Electronic Data Interchange - EDI

Como trabalhar via EDI com as plataformas de e-Commerce da Amazon ou Google

EDI e-Commerce

Os grandes retailers e plataformas de e-commerce como a Amazon, Aliexpress, eBay ou Google Shopping lideram o caminho a seguir para outros distribuidores. As tendências no comércio eletrónico dos distribuidores “físicos” desenvolvem-se em torno da omnicanalidade, como estratégia de gestão e atendimento ao cliente, e a eficiência é um fator imprescindível para se posicionar num cenário altamente competitivo. Por isso, os grandes distribuidores exigem aos seus fornecedores que sejam capazes de assumir o mesmo nível de exigência que eles próprios aplicam. A utilização da tecnologia EDI (Electronic Data Interchange) é um desses requisitos entre os grandes retailers e marketplaces. O controlo e a análise da informação é fundamental para o acompanhamento de cada etapa envolvida no processo de venda, especialmente em toda a cadeia logística, desde a receção da encomenda até à sua entrega final ao cliente.

No âmbito B2B, à medida que aumenta o número de partners que utilizam tecnologia EDI e as mensagens trocadas, maiores são os benefícios. Os fornecedores, sejam de mercadorias ou serviços (armazenagem, distribuição, etc.), emitem avisos ao distribuidor que lhe permitem rastrear toda a cadeia de abastecimento. Para os grandes retailers, o controlo da mercadoria tornou-se uma necessidade para ser competitivos porque possibilita, entre outros aspetos, responder à procura de produtos e reduzir os tempos de entrega. Assim, está a tornar-se cada vez mais um requisito indispensável trabalhar com EDI, como no caso da Amazónia.

Também é importante destacar que a omnicanalidade, que traz bons resultados às empresas como a fidelização ou o aumento das vendas, representa novos desafios:

  1. Impõe uma digitalização total dos processos para conseguir ligar os diferentes canais de forma coordenada e criar sinergias;
  2. Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, devido à conectividade dos consumidores;
  3. Controlo dos stocks para que os processos de compra não falhem.

WEBINAR | Integre o seu ERP com a Amazon Vendor e a Seller Central

Que fluxos de mensagens podem ser automatizados com a Vendor Central e a Seller Central? Como tirar o máximo proveito da automatização e da integração via EDI ou API? Estas e muitas outras questões serão respondidas no nosso webinar.

  • Dia: 15 de fevereiro de 2023
  • Hora: 10:00 EST - 16:00 CET
  • Idiomas: Inglês com tradução simultânea para espanhol, italiano, francês e alemão.
  • Duração: 50 minutos
Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio É preciso entrar na empresa Deve introduzir um número de telefone É necessário introduzir uma descrição Terá de introduzir a sua posição Aceite as condições

Benefícios do EDI para os distribuidores

A natureza normalizada dos documentos, uma das principais características do EDI, possibilita a troca eletrónica com diferentes interlocutores, graças à utilização de uma linguagem comum que permite que diferentes sistemas de informação interajam entre si. Esta característica elimina barreiras e facilita o trabalho com mais empresas.

Rastreabilidade da mercadoria. Estabelece um sistema partilhado de mensagens que detalha os movimentos de mercadoria entre os diferentes armazéns.

Controlo de stock. Permite partilhar informação entre fornecedor e operador logístico para controlar em tempo real o detalhe dos stocks disponíveis em cada armazém. Mediante ferramentas como o CRP FLOW, facilita-se a gestão do reaprovisionamento contínuo da cadeia de abastecimento de um extremo ao outro. Isto permite ajustar os stocks à procura e dar uma resposta eficiente ao consumidor.

Fornece informação sobre os produtos através dos catálogos eletrónicos (data pool). O fornecedor pode fornecer automaticamente e em tempo real, informações sobre os produtos: características, preços...

Integra a informação enviada pelos fornecedores nos sistemas de gestão. Entre as vantagens de trabalhar com o EDI, encontramos a automatização dos processos e a possibilidade de integrar a informação no ERP da empresa para a processar sem intervenção humana.

Que tipo de avisos o distribuidor recebe e integra?

Em resposta a uma encomenda (ORDER): recebe um aviso informando-o quando a sua encomenda foi recebida e processada no destino (ORDER RESPONSE). Se houver algum problema, ou se demorar mais tempo do que o esperado no processamento da sua encomenda, receberá avisos e alertas informando-o sobre isso.

Com as mercadorias em trânsito, recebe as guias de remessa (DESADV). Estes documentos permitem verificar se a mercadoria recebida corresponde à encomenda e fazer ajustes caso exista alguma diferença em relação à encomenda, antes de emitir a fatura. Nos armazéns, as guias de remessa facilitam a gestão da mercadoria. Saber antecipadamente o que vai receber permite um melhor planeamento.

Integração das faturas eletrónicas (INVOICE). O registo automático do documento no ERP simplifica os processos de cassação e validação com outros documentos já registados, tais como encomendas ou guias de remessa. Se o processo de validação for bem-sucedido, o sistema dá a fatura como pronta para pagamento, e envia automaticamente uma mensagem de confirmação para a solução EDI do fornecedor (REMADV).

Benefícios do EDI para os fornecedores

O EDI é um valor acrescentado e, como tal, representa uma vantagem competitiva para os fornecedores que implementem esta tecnologia nas suas empresas. Com ela, abre-se a porta a mais retailers. Além disso, o EDI otimiza os processos de gestão e melhora a eficiência da empresa com uma poupança de custos significativa. Entre os benefícios, destacam-se:

  • Automatização dos processos
  • Redução dos erros humanos
  • Poupança de papel e espaço de armazenamento

Como implementar o EDI?

O EDI pode ser aplicado como uma solução integrada ou através de um Portal Web.

EDI Integrado

Indicado para situações em que são processados volumes médios e altos de transações eletrónicas. A EDICOM dispõe de serviços específicos (ASP/AOUTSOURCING) para administrar soluções EDI avançadas. Estão disponíveis através de uma plataforma EDI completa disponível em modo SaaS (Software as a Service) com software de desenvolvido próprio que automatiza os processos de criação, envio, receção e integração dos seus documentos empresariais de forma desassistida, ágil e eficiente, e sem modificar os processos internos da empresa.

EDI via Portal Web de partner comercial

É possível trabalhar sem perder as vantagens do EDI, inclusive com fornecedores que não têm esta tecnologia, através de soluções web. A empresa interessada, neste caso, o distribuidor, assume um papel ativo ao disponibilizar soluções web facilmente acessíveis aos seus clientes ou fornecedores, a partir das quais podem receber e gerar as transações dirigidas à sua empresa, tais como encomendas ou faturas. Este sistema permite:

  • Gerir a informação dos partners através de formulários de introdução de dados aos quais se acede via Internet num ambiente seguro. Com isto, automatiza-se ao máximo a gestão da plataforma e a geração dos documentos comerciais.
  • Registar e validar os documentos através dos sistemas de validação de dados do Portal Web.
  • Integrar e automatizar o envio e a receção dos documentos no ERP. Após registar os dados no portal web, processa-se um documento comercial estruturado que é enviado para a solução EDI do fornecedor; com o serviço de mapping de multiformato, o documento é transformado na estrutura de dados exigida pelo sistema de gestão do cliente para a sua correta integração.

Portal de Testes e Certificação de Partners

Para facilitar a incorporação de novos fluxos EDI entre partners, a EDICOM criou o Portal de Testes e Certificação de Partners, um portal online onde os próprios utilizadores efetuam a validação e verificação das mensagens EDI a trocar.

O portal permite às empresas externalizar uma peça fundamental no Onboarding de partners: a fase de verificação ou de testes. Através do Portal de testes e da Certificação de partners da EDICOM, esse processo é agilizado e simplificado, dado que são os próprios partners que contam com a informação necessária para realizar os testes no portal. Isto cria uma série de vantagens para a empresa promotora, como por exemplo:

  • Maior otimização dos recursos humanos e de tempo.
  • Certificação para uma multiplicidade de partners a partir de uma única plataforma.
  • Aceleração do processo de adaptação de novos partners e crescimento da comunidade de partners.
  • Inclusão ágil de novas mensagens EDI com os partners existentes
  • Redução dos custos de implementação e melhoria das suas operações.
  • Simplificação da fase de produção, graças à segurança da qualidade do conteúdo das mensagens.

Contacte os nossos especialistas para solicitar uma demonstração e conhecer o portal.

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