Transformação digital

A Transformação Digital na empresa

transformacion digital - edicom

A irrupção das novas tecnologias no mundo empresarial está a propiciar uma evolução estratégica no sentido da transformação digital.

Algumas empresas são obrigadas a transformar processos que se tornaram obsoletos e a adaptá-los às novas tecnologias para continuarem a desenvolver os seus negócios, mas há também aquelas que querem estar na vanguarda da digitalização, automatizando os seus processos para minimizar os custos e maximizar a eficiência da empresa.

Em qualquer caso, a transformação empresarial rumo à digitalização é um desafio para as empresas que desejam acompanhar a evolução tecnológica.

 

O que é a Transformação Digital na empresa  

No contexto empresarial, poderíamos definir a transformação digital como a implementação das novas tecnologias nos processos e nas estratégias da empresa.

O novo contexto apresentado pela digitalização representa uma constante evolução no sentido de uma mudança de mentalidade na forma como as pessoas e empresas abordam as suas relações profissionais.

 

Por que é que a Transformação Digital é importante nos negócios?  

O objetivo final das empresas é melhorar a sua rentabilidade, e neste sentido, as novas tecnologias oferecem a possibilidade de otimizar os processos para aumentar os lucros.

A transformação digital implica investir recursos (não apenas financeiros) precisamente para isso, para automatizar os processos, minimizar os custos e maximizar a eficiência.

 

Vantagens da Transformação Digital  

A transformação digital dos modelos de negócio oferece a oportunidade de beneficiar de algumas das suas vantagens, por exemplo:

  • Melhorar a comunicação com o partner ou cliente, tornando-a mais rápida e mais fluida, adaptando-se a cada tipo de cliente e às suas necessidades.
  • Melhorar a comunicação interna, estabelecendo sistemas para facilitar a troca de informação.
  • Descentralizar o trabalho e encorajar a mobilidade das equipas, favorecendo o equilíbrio entre a vida profissional e familiar dos colaboradores.
  • Proporcionar um maior controlo e acompanhamento das tarefas de gestão administrativa.
  • Automatizar processos repetitivos para otimizar os recursos.

 

A EDICOM é um fornecedor internacional de Serviços de Confiança e desenvolve soluções globais para troca eletrónica de dados (EDI), fatura eletrónica ou assinatura eletrónica de documentos, entre outros.

Os serviços da EDICOM permitem às empresas avançar para a transformação digital com segurança e eficiência.

Vejamos 3 exemplos:

  1. Faturação eletrónica: A EDICOM transforma e automatiza o processo de faturação manual nos diferentes modelos de faturação eletrónica de cada país, a nível internacional.
  2. Workflow de aprovação de documentos: O EDICOMSignADoc é uma solução de aprovação de documentos com assinatura eletrónica, tornando os entediantes processos de aprovação de documentos em algo telemático, simples, eficiente e com valor probatório.
  3. Armazenamento eletrónico: O EDICOMLta é um serviço de armazenamento eletrónico a longo prazo que presta como Prestador de Serviços de Confiança Qualificado.

 

Transformação Digital no mundo  

EUROPA 

A 9 de março de 2021, a Comissão Europeia apresentou uma visão chamada Década Digital para a transformação digital da Europa até 2030.

Um dos quatro pontos cardeais desta visão da UE é a transformação digital das empresas europeias, com o seguinte objetivo: a utilização da nuvem, da IA e dos macrodados por 75% das empresas da UE.

A Comissão Europeia propõe uma Bússola Digital, como orientação, que contém quatro pontos-chave:

  1. Cidadãos com capacidades digitais e profissionais do setor digital altamente qualificados.
  2. Infraestruturas digitais seguras, eficientes e sustentáveis.
  3. Transformação digital das empresas.
  4. Digitalização dos serviços públicos.

 

AUSTRÁLIA 

A 20 de setembro de 2020, a Austrália lançou um Plano de Negócio Digital para impulsionar a recuperação económica.

O tesoureiro Josh Frydenberg disse que o plano de negócios "tem como objetivo aproveitar a transformação digital das empresas australianas para impulsionar o crescimento da produtividade e das receitas e criar empregos".



 

AMÉRICA LATINA 

O relatório Perspetivas Económicas da América Latina 2020 abordou o papel da Transformação Digital como ferramenta para fomentar o desenvolvimento dos países da América Latina e das Caraíbas.

A maioria dos países da América Latina e das Caraíbas lançou agendas digitais com características diferentes, propondo programas transversais para alcançar os objetivos com políticas que promovem a digitalização da economia e da sociedade.

Um exemplo são os Centros de Transformação Digital Empresarial (CTDE) na Colômbia, que visam acompanhar as pequenas e médias empresas no seu processo de transformação digital.

Na América do Sul, outro país que está na vanguarda da digitalização é o Brasil. Um exemplo disto é o seu portal Gov.Br, que unifica as páginas web do governo e tem mais de 97 milhões de pessoas registadas. 

O seu progresso em termos de Transformação Digital é sustentado por políticas públicas, tais como a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, a Lei Nacional de Cibersegurança ou a Lei N.º 14.129 de Governo Digital aprovada em março de 2021.

 

O avança da Transformação Digital nas empresas  

A crise sanitária provocada pelo Covid'19 acelerou o processo de digitalização na maioria dos países do mundo.

Tanto as entidades públicas como as privadas têm estado imersas numa evolução para a transformação digital, vista como um processo inevitável que permite a adaptação às novas tecnologias.

Os governos estão a conceber estratégias para ajudar as empresas a implementar com sucesso os diferentes mecanismos de digitalização, embora caiba às empresas agir e implementar ações que as aproximem de uma transformação digital eficaz e eficiente.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Transformação digital

Ferramentas e tecnologia para a gestão de grandes projetos EDI

Tecnologia e metodologia colaborativa para a gestão ágil de grandes projetos EDI com alcance internacional

ViDA - A UE impulsiona a fatura eletrónica B2B

A UE propõe modernizar o sistema de IVA graças à fatura eletrónica B2B.

Como integrar-se via EDI ou API com a Amazon Vendor Central ou Amazon Seller Central

A plataforma EDI da EDICOM integra sistemas ERP e WMS com a Amazon conectividade EDI (EDIFACT ou XML) ou o serviço API da A