta na fatura eletrónica B2B

Australia fatura eletrónica B2B

O Governo da Austrália (Departamento do Tesouro) lançou uma consulta pública de apoio à adoção da fatura eletrónica entre empresas (B2B) na Austrália. A consulta denomina-se Business eInvoicing Right (BER) e promove que todas as empresas que estiverem preparadas para receber faturas no formato Peppol podem pedir aos seus parceiros comerciais que lhes enviem as faturas neste mesmo formato. A entidade responsável por impulsionar o sistema e-Invoicing é a Australian Peppol Authority (ATO).

O objetivo é conseguir o uso da fatura eletrónica, quer no âmbito público como no privado. Embora a faturação eletrónica ainda não seja obrigatória, o governo australiano está a promover a sua utilização entre as empresas para avançar na transformação digital.

Em maio de 2024, o governo australiano atribuiu 23,3 milhões de dólares para supervisionar a rede de faturação eletrónica durante os próximos quatro anos. Esta decisão faz parte da estratégia do Governo para combater a fraude fiscal e reforçar as infraestruturas digitais.

Estima-se que, na Austrália, as empresas intercambiam mais de 1200 milhões de faturas anualmente. 90% realizam-se através do modelo tradicional. A digitalização do sistema pode poupar até 20$ por fatura. A faturação eletrónica também melhora os tempos de pagamento para as empresas, sobretudo as PME. Com o impulso da sua implementação, o governo australiano pretende aumentar a produtividade das empresas e incidir sobre a vantagem da redução de custos.

Nos próximos anos, o governo australiano pretende aumentar a consciencialização e a adoção da faturação eletrónica pelas empresas para:

  • Trabalhar com os fornecedores de pagamentos e integrar a faturação eletrónica nos principais métodos de pagamento utilizados pelas empresas,
  • Empreender atividades educativas para sensibilizar as empresas sobre a faturação eletrónica,
  • Avançar nos projetos-piloto da cadeia de fornecimento das grandes empresas e analisar boas práticas para impulsionar a sua adoção nas cadeias de fornecimento,
  • Continuar a trabalhar com os estados e territórios para aumentar a adoção da faturação eletrónica no setor público.

Modelo de fatura eletrónica na Austrália: Peppol

A Austrália adotou o modelo Peppol de 4 esquinas para o intercâmbio de faturas no formato eletrónico. Para tal, é necessário contar com um Peppol Access Point capaz de comunicar e transformar as mensagens de acordo com as especificações Peppol.

A EDICOM é um Access Point acreditado pela autoridade fiscal da Austrália - ATO e também pelo Ministério do Comércio, Inovação e Emprego (MBIE) na Nova Zelândia.

Em termos de formato, ambos os países aplicarão o formato Peppol PINT A-NZ, baseado no formato internacional PINT. Todas as empresas deverão poder trocar o formato PINT A-NZ, uma vez que este será o formato obrigatório para enviar e receber faturas e notas de crédito.

A utilização do PINT A-NZ substituirá gradualmente o ANZ Peppol BIS 3.0:

  • 15 de novembro de 2024: ANZ Peppol BIS 3.0 obrigatório e PINT A-NZ opcional.
  • 15 de maio de 2025: Todos os utilizadores devem poder trocar o PINT A-NZ, uma vez que passará a ser a única especificação permitida para enviar e receber faturas e notas de crédito.

A fatura eletrónica B2G na Austrália

O governo da Austrália avança com a implementação da fatura eletrónica no âmbito público. A partir de 1 de julho de 2022, o uso da fatura eletrónica será obrigatório para as Commonwealth Agencies, seguindo o formato e a comunicação Peppol.

Estado da fatura eletrónica nos governos estatais e territoriais

O Governo trabalha com os estados e territórios para aumentar a adoção da faturação eletrónica no setor público.

  • A maioria dos organismos do Governo de Novas Gales do Sul está a implementar a faturação eletrónica e já pode receber faturas eletrónicas.
  • A maioria dos organismos do Governo da Austrália do Sul já pode receber faturas eletrónicas.
  • A maioria dos organismos do Governo do Território da Capital Australiana já pode receber faturas eletrónicas.
  • O Governo da Austrália Ocidental anunciou um programa-piloto.
  • O Governo de Queensland comprometeu-se em desenvolver a sua capacidade de faturação eletrónica.
  • O Governo da Tasmânia está a introduzir a faturação eletrónica em todos os seus organismos.
  • O Governo de Vitória também se comprometeu com a faturação eletrónica.

Estratégia de Economia Digital na Austrália

O impulso da fatura eletrónica enquadra-se no plano de Estratégia de Economia Digital para a transformação digital do país como alavanca de mudança para a recuperação económica, no horizonte de 2030. O orçamento global destinado é de 1,2 mil milhões $.

O mapa da transformação digital está focado nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento das competências digitais dos australianos, em linha com o desenvolvimento da digitalização das empresas e dos empregos.
  • Fomento do investimento empresarial, através de incentivos fiscais, para que as empresas estimulem o investimento em tecnologias digitais para melhorar a sua produtividade, crescer e criar postos de trabalho.
  • Melhoria da prestação de serviços governamentais através do desenvolvimento do e-Government e a melhoria de serviços como MyGov e My Health Record.
  • Digitalização das PME. O objetivo é melhorar a produtividade das pequenas e médias empresas para capitalizar as oportunidades criadas pelas tecnologias digitais. Prevêem-se ações como a assessoria para desenvolver as suas capacidades digitais e a introdução da fatura eletrónica. O investimento para a transformação digital das PME contempla um investimento de 800 milhões de $ no Plano de Negócios Digitais, que está a ajudar as empresas a utilizar as tecnologias digitais para crescer e criar empregos como parte da recuperação económica da Austrália.
  • Dados e economia digital. Favorecer o uso efetivo e a grande escala dos dados. Os dados são de vital importância para construir uma economia digital moderna e oferecer melhores resultados para os australianos. Por isso, o governo compromete-se a implementar a primeira estratégia de dados da Austrália que estabelece a melhoria do uso efetivo, seguro e protegido dos dados durante o período de 2021 a 2025. 
  • Desenvolvimento da Inteligência Artificial para aplicação na economia do país. Prevê-se a criação do Centro Nacional de IA, juntamente com quatro Centros de Capacidade Digital para definir as bases de um ecossistema australiano de IA e digital: implementação nas empresas, capacitação, desenvolvimento de projetos piloto de IA, entre outros. 
  • Desenvolvimento de tecnologia de aviação emergente – como os drones-, aplicada ao transporte e à gestão da cadeia de fornecimento, agricultura digital, assim como para melhorar a logística e a conectividade para os australianos urbanos e regionais.
  • Melhorar a segurança no ambiente digital para estabelecer a confiança e a proteção necessárias para o seu desenvolvimento. 

Conheça todos os detalhes sobre a fatura eletrónica na Austrália

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