Faturação eletrónica

Nova versão 2.2.0 da fatura eletrónica XRechnung

Fatura eletrónica XRechnung

Na Alemanha, a partir de 01/08/2022 entram em vigor a versão 2.2.0 de XRechnung e a extensão XRechnung, que substituem a versão 2.1.1.

Nesta ocasião, a KoSIT introduziu alterações menores, que incluem melhorias para torná-la compatível com o procedimento especializado da aplicação sanitária digital (digitalen Gesundheitsanwendung - DiGA). Também se implementaram as extensões de regras para a verificação dos dados de contacto do vendedor.

Compatibilidade com o procedimento técnico DiGA

Para estabelecer a compatibilidade com o procedimento técnico DiGA, é necessário ampliar as listas de códigos. Os códigos requeridos devem ser incluídos na lista de códigos ISO 6523 ou no Esquema de Endereços Eletrónicos (Electronic Address Scheme - EAS) para poderem ser utilizados na fatura XRechnung. O conteúdo da fatura não varia, mas os códigos devem ser introduzidos no lugar correspondente, no sistema de emissão de faturas. Apenas muda para o utilizador a ID de personalização no XML.

A extensão XRechnung foi criada para poder usar códigos que não fazem parte das listas de códigos, como os seguintes:

  • XR01: DiGAVEID. Código único para uma unidade de prescrição de uma DiGA segundo a secção 139e do SGB V.
  • XR02: Código de desbloqueio Vale digital para o uso de uma DiGA segundo a secção 139e SGV V.
  • XR03: Identificador único para um prestador de serviços segundo o artigo 293 do SGB V.

Normas de verificação dos dados de contacto do vendedor

A versão 2.2.0 da XRechnung inclui novas regras de verificação dos dados de contacto do vendedor, que são obrigatórios segundo a norma BR-DE-2:

  • BR-DE-27: Com o elemento "Número de telefone de contacto do vendedor" (BT-42) transmite-se um número de telefone válido. Um número de telefone válido deve conter pelo menos três dígitos.
  • BR-EN-28: O elemento de endereço de correio eletrónico de contacto do vendedor (BT-43) será utilizado para transmitir um endereço de correio eletrónico válido.
  • O BT-43 deve conter exatamente um caractere @, que não deve estar separado por um espaço ou um ponto, mas por pelo menos dois caracteres de cada lado. O ponto não deve estar nem no princípio nem no final.

Pode encontrar a especificação completa da versão 2.2.0 da XRechnung em https://www.xoev.de/xrechnung-16828

Enviar e receber XRechnung através da rede Peppol

A lei federal de faturação eletrónica alemã, E-Rechnungs-Gesetz, outorga aos seus estados federais o direito de promulgar os seus próprios decretos de transposição. A única exigência requerida aos Estados Federais é que, em caso de desenvolvimento do próprio web service, este deve oferecer também a ligação por Peppol

O Access Point da EDICOM simplifica a conectividade à rede Peppol, permitindo um acesso transparente e direto aos demais Access Points da rede.

O EDICOM Peppol Access Point permite às administrações e autoridades públicas europeias interagir com a sua comunidade de interlocutores e fornecedores através de soluções integradas que automatizam o intercâmbio de todo o tipo de documentos eletrónicos sob o padrão Peppol-XML.

EDICOM News Portugal | Descobre mais sobre Faturação eletrónica

Estado da fatura eletrónica obrigatória entre empresas em Espanha

Aspetos chave do regulamento técnico da fatura eletrónica entre empresas em Espanha.

Novos requisitos na declaração do transporte de mercadorias no México

As empresas de transporte devem emitir um novo complemento para o transporte de mercadorias denominado Carta Porte.

Roménia: fatura eletrónica B2B obrigatória a partir de 1 de janeiro de 2024

O Ministério das Finanças publicou um projeto de lei que prevê a emissão e comunicação obrigatórias de facturas electrónica