Electronic Data Interchange - EDI

Principais áreas de aplicação do EDI no setor da Distribuição

O intercâmbio eletrónico de dados (EDI) é um dos grandes aliados do setor da distribuição e do setor retalhista. Este sistema permite o intercâmbio automático de documentos comerciais, tais como ordens de compra, faturas e avisos de entrega, num formato eletrónico normalizado. Isto não só facilita a comunicação, como também tem muitas outras vantagens, como a redução de custos, o controlo de stocks e uma melhor previsão da procura.

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Principais áreas de aplicação do EDI no setor da Distribuição

Podemos dividir o setor do comércio a retalho numa multiplicidade de áreas, consoante as variáveis que tivermos em conta. No entanto, do ponto de vista do EDI, encontramos pontos comuns nos seguintes domínios.

 

Alimentar

Na indústria alimentar, o desenvolvimento do EDI foi rápido devido à necessidade de automatizar os processos para reduzir os tempos de reabastecimento das prateleiras. Tanto o grande comércio retalhista organizado como a distribuição organizada, juntamente com os grandes produtores de géneros alimentares, têm sido os principais motores do EDI.

As mensagens mais comuns no setor alimentar são:

  • Encomenda
  • Confirmação da encomenda
  • Aviso de expedição
  • Fatura

 

Não alimentar

O setor "No Food" aproveitou as vantagens do EDI e desenvolveu esta tecnologia em quase todos os subsetores: moda, desporto, animais de estimação, bricolage, eletrónica...

No setor Não Alimentar, existem diferentes fluxos comerciais que ultrapassam a mera entrega de bens no setor alimentar (tais como remessas ou fluxos específicos de comércio eletrónico, entre muitos outros), o que significa que existem também outras mensagens muito comuns, tais como:

  • Catálogo e preços
  • Relatório de vendas
  • Relatório de inventário
  • Devoluções
  • Instruções de devolução
  • Aviso de pagamento

 

Moda

Embora o setor da moda possa ser classificado como "não alimentar", este setor específico foi um dos pioneiros na adoção generalizada do EDI.

As empresas do setor da moda fabricam produtos para um mercado global. Por conseguinte, têm de poder trocar todos os documentos comerciais comuns, como encomendas, guias de remessa ou faturas, em diferentes formatos. O EDI será, por conseguinte, o principal meio de comunicação com os retalhistas.

  • É essencial estabelecer sinergias com vários parceiros comerciais.
  • A integração entre diferentes aplicações comerciais (WMS, comércio eletrónico, 3PL, etc.) é crucial para o crescimento.
  • A análise dos dados disponíveis pode conduzir ao sucesso: desde os KPI globais do conjunto de mensagens trocadas, até aos pormenores de mensagens específicas, como um relatório de vendas (SLSRPT no âmbito da norma EDIFACT).

 

Vantagens da utilização do EDI no setor da distribuição

  • Agilidade: No que respeita à troca tradicional de documentos.
  • Standardização: Tanto nos formatos dos documentos como nos canais de transmissão.
  • Redução de erros: Tanto em termos de conteúdo como de introdução manual de dados.
  • Evita atrasos: Nos pagamentos aos fornecedores, graças à automatização da contabilidade dos fornecedores.
  • Evita a fraude: Evitando a receção de faturas fraudulentas através de meios convencionais.
  • Conformidade legal: Na receção das faturas em conformidade com as diferentes legislações internacionais.
  • Contabilidade exata: Gestão eletrónica, sem faturas erradas ou perdidas.
  • Poupança de custos: Relativamente ao processamento e arquivamento manuais.

 

Como abordar eficazmente um projeto EDI no setor retalhista

Um setor tão complexo exige que sejam tomadas todas as medidas necessárias para empreender um projeto com garantias. Recomendamos:

  • Utilizar uma plataforma de comunicação centralizada.
  • Integrar e automatizar 100% das mensagens por EDI.
  • Integrar com os sistemas de gestão.
  • Utilizar ficheiros estruturados canónicos.

Plataforma global EDICOM para o setor retalhista

A EDICOM oferece todos os seus serviços a partir de uma plataforma EDI global ao nível dos retalhistas mais exigentes. Esta plataforma possui a tecnologia necessária para a implementação de projetos de comunicações avançadas para qualquer setor, incluindo o setor retalhista.

Entre as suas características destacam-se:

  • Fornecedor global de serviços EDI B2B: Especialistas em soluções EDI. Desenvolvemos a nossa própria tecnologia de intercâmbio eletrónico de dados sem depender de terceiros.
  • Software SaaS: As nossas soluções baseadas na nuvem permitem que as empresas libertem recursos, infraestruturas e hardware para se poderem concentrar noutras áreas importantes.
  • Plataforma multipadrão: EDIFACT, X12, UBL, TRADACOM, XML... A nossa solução consegue gerir documentos em qualquer padrão EDI.
  • Disponibilidade assegurada: Disponibilidade 24 horas por dia, com 99,9% de acordo com o SLA definido pela EDICOM com todos os seus clientes.
  • Conectividade com grandes retalhistas: O nosso software EDI é amplamente utilizado por grandes retalhistas e outras empresas em todo o mundo.
  • EDI Compliance global: A nossa solução permite a total conformidade com as normas exigidas pelos principais retalhistas e autoridades fiscais do mundo.

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O EDI estabeleceu-se como uma tecnologia indispensável no setor retalhista, permitindo às empresas otimizar as suas operações, reduzir custos e melhorar a eficiência. Com a evolução contínua da tecnologia e a adoção crescente de soluções baseadas na nuvem, a utilização do EDI no setor do retalho continuará a crescer, dando às empresas uma vantagem competitiva num mercado cada vez mais digital e globalizado.

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