Electronic Data Interchange - EDI

Conectividade garantida entre fornecedores e centros hospitalares em Portugal com a EDICOM

Conectividade saúde Portugal

No contexto atual, com a crise sanitária mundial que ainda vivemos, é ainda mais importante no setor da saúde contar com tecnologias e sistemas que garantam a troca de informações de forma segura, imediata e sem erros. A utilização de informação desatualizada ou incorreta pode representar custos adicionais na gestão da cadeia de abastecimento, bem como provocar discrepâncias entre os dados utilizados pelos intervenientes na indústria da saúde.

No sistema de saúde em Portugal, participa um grande número de intervenientes como clientes e fornecedores: hospitais e centros de saúde; grossistas, laboratórios farmacêuticos, farmácias, etc. Todos eles estão envolvidos no processo de compra e venda de provisões médicas e farmacêuticas. 
O setor necessita de tecnologias e serviços capazes de resolver os seus problemas na troca de documentos e na gestão de contas a pagar e a receber. Não só pela crescente obrigatoriedade de utilização da fatura eletrónica que está a surgir em muitos países, mas também porque geram benefícios a longo prazo relacionados com a poupança de custos, a automatização e a eliminação de erros.

A EDICOM é um dos fornecedores de tecnologia líderes no setor da saúde em Portugal. Temos a capacidade de ligar fornecedores a todos os hospitais em Portugal, facilitando a sua conectividade e simplificando a troca de documentos de forma eletrónica. Para além da fatura eletrónica, a solução tecnológica da EDICOM é escalonável e permite incorporar qualquer documento no seu fluxo de informação: encomendas, guias de remessa, etc...

Em 2020, Portugal tornou a utilização da fatura eletrónica com a administração pública obrigatória para todos os fornecedores do país. O setor da saúde foi um dos mais afetados por esta lei, obrigando os fornecedores e centros hospitalares a adaptar os seus sistemas para enviar e receber as faturas em formato eletrónico. A EDICOM presta serviço aos fornecedores portugueses para garantir a conectividade com os seus clientes, sejam centros hospitalares, laboratórios, grossistas ou farmácias

Como a EDICOM pode ajudar os interlocutores do setor da saúde em Portugal

A gestão da cadeia de fornecimento no setor da saúde é uma das mais complexas e exige tecnologias eficazes para se ligar eletronicamente à multiplicidade de partners no setor da saúde. A EDICOM oferece uma plataforma EDI B2B2G capaz de ligar hospitais, centros de saúde, laboratórios, farmácias ou qualquer outra entidade pública ou privada do setor da saúde em Portugal.

Através da plataforma EDI B2B2G para o setor da saúde, é possível: 

  • Automatizar e integrar o envio e a receção de grandes volumes de dados e documentos eletrónicos EDI para otimizar processos.
  • Centralizar as comunicações com todos os partners do setor numa única solução.
  • Emitir faturas eletrónicas legais adaptadas à legislação em vigor nos países em que opera.
  • Projetos de onboarding de fornecedores para os integrar na plataforma de comunicações. Graças a este projeto, 100% das encomendas dos clientes podem ser recebidas eletronicamente. Promovendo modelos de troca eletrónica de dados EDI com os seus clientes, integrando as encomendas no seu sistema de gestão através da captura de dados a partir de aplicações web acessíveis aos seus clientes através da Internet.

Além disso, a plataforma EDI em modo SaaS da EDICOM é capaz de se adaptar tanto ao processo de digitalização do sistema de saúde pública de Portugal como às necessidades de cada cliente, graças à escalabilidade da solução. 

Benefícios do EDI no setor da saúde

  • Maior segurança para os pacientes. A tecnologia EDI aumenta a segurança e a confidencialidade nas comunicações. Além disso, graças à informação atualizada, evitam-se erros e facilita-se a utilização de medicamentos com instruções mais específicas.
  • Otimização de processos. Graças à rastreabilidade eletrónica dos artigos, melhora-se o controlo e a gestão de stocks.
  • Poupança de custos. As poupanças derivam de várias funcionalidades do EDI, tais como a automatização de processos que aumentam a produtividade, a eliminação ou redução drástica de erros, bem como a eliminação do papel.
  • Redução dos prazos de receção e entrega das mercadorias, o que é fundamental quando se trata de pacientes. 
     

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

Principais áreas de aplicação do EDI no setor da Distribuição

O intercâmbio eletrónico de dados (EDI) é um dos grandes aliados do setor da distribuição e do setor retalhista.

A importância do EDI nas comunicações OEM-TIER do setor automóvel

Aspetos-chave para uma integração segura entre fabricantes e fornecedores no setor automóvel.

Roménia: sistema RO e-Transport para o transporte de mercadorias

A partir de 1 de julho 2024, entra em vigor a obrigatoriedade do RO e-Transport para todos os transportes internacionais