Faturação eletrónica

EDICOM, certificada como Access Point para a rede Peppol em Singapura

singapura-peppol-edicom

A EDICOM foi certificada pela Infocomm Media Development Authority (IMDA) como Ponto de Acesso à rede Peppol em Singapura. O país asiático foi o primeiro a abrir as portas para a rede Peppol, fora da Europa.
Em maio de 2018, a IMDA tornou-se uma Autoridade Peppol, eleita pelo governo de Singapura, sendo responsável pela aprovação da certificação dos fornecedores dos Pontos de Acesso à rede Peppol (Pan-European Public Procuration on-Line).  Singapura é o primeiro país asiático e o primeiro fora da Europa a implementar o Peppol.

Singapura escolheu a rede de infra-estrutura e padrões Peppol para dar um salto em direção a implementação da fatura eletrônica. Em janeiro de 2019, a IMDA lançou a rede nacional de faturação eletrónica, permitindo que fornecedores de acesso certificados, incluindo a EDICOM, ofereçam às empresas soluções de conectividade de rede e faturação eletrónica.

Ao habilitar a rede de faturação eletrónica, o governo de Singapura deseja ajudar as empresas a melhorar sua competitividade num mercado cada vez mais global, fomentando o aumento da digitalização no ambiente B2B. Embora no momento, a utilização da fatura eletrónica não seja obrigatória, o IMDA recomenda seu a sua adoção.

 

O que uma empresa precisa fazer para começar a utilizar a fatura eletrónica em Singapura?

  • O primeiro passo é escolher um fornecedor de soluções de faturação eletrônica capaz de realizar o processo de integração de faturação eletrônica com o ERP ou Sistema de Gestão Interno, permitindo automatizar o envio e receção de faturas eletrónicas no padrão Peppol.
  • Apoiar-se com um fornecedor de acesso à rede Peppol. A comunicação e a troca de mensagens Peppol só podem ser estabelecidas através de um Ponto de Acesso (AP) para outro. Isso significa que tanto os emissores quanto os receptores precisam ter um AP para operar na rede Peppol.
  • Obter o número de identificação Peppol (ID). No caso de Singapura, o próprio Ponto de Acesso à rede Peppol responsabiliza-se em registar o seu cliente no Service Metadata Publisher (SMP). O formato Peppol ID é divulgado a todos Pontos de Acesso de Singapura. Em Singapura, o serviço SMP local é oferecido pela SGNIC, uma subsidiária da IMDA.

 

Vantagens da fatura eletrónica

As vantagens da faturação eletrónica podem ser medidas através de duas métricas, uma delas operacional, com várias melhorias no dia-a-dia da empresa e outra comunicacional, dados ao facto da implementação massiva com os seus parceiros de negócio, favorecendo melhores relações comerciais, tanto no contexto local como ao nível global. A Rede de Faturação Eletrónica de Singapura, é uma extensão da rede internacional de entrega eletrónica, que permite que as empresas do país asiático realizem transações internacionais com outras empresas vinculadas. No entanto, graças à fatura eletrónica, as empresas de Singapura poderão expandir-se para novos mercados de modo a aumentar sua competitividade.

Operacionalmente, a principal vantagem do faturação eletrónica é a eficiência da integração de dados e da comunicações dos documentos, o que permite uma redução de custos e o aumento da competitividade das empresas nos seus negócios, ao qual o investimento em tecnologia apropriada traz benefícios de rentabilidade significativos.

De acordo com as melhorias relacionadas que advém da faturação eletrónica, cabe destacar:

  • Aumento da eficiência dos processos administrativos devido à automatização destes processos.
  • Eliminação de erros humanos devido à automatização e integração da informação. As faturas eletrónicas podem ser geradas e transmitidas automaticamente do fornecedor para o destinatário. Desta forma, grande parte da redução de custos não se deve ao material impresso ou de enviado, mas sim devido à automatização e integração total do processo entre os parceiros de negócios, desde o pedido até o pagamento.
  • Prazos de entrega e cobrança mais curtos. A eficiência dos processos de emissão e receção, traduz-se num imediatismo das operações e a eliminação prática de erros na criação e contabilização de faturas, ao qual ajudam a reduzir os prazos de pagamento das faturas.
  • Aumento da segurança nas transações comerciais. As faturas são enviadas através de redes privadas ou protocolos específicos. Para além disso, a integridade, origem e autenticidade dessas faturas é garantido através de processos criptográficos adotados pelos sistemas.
  • Automatização dos processos de receção e integração de faturas. A origem eletrónica do documento, permite a integração automática com o seu sistema, ao qual permite a automatização da sua contabilização das faturas a serem pagas, sem que haja intervenção humana nos processos correntes das empresas.
  • Eliminação do papel na gestão administrativa diária das empresas
  • Armazenamento ágil, seguro e legal das faturas.

 

EDICOM, Access Point em Singapura

A EDICOM, comprometida com a interoperabilidade global, foi certificada como Access Point Peppol em 2015.
A EDICOM é referência em soluções de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) e faturação eletrónica, devido a sua capacidade técnica e humana, contando com a experiência necessária para abordar projetos de cariz internacionais para Singapura. Estes fatores, fazem com a  EDICOM seja um  parceiro de referência, tanto como Ponto de Acesso, como fornecedor de soluções para faturação eletrónica.
Os Access Point, ou Pontos de Acesso, são responsáveis ​​pela transformação dos documentos de acordo com os regulamentos e normas da Peppol, e posteriormente enviar esses documentos ao destinatário correspondente. Através da plataforma internacional de faturação eletrónica da EDICOM, é possível emitir, enviar e receber faturas eletrónicas ajustadas aos regulamentos de cada país.
A plataforma internacional de faturação eletrónica da EDICOM garante a interconexão e interoperabilidade num contexto global.
As nossas soluções são escaláveis, favorecendo um serviço adaptado às necessidades e crescimento do cliente, independentemente do país onde atue.
 

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Como funciona o Regime de Fatura Eletrónica Online - FEL da Guatemala

Explicamos-lhe todos os detalhes sobre o novo sistema de faturação eletrónica FEL

Como é a fatura eletrónica no Equador

Contamos-lhe as últimas notícias sobre o estado de implementação da fatura eletrónica no Equador.

VeriFactu, o sistema de verificação de faturas para combater a fraude fiscal em Espanha

Conheça os requisitos que as empresas devem adotar para cumprir o Regulamento VeriFactu.