Como a abordagem ESG está a transformar o mundo empresarial
Os fatores ESG (ambientais, sociais e de governação) servem para medir o grau de sustentabilidade de uma empresa e, por conseguinte, o seu cumprimento credencia-as como entidades de confiança para investidores, consumidores e a sociedade em geral.
ESG são as siglas em inglês de Environmental, Social e Governance e refere-se a um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governação que estão integrados na estratégia empresarial das empresas e que são tidos em conta pelos investidores quando fazem investimentos sustentáveis.
A sua implementação na empresa requer uma profunda mudança de mentalidade e do modelo de negócio. Responde à visão de que o impacto global produzido pela empresa é importante e, por isso, é necessário adotar políticas e estratégias que tenham um impacto na tripla dimensão: ambiental, social e de boa governação.
A análise ESG engloba a medição de três critérios:
- Ambientais, incluindo todas as ações que tenham um impacto positivo no meio ambiente.
- Sociais, ações em conformidade com o respeito pelos direitos humanos, pelas condições de trabalho, etc.
- Boa governação, ações relacionadas com a cultura corporativa, transparência na gestão, relação com outras partes interessadas, etc.
A análise dos critérios ESG serve para avaliar a sustentabilidade de um investimento e é muito importante porque, durante anos, a tendência em investimentos aponta para que cada vez mais clientes pedem que os critérios ESG sejam incluídos no investimento. Além disso, com a mudança de valores nas gerações mais jovens, esta tendência aumentará e terá um valor fundamental tanto para investidores, como para consumidores e trabalhadores.
A EDICOM pode ajudar a alinhar-se com os critérios ESG
A transformação digital é a chave para alcançar a sustentabilidade do sistema de produção.
Os dois grandes pilares da transformação digital são os serviços na nuvem e o intercâmbio eletrónico de dados. Em ambos os casos, o impacto na sustentabilidade ambiental é direto.
Os benefícios das migrações para a cloud computing incluem a redução das emissões de CO2; reduzir as infraestruturas, por exemplo, sem necessidade de servidores no local. A cloud computing implica a criação de um ambiente virtual no qual as aplicações, as plataformas e o software são oferecidos na nuvem.
Por outro lado, o intercâmbio eletrónico de dados, com a utilização de soluções baseadas em tecnologia EDI (Electronic Data Interchange), abre a perspetiva do paperless para as organizações, o que, para além de lhes dar o rótulo de eco-friendly, implica uma nova gestão empresarial.
A eliminação do papel pressupõe, em primeiro lugar, contribuir para a melhoria ambiental e, em segundo lugar, minimizar custos de impressão e de armazenamento físico.
A digitalização sustentável começa por aplicar a tecnologia digital adequada aos objetivos de sustentabilidade da empresa. A EDICOM, partner de referência no desenvolvimento e fornecimento de soluções EDI, acompanha as empresas no seu processo de transformação digital. As soluções EDICOMIPass permitem a integração do ecossistema digital de aplicações empresariais na nuvem.
A EDICOM desenvolve soluções globais para a troca eletrónica de dados (EDI), faturação eletrónica compatível e relatórios digitais de IVA, armazenamento eletrónico a longo prazo e a integração de aplicações baseadas em modelos eficientes SaaS.