Faturação eletrónica,  Transformação digital,  Electronic Data Interchange - EDI

A eliminação da utilização do papel com a adoção da fatura eletrónica através de EDI Web ajustado às necessidades de cada empresa

fatura-eletronica-web-edi

As vantagens da eliminação do papel encorajam as empresas a avançar para a implementação total do paperless, com o objetivo de automatizar processos internos na relações com outros parceiros de negócio. Soluções como o Customer Web Portal ou o Business Mail viabilizam a eliminação do papel, soluções estas que se ajustam à realidade de cada empresa e que favorecem as relações comerciais baseadas na troca eletrónica de dados, seja na interação com os seus clientes e/ou fornecedores que não possuem essa tecnologia.

A transformação digital nas empresas tem sido impulsionada, especialmente na Europa, com a obrigatoriedade da fatura eletrónica e a exigências de novas obrigatoriedades fiscais eletrónicas. Em França por exemplo, em 2020 a exigência da adoção da faturação eletrónica irá microempresas, onde a eliminação do papel foi favorecida em ambientes B2B e muitas empresas iniciaram uma eliminação completa do papel em seus fluxos.

O investimento em soluções para a eliminação do papel nos seus fluxos de troca de dados e documentações demonstra benefícios desde o início de sua implementação nos fluxos de trabalho de uma empresa. Mas a chave é apostar em soluções escaláveis que permitam o progresso na digitalização da empresa de forma gradual, o que favorece um desembolso gradual e ajustado às reais necessidades da organização. Além disso, maximizar esses benefícios na medida em que essas comunicações sejam estendidas ao maior número possível de parceiros.

Nas relações comerciais do dia-a-dia, a realidade apresenta cenários tecnológicos desiguais. Nem todas as empresas têm a mesma capacidade - ou visão - de investir em soluções de EDI. Contudo, a EDICOM desenvolveu diferentes soluções adaptadas às necessidades das empresas.

 

Soluções para viabilizar a eliminação do papel

Nos relacionamentos entre clientes e fornecedores, a EDICOM é especializada em facilitar as operações de rotina com base em três princípios fundamentais: automação, rapidez e segurança.

Graças à sua robusta infra-estrutura desenvolvida internamente e há mais de 20 anos de experiência ajudando empresas nas comunicações eletrónicas, podemos oferecer soluções customizadas adaptadas às necessidades de qualquer empresa. Criamos soluções personalizadas para a integração de dados entre parceiros e transações comerciais B2B2C.

São soluções web baseadas na tecnologia EDI que permite que seus parceiros que não trabalham com essa tecnologia façam uso da mesma e de seus benefícios.  A empresa possui um papel ativo, disponibilizando soluções web de fácil acesso para clientes ou fornecedores, a partir das quais eles podem receber e gerar as transações direcionadas à sua empresa.

Por exemplo, portais de integração de dados para a automação e integração de múltiplas transações que simplificam os processos de geração e envio de documentos de negócios.

 

Portal Web do cliente

Trata-se de uma Plataforma Web para a emissão de documentos voltados para sua comunidade de parceiros comerciais projetados para empresas que precisam estender sua comunicação B2B.
A solução permite a implementação de fluxos de transações adaptados às necessidades comerciais do desenvolvedor do portal com sua rede de clientes. Por exemplo, disponibilizar para seus clientes seu catálogo de preços, o extrato de contas, etc ...
O fornecedor pode consultar e baixar a documentação e, também, enviar os documentos de resposta ou solicitados pelo cliente como pedidos, faturas, avisos de remessa, etc. 

 

Portal Web de fornecedores

Solução Web para receber faturas eletrônicas daqueles fornecedores que não possuem uma solução EDI.
Por meio de um formulário (tela) desenvolvido sob medida, o fornecedor pode criar uma fatura preenchendo alguns campos obrigatórios que serão enviados automaticamente ao cliente, de forma integrada ao seu ERP.
Este portal, integrado ao ERP do cliente, coleta as informações dos pedidos de compra necessários para criar os formulários e assim, gerar um documento com a resposta ao pedido, avisos de expedição e até faturas.

O fornecedor emitirá a fatura normalmente e, com base na ordem de compra, a plataforma automatiza parcialmente o preenchimento dos campos do formulário (tela). A solução implementa mecanismos de controle que verificam a estrutura e o conteúdo da fatura de acordo com a legislação vigente nos países em que opera sua empresa.

É uma solução voltada para empresas que precisam automatizar a integração de todas as suas faturas emitidas por fornecedores que não possuem uma solução tecnológica, permitindo também desmaterializar todo o fluxo em papel.

Business Mail

A EDICOM desenvolveu o Bussiness Mail, um serviço para publicação de documentos eletrônicos para enviar mensagens eletrônicas para parceiros sem a tecnologia EDI. O sistema de gestão da empresa processa todos os pedidos, faturas, etc. Àqueles destinatários que não possuem uma tecnologia EDI, receberão os documentos diretamente no portal da web.

O destinatário da mensagem é informado por e-mail sobre a disponibilidade deste documento e deve acessá-lo somente a partir do link incluído no e-mail.

O emissor recebe comprovação de que suas mensagens foram lidas, baixadas ou estão pendentes de consulta. O destinatário é informado via e-mail que ele tem um novo documento sendo acessado, através de um link no mesmo e-mail.

A otimização de processos, redução de custos, vantagens competitivas, internacionalização ... Há muitas razões que os levam a dar o salto tecnológico, muito além das exigências das Administrações Públicas de iniciar procedimentos eletrônicos.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Roménia: fatura eletrónica B2B obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2024

A emissão de faturas eletrónicas é obrigatória para todas as empresas a partir de 1 de janeiro de 2024

Análise de dados: Tipos de dashboards e exemplos de KPIs

Um dashboard ou painel de comando permite conectar, visualizar e partilhar informações para maximizar a estratégia

Como é a fatura eletrónica no Equador

Contamos-lhe as últimas notícias sobre o estado de implementação da fatura eletrónica no Equador.